Hipertensão: Como cuidar (e afastar) a pressão alta
Segundo o Ministério da Saúde, uma em cada quatro pessoas no Brasil sofre de pressão alta ou hipertensão. Saiba como cuidar dessa doença
A hipertensão é uma doença altamente democrática, atingindo homens, mulheres, adultos e crianças. Segundo o Ministério da Saúde, uma em cada quatro pessoas no Brasil é hipertensa. Ou, como é popularmente conhecido, tem pressão alta. Além disso, ela costuma ser assintomática. Ou seja, não apresenta sintomas tão aparentes.
Portanto, a única forma de saber se tem pressão alta é medindo. A Sociedade Brasileira de Hipertensão aconselha fazer a medição pelo menos uma vez por ano. Isso pode ser feito por um profissional de saúde ou por você mesmo ou outro membro da família, em casa. A leitura da pressão tem duas medidas: a sistólica e a diastólica. Assim, a hipertensão ocorre quando esses indicadores estão maiores ou iguais a 14 por 9.
Contudo, apresentar pressão alta em um determinado momento não significa ser hipertenso. Isso porque a pressão arterial pode variar ao longo do dia em decorrência de diversos fatores. Entre eles, a própria ansiedade e estresse a que uma consulta médica pode levar o paciente. Por isso, após a confirmação, novos exames costuma ser solicitados para confirmar o quadro.
Já o tratamento adequado vai depender do nível de hipertensão. Sendo assim, o MinhaSaúde preparou algumas dicas para afastar esse mal:
Evitar cafeína
Reduza ou até mesmo abandone o consumo de bebidas como café, chás e refrigerantes de cola.
+Leia também: Cafeína: quantidade ideal a ser consumida por dia
Reduza o estresse
Aprenda a administrar o estresse com terapias de relaxamento (ioga, meditação, etc) ou ativdades lúdicas (artesanato, culinária, dança).
Pare de fumar
Faça um esforço para reduzir ou mesmo parar totalmente de fumar.
+Leia também: Três métodos e 10 passos para parar de fumar: escolha o seu
Bebidas alcoólicas
Diminua ou se possível corte o consumo de bebidas alcoólicas.
+Leia também: Uso nocivo de álcool mata mais de 3 milhões de pessoas a cada ano
Excesso de sal
Reduza o consumo diário adotando medidas simples, como não adicionar sal na comida pronta. E reduzir a ingestão de alimentos como bacon, queijos, presunto, picles, azeitona, etc. Além disso, leia os rótulos de alimentos para identificar a quantidade de sódio. Substitua o sal na comida por temperos. E, por último, acostume as crianças à comida com pouco sal, para não incentivá-las a desenvolver gosto por comidas com muito sal.