Por que beber antes de dormir pode prejudicar seu sono e saúde?

Independentemente da qualidade da bebida, todas as formas de álcool perturbam o sono

Por que beber antes de dormir pode prejudicar seu sono e saúde?

Beber antes de dormir pode parecer uma prática relaxante, mas os efeitos negativos do álcool sobre o sono e a saúde são inegáveis, mesmo em doses baixas. Embora o álcool possa inicialmente induzir ao sono, após quatro a cinco horas, sua decomposição em acetaldeído resulta na liberação de adrenalina e cortisol, “o hormônio do estresse”, interferindo na qualidade do sono e causando despertares. 

O gastroenterologista Helmut Seitz destaca que até bebidas alcoólicas de baixa qualidade, com aditivos indesejados, podem agravar esse impacto negativo no sono e no bem-estar geral.

Independentemente da qualidade da bebida, todas as formas de álcool perturbam o sono, com destaque para o fato de que doses maiores exacerbam a interferência nas fases REM do sono, essenciais para a saúde física e mental. Henrik Oster, professor de neurobiologia, explica que taxas de 0,2 a 0,3 partes por mil no sangue já causam uma deterioração visível na qualidade do sono. 

De acordo com o jornal O Povo, interromper regularmente as fases REM do sono, suprimidas pelo álcool, pode levar a dificuldades de concentração e problemas de memória, além de estar associado a uma maior taxa de mortalidade, como indicado por um estudo de 2020.

Parar de beber pode trazer melhorias notáveis no sono, resultando em uma sensação geral de relaxamento, equilíbrio e melhor capacidade de enfrentar o dia.