Dormir Bem

Uma boa noite de sono não é apenas revigorante. É essencial para a saúde. Descubra aqui como dormir bem e aproveitar os benefícios de uma vida disposta e saudável.

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Saiba quais são as fases do sono e qual a importância delas para a saúde

Saiba quais são as fases do sono e qual a importância delas para a saúde

Dormir pode parecer uma atividade só, mas o sono se divide em dois estados, e cada um tem características e funções próprias, podendo interferir até no apetite

Chega o fim do dia, você deita a cabeça no travesseiro e dorme até o dia seguinte. Pode parecer um processo único: fechar os olhos e depois abrir. Mas o sono tem suas divisões, cada uma com características próprias. Segundo a Associação Brasileira de Odontologia do Sono (Abros), o sono se divide em dois estados e um deles se divide em quatro fases. E essas fases estão ligadas diretamente à saúde. 

“Noites mal dormidas podem afetar diretamente o apetite, uma vez que afetam os hormônios relacionados a ele. Para se ter uma noção, a insônia pode levar à baixa produção de leptina e ao aumento de grelina e, como consequência, a vontade por carboidratos simples (doces, biscoitos, salgados)”, alerta a especialista da PROTESTE, Fernanda Taveira.

O que acontece nos dois estados do sono

Apesar de não estarmos cientes disso, o sono é um processo ativo que envolve mecanismos complexos, até no sistema nervoso central. 

O sono REM é o estágio no qual os sonhos acontecem, e ocorre a chamada atonia muscular: os músculos ficam paralisados para que a pessoa não se mexa conforme sonha. Entre as funções atribuídas ao sono REM estão a manutenção da homeostase (o equilíbrio dos sistemas biológicos para que o corpo funcione bem), a consolidação da memória, a regulação da temperatura do corpo, entre outras.

Já o sono NREM é o estado em que se alcança o sono profundo. Durante este estágio, é até possível que surjam imagens mentais, mas não chegam a ser sonhos. Este estado do sono é importante porque é em uma de suas fases que o corpo libera o hormônio do crescimento e o que controla o apetite. Se não for atingido, esse estágio pode provocar um desequilíbrio hormonal.

Segundo a especialista da PROTESTE, para evitar desequilíbrio hormonal, é importante adotar uma rotina que gere uma boa noite de sono como a meditação, atividade física e o consumo de alimentos que estimulam a produção do hormônio indutor do sono, a melatonina.

Os dois estados se alternam durante a noite, em ciclos que duram cerca de até 100 minutos. Mas, segundo a Abros, o NREM costuma se concentrar na primeira parte da noite, e o REM, na segunda.

Conheça os 4 estágios do sono NREM

Estágio 1 

Esta é a fase de sonolência, nessa hora, começam as sensações do sono, e a pessoa é facilmente acordada.

Estágio 2
Nele, o coração desacelera, os músculos relaxam, e temperatura corporal baixa. Em comparação ao primeiro estágio, é mais difícil acordar a pessoa.

Estágio 3

É muito parecido com o 4, a diferença é que a profundidade do sono no 3 é um pouco menor.

Estágio 4

É o chamado sono profundo. É neste estágio que são liberados o hormônio que controla o apetite e o hormônio do crescimento.

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