Chá de camomila: 11 benefícios para a saúde e como prepará-lo

Chá de camomila: 11 benefícios para a saúde e como prepará-lo

Saiba tudo sobre a camomila, quais são suas características, a origem e os benefícios do seu chá para a saúde

Quase todo mundo já tomou chá de camomila em algum momento da vida, seja pelo seu efeito relaxante ou pelo sabor. A bebida é bastante comum no Brasil e oferece muitos benefícios para a saúde que poucas pessoas conhecem.

Banner canal Reclame

Quer saber quais são os benefícios desse chá e como prepará-lo? Então confira este conteúdo com tudo que você precisa saber sobre essa planta e as vantagens do consumo do chá de camomila para o nosso corpo. Acompanhe!

O que é camomila?

A camomila, que tem o nome científico de Matricaria chamomilla, é uma planta de origem europeia, sendo também encontrada em abundância em algumas regiões da Ásia e em países latino-americanos de forma aclimatada, como no Brasil.

Trata-se de uma planta da família Asteraceae, sendo considerada uma erva com vários efeitos medicinais por causa de substâncias presentes, como flavonóides e terpenóides. 

As características dessa planta são muito marcantes, ela possui pequenas flores brancas com o centro amarelado. Suas folhas são bem recortadas e delgadas, sendo que possui crescimento de no máximo 50 cm de altura. O aroma doce e intenso é uma de suas características mais marcantes, que também é notável no chá de camomila.

Aqui no Brasil, a camomila também é conhecida por ser uma planta capaz de atrair dinheiro. De acordo com o folclore nacional, ela simboliza a prosperidade e afasta a inveja. Portanto, além de ser uma erva medicinal, também tem um grande valor cultural no nosso país.

Dica: Conheça os perigos do refrigerante para a saúde

Benefícios do chá de camomila

Entre os usos tradicionais da camomila, sua potencial ação calmante através do consumo do chá tem grande destaque. Mas o que poucos sabem é que a bebida também pode oferecer outros benefícios para a saúde, quando preparada de forma adequada. Veja a seguir quais são:

Fortalecimento do sistema cardiovascular

Esse efeito é possível devido à alta concentração de antioxidantes, como a luteolina, a esculetina e a quercetina. 

Além disso, os flavonóides presentes neste chá, por exemplo, auxiliam na elasticidade e na saúde das artérias, contribuindo para a circulação do sangue e até prevenindo problemas como a hipertensão arterial.

Estudos sugerem que o extrato aquoso de camomila tem efeito na redução dos níveis de colesterol sérico. Outros relatam também efeito cardíaco, devido à exposição à apigenina que resulta em aumento da frequência cardíaca. A camomila foi uma das únicas ervas medicinais a demonstrar ação antiplaquetária em laboratório.

Promove a saúde da pele

O chá de camomila é altamente benéfico para a pele, pois desempenha um papel de acalmar e combater o crescimento bacteriano. Isso o torna eficaz no tratamento de diversas condições dermatológicas, como alergias, dermatite, queimaduras solares, feridas e eczema. 

Alívio de cólicas e melhora da digestão

Um dos principais usos tradicionais da camomila é no alívio de distúrbios gastrointestinais, como dor de estômago, flatulência (gases), úlceras e irritação gastrointestinal. Outros benefícios que o chá de camomila oferece é o alívio de cólicas. 

Alivio dos sintomas da gripe

Para atenuar os sintomas da gripe como tosse, congestão nasal e rouquidão, uma boa xícara de chá pode ajudar. Por ter propriedades anti-inflamatórias e antiespasmódicas, ele é capaz de atenuar esses casos. Utilizá-lo em inalações também é uma boa opção, já que desobstrui as vias aéreas.

Relaxante muscular

O chá de camomila também é um ótimo relaxante muscular, sendo esse outro benefício do consumo dessa planta.

Essa característica é muito interessante para aqueles momentos de dores ou tensões musculares, por exemplo, no dia seguinte a um treino puxado na academia ou após uma situação de grande estresse que gerou dores musculares. 

Dica: Saiba se a airfryer faz mal para a saúde

Controla a diabetes

Por ter muitas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, as folhas são uma excelente escolha para proteger as células pancreáticas contra os radicais livres, auxiliando no controle dos níveis de insulina e sendo benéfico para quem busca gerenciar a diabetes. 

Ação antioxidante e anti-inflamatória

A camomila também possui  propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, devido à presença de compostos bioativos como flavonóides. Essa ação em conjunto é essencial para eliminar as inflamações do corpo e proteger as células do efeito oxidante causado pelos radicais livres.

A apigenina, um dos bioativos presentes na camomila, tem demonstrado ação anti-inflamatória em estudos. Acredita-se que a planta atua contra distúrbios inflamatórios gastrointestinais. A infusão é usada como lavagem ou gargarejo para aliviar a inflamação das membranas mucosas da boca e garganta.

Evita doenças do coração

Por possuir uma rica concentração de luteolina, quercetina e esculetina, antioxidantes que impedem a oxidação das células de gordura, ele pode auxiliar no equilíbrio dos níveis de colesterol total e do colesterol “ruim” (LDL) no sangue, prevenindo assim o desenvolvimento de doenças como infarto e derrame. Os flavonoides presentes no chá de camomila também promovem a elasticidade e a saúde das artérias, prevenindo a hipertensão e contribuindo para a melhoria da circulação sanguínea.

Efeito relaxante

Talvez esse seja o benefício tradicional mais conhecido do chá de camomila, o efeito sedativo leve e indutor do sono. Isso se dá porque a planta possui substâncias como a apigenina, um flavonóide capaz de promover esta ação calmante no organismo. 

Por isso, o chá auxilia em diversos problemas, como no combate ao estresse e ansiedade, por exemplo. Essa característica é reconhecida por diversos estudos que apontam a ação ansiolítica da planta.

Ajuda no tratamento da candidíase

Com altos níveis de flavonoides e alfa-bisabolol, substâncias bioativas reconhecidas por suas propriedades antifúngicas, o chá pode ser benéfico no tratamento da doença, proporcionando alívio para sintomas como dor, coceira e irritação.

Potencial ação anticâncer

O chá de camomila também foi associado à inibição do crescimento tumoral em alguns tipos de câncer, devido a presença de compostos bioativos. Segundo alguns estudos, o extrato tem demonstrado atividade anticancerígena significativa, por exemplo, contra câncer de próstata. 

Guia do direito do consumidor

Chá de camomila e ansiedade

Considerando todas as propriedades calmantes e que promovem o relaxamento do corpo, o chá de camomila se torna um grande aliado no controle da ansiedade. Além de relaxar os músculos e diminuir os níveis de cortisol, a planta também tem efeito calmante. 

Quem sofre de ansiedade sabe que os principais sintomas que desencadeiam a crise são o nervosismo, a preocupação excessiva e o estado de alerta. Com o consumo do chá de camomila, é possível auxiliar no controle dessas características, reduzindo o estresse e aliviando os sintomas desencadeados pelo problema.

É muito interessante saber como a nossa alimentação afeta não somente a saúde corporal, mas também a nossa saúde mental. Por isso, convidamos você a conhecer o Quiz Alimentação e Níveis de Estresse, para que você entenda melhor a relação entre o que comemos e a nossa mente.

Contraindicações

O chá de camomila é contraindicado para pessoas que possuem hipersensibilidade ou alergia à planta. Além disso, os médicos desaconselham o consumo da bebida para grávidas e lactantes.

Outra contraindicação ocorre para o grupo de pessoas que utilizam medicamentos anticoagulantes, sendo que a camomila pode contribuir para um sangramento nesses casos. Portanto, é fundamental o acompanhamento por um profissional antes da ingestão de novas substâncias, especialmente em grupos mais sensíveis, mesmo que sejam produtos naturais podem oferecer riscos.

Estudo mostra que o chá, pode sim, reduzir os índices de glicose no sangue

Um recente estudo de revisão publicado na revista Complementary Therapies Medicine ressaltou os benefícios do chá de camomila na redução dos níveis de glicose, enquanto pesquisadores da Tabriz University of Medical Sciences, no Irã, analisaram 15 estudos sobre o efeito do chá de camomila no diabetes mellitus e suas complicações. Todos os 12 estudos sobre controle glicêmico indicaram melhorias, enquanto quatro dos cinco estudos sobre perfis lipídicos mostraram que a camomila reduziu a dislipidemia, caracterizada por níveis elevados de gordura no sangue.

Além disso, a camomila demonstrou redução significativa do estresse oxidativo em seis estudos. Em pesquisas sobre complicações do diabetes, incluindo perfis renais e hepáticos, houve reduções significativas. Os pesquisadores concluíram que a administração de diferentes preparações de camomila pode melhorar o controle glicêmico, oferecendo benefícios potenciais no tratamento do diabetes.

Como fazer chá de camomila?

A preparação do chá de camomila é muito simples. A infusão deve ser feita com 1 colher de sopa das flores secas em 1 xícara de chá de água quente. Deve-se aguardar de 5 a 10 minutos após a infusão para coar e consumir o chá, podendo beber ainda morno ou frio. 

Combinações

É possível combinar o chá de camomila a outras ervas que também oferecem benefícios à saúde, como a erva-doce, a erva-cidreira, o gengibre, o limão e outros ingredientes que podem tornar essa bebida mais saborosa e benéfica.

Quando combinado à erva-doce, por exemplo, o chá ganha benefícios como o fortalecimento do sistema imunológico. Já a erva-cidreira melhora a qualidade do sono. Cada uma dessas combinações oferece ainda mais vantagens ao ser consumida junto com a camomila.

Dica: Conheça os benefícios do açaí e como consumir esse alimento

Flores secas ou sachê?

Uma dúvida muito comum de quem consome chás é se o sachê é a melhor opção. Embora seja muito mais prático e fácil preparar a bebida a partir do saquinho que encontramos nas prateleiras dos supermercados, a forma mais benéfica de consumir o chá de camomila é por meio das flores secas. 

O sachê que encontramos nos supermercados entra na categoria de alimento, logo não oferece propriedades terapêuticas. Por isso, é importante pesquisar bem as opções disponíveis.

Já no caso das flores secas, é preciso comprar a planta já desidratada em um lugar de confiança, para garantir que o produto é de qualidade e que não possui contaminações.

Nos supermercados, você também encontra as flores secas para preparar o chá de camomila, sendo essa uma opção mais saudável e recomendada para obter todos os benefícios que essa planta oferece.

Conheça os serviços da PROTESTE

Agora que você já sabe tudo sobre a camomila e os benefícios que o chá dessa planta pode oferecer para a sua saúde, convidamos você a se manter informado com a PROTESTE através dos conteúdos sobre saúde e alimentação que você encontra aqui no MinhaSaúde.

Você também pode acompanhar as novidades sobre tecnologias no ConectaJá. E no blog SeuDireito, é possível encontrar muitos conteúdos informativos sobre o direito do consumidor e como agir diante de problemas de consumo. 

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, desenvolve testes comparativos com os principais produtos presentes nas prateleiras dos supermercados, de eletrônicos a itens de alimentação. Como é o caso do teste de chá verde, realizado pelos nossos especialistas. Nós avaliamos as informações contidas nas embalagens, a presença de bactérias e metais pesados e a qualidade sensorial da bebida (em relação ao nível de aceitação e preferência dos consumidores).

Quer saber mais sobre os benefícios do chá verde para a saúde? Acesse o artigo Chá verde: como fazer e benefícios para saúde. Você pode ter acesso a outros materiais exclusivos tornando-se um associado PROTESTE

Acesse o canal Reclame para enviar sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço. A sua mensagem é encaminhada para a empresa em busca de uma solução para o seu problema. A resposta chega na própria plataforma. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.

Mylla Moura

Mylla Moura

Especialista do Centro de Competência de Alimentação e Saúde da PROTESTE Engenheira de Alimentos pela UFRJ