Hipertensão: Como cuidar (e afastar) a pressão alta

Hipertensão: Como cuidar (e afastar) a pressão alta

Segundo o Ministério da Saúde, uma em cada quatro pessoas no Brasil sofre de pressão alta ou hipertensão. Saiba como cuidar dessa doença

A hipertensão é uma doença altamente democrática, atingindo homens, mulheres, adultos e crianças. Segundo o Ministério da Saúde, uma em cada quatro pessoas no Brasil é hipertensa. Ou, como é popularmente conhecido, tem pressão alta. Além disso, ela costuma ser assintomática. Ou seja, não apresenta sintomas tão aparentes.

Portanto, a única forma de saber se tem pressão alta é medindo. A Sociedade Brasileira de Hipertensão aconselha fazer a medição pelo menos uma vez por ano. Isso pode ser feito por um profissional de saúde ou por você mesmo ou outro membro da família, em casa. A leitura da pressão tem duas medidas: a sistólica e a diastólica. Assim, a hipertensão ocorre quando esses indicadores estão maiores ou iguais a 14 por 9.

Contudo, apresentar pressão alta em um determinado momento não significa ser hipertenso. Isso porque a pressão arterial pode variar ao longo do dia em decorrência de diversos fatores. Entre eles, a própria ansiedade e estresse a que uma consulta médica pode levar o paciente. Por isso, após a confirmação, novos exames costuma ser solicitados para confirmar o quadro.

Já o tratamento adequado vai depender do nível de hipertensão. Sendo assim, o MinhaSaúde preparou algumas dicas para afastar esse mal:

Evitar cafeína

Reduza ou até mesmo abandone o consumo de bebidas como café, chás e refrigerantes de cola.

Xícara de café

(Crédito: 123RF)

+Leia também: Cafeína: quantidade ideal a ser consumida por dia

Reduza o estresse

Aprenda a administrar o estresse com terapias de relaxamento (ioga, meditação, etc) ou ativdades lúdicas (artesanato, culinária, dança).

Pare de fumar

Faça um esforço para reduzir ou mesmo parar totalmente de fumar.

Mão amassando cigarros simbolizando o ato de parar de fumar

(Crédito: 123RF)

+Leia também: Três métodos e 10 passos para parar de fumar: escolha o seu

Bebidas alcoólicas

Diminua ou se possível corte o consumo de bebidas alcoólicas.

Homem depressivo por conta do uso abusivo do álcool

(Crédito: 123RF)

+Leia também: Uso nocivo de álcool mata mais de 3 milhões de pessoas a cada ano

Excesso de sal

Reduza o consumo diário adotando medidas simples, como não adicionar sal na comida pronta. E reduzir a ingestão de alimentos como bacon, queijos, presunto, picles, azeitona, etc. Além disso, leia os rótulos de alimentos para identificar a quantidade de sódio. Substitua o sal na comida por temperos. E, por último, acostume as crianças à comida com pouco sal, para não incentivá-las a desenvolver gosto por comidas com muito sal.