Como lavar o colchão: confira os melhores métodos e dicas para higienizar o seu

Como lavar o colchão: confira os melhores métodos e dicas para higienizar o seu

Aprenda de uma vez por todas a limpar e tirar todas as manchas do seu colchão usando itens que você já tem em casa

Você muito provavelmente já deve ter ouvido a expressão que diz que ⅓ de nossas vidas passamos deitados em uma cama, afinal de contas, todo final do dia vamos para nossos quartos, dormir e descansar para a rotina do dia seguinte.

Por conta disso, a escolha de um colchão de qualidade faz toda a diferença para quem quer um sono confortável e aconchegante. No entanto, deitar todos os dias no mesmo lugar pode trazer outras questões para você, principalmente a longo prazo. Então te pergunto, qual foi a última vez que você lavou e higienizou o seu colchão?

Isso é uma questão deixada de lado por muitos, afinal forramos a cama sempre e não dormimos diretamente em contato com o colchão, não é mesmo?

Mas saiba que mesmo assim, as sujeiras não só do nosso corpo como do ambiente podem se acumular na superfície do colchão, criando manchas, camadas de poeira e ácaro e muitas vezes produzindo odores indesejáveis de mofo.

Isso é péssimo principalmente para quem tem alergia, principalmente rinite e pode acabar tendo a saúde prejudicada por esse tipo de resíduo em excesso justamente no local onde se deita diariamente para dormir.

Por conta da negligência das pessoas com esses aspectos, é comum descobrir que o colchão já está num péssimo estado quando lembramos de lavá-lo pela primeira vez. Mas a dúvida que atinge muitos é justamente saber como lavar esse tipo de produto, afinal, não é como uma roupa ou toalhas que podemos simplesmente jogar na máquina de lavar, certo?

Bom, se essa é sua duvidam, você está no lugar certo, pois a PROTESTE preparou uma série de dicas maravilhosas para você aprender de uma vez por todas a lavar e higienizar seu colchão e manter seu sono agradável, acolhedor e principalmente para ter o produto conservado por mais tempo.

Confira todas elas a seguir!

Diferentes tipos de produto para diferentes tipos de limpeza

Para lavar seu colchão, você pode realizar a limpeza de algumas maneiras diferentes.

Ela pode ser feita tanto de uma forma mais tradicional, usando produtos de limpeza líquidos e água ou ser feita uma limpeza a seco, onde você higieniza o colchão sem precisar molhá-lo, o que pode ser uma vantagem, dado que ele não precisará secar por um longo tempo, um dos grandes obstáculos desse processo.

Há ainda a possibilidade de lavar com alguns produtos que você facilmente encontra na sua casa, como vinagre, água-oxigenada e álcool. Falaremos de todos esses métodos a seguir.

Limpeza com bicarbonato de sódio

Para fazer a limpeza do seu colchão a seco, você precisará do bicarbonato de sódio. Vendido em forma de pé em mercados, farmácias e casas de temperos e condimentos, essa substância é excelente para limpeza tanto de objetos como de superfícies da sua casa por conta da sua capacidade de retirar manchas.

Ele atua alterando o pH do colchão, removendo as manchas e absorvendo as sujeiras presentes de forma muito eficiente! Para realizar a limpeza a seco, então, você precisará de:

● Bicarbonato de sódio
● Aspirador de pó
● Escova de limpeza macia

Para as etapas da limpeza, comece despejando o bicarbonato sobre a superfície do colchão, privilegiando as partes mais sujas e manchadas. Deixe o bicarbonato agir por 30 minutos e use a escova para esfregar o colchão, garantindo que toda sua extensão seja limpa pelo bicarbonato.

Depois, deixe agir por mais 30 minutos e finalize com o aspirador, sugando todos os resíduos de bicarbonato do colchão e pronto, você terá um colchão branquinho e limpo para poder se deitar sem gastar uma gota de água!

Limpeza com água-oxigenada

Outro produto acessível e que pode ser uma boa alternativa para uma limpeza mais simples do colchão e a água-oxigenada. Facilmente encontrada em farmácias, esse produto ao ser misturado com sabão líquido ganha a capacidade de limpar de forma muito eficiente.

Basta misturar as duas substâncias de forma homogênea e colocar em um borrifador, agitando e borrifando sobre toda a superfície do colchão. Priorize jogar nos locais mais afetados pelas manchas e espere secar e use um pano úmido para esfregar toda a mistura.

É um processo rápido e que pode ajudar muito a tirar o aspecto de sujo e gasto do seu colchão, tente aí na sua casa!

Bicarbonato + Água-oxigenada

Se o seu colchão estiver muito encardido, uma boa dica é tentar misturar os dois métodos de limpeza citados acima, usando o bicarbonato com a água-oxigenada para potencializar a capacidade de limpeza.

Para a mistura você usará 250ml de água-oxigenada de 10 volumes e 4 colheres de bicarbonato, além de 2 gotas de sabão líquido para roupas. Coloque no borrifador a solução de bicarbonato de sódio, a água-oxigenada e o sabão líquido e em seguida, agite bem a mistura para aplicar sobre o colchão.

Depois da aplicação, deixe secar e passe o pano levemente úmido e aspire o colchão, dando uma nova cara ao colchão.

Limpeza com vinagre branco

Limpar seu colchão com vinagre também é bem simples e além do vinagre branco, você só precisará de uma esponja e um pano úmido. Esse método é uma excelente dica para quem precisa remover manchas e cheiros mais fortes, como urina e cigarro.

O processo dessa limpeza consiste em primeiro preparar a aplicação, umedecendo a esponja com o vinagre e espalhando por todo o colchão de forma homogênea e deixando agir por cerca de 1h.

Não se esqueça de novamente dar aquela atenção especial às partes mais manchadas e sujas para que a limpeza seja mais efetiva. Depois, basta passar o pano úmido no colchão e aguardar secar.

Se você sentir que o cheiro de vinagre não saiu do colchão após a secagem, uma dica ótima é experimentar pingar um pouco de óleo essencial com a fragrância do seu gosto que ajudará a dispersar o cheiro ao longo do tempo.

Limpeza tradicional

Após passarmos todas essas dicas mais ‘’diferentes’’ de como limpar o colchão, não podemos esquecer de mencionar a limpeza mais tradicional, para quem não abre mão de um bom produto de limpeza para higienizar mais profundamente.

Comece aspirando o colchão, passando ele por toda a extensão do colchão, virando os lados e laterais para limpar todas as superfícies. Além disso, não se esqueça de limpar também os cantos, gomos e as costuras.

Com o auxílio de uma esponja, você deve aplicar o produto higienizador que tiver em casa, esfregando bem por toda a superfície. Certifique-se de usar apenas produtos adequados para o tecido do seu colchão, evitando substâncias fortes ou abrasivas, pois isso poderá danificar irreversivelmente o tecido.

A dica é optar sempre por produtos neutros ou específicos para limpeza de colchões. Existem diversos produtos específicos para limpeza de colchões disponíveis no mercado. Você também pode usar produtos neutros, como detergente líquido para roupas delicadas.

DICA DE OURO: Antes de usar o produto de limpeza, teste a substância em uma área pequena e escondida em seu colchão para se certificar que a solução não vai manchar ou danificar o tecido.

Assim como nos outros métodos, a dica aqui é começar lavando as partes mais sujas do colchão primeiro para depois ir para as áreas menos sujas. Não esqueça de enxaguar bem após lavar e garanta que removeu todos os resíduos dos produtos de limpeza utilizados e o deixando secar completamente antes de usá-lo novamente.

É importante lembrar que a umidade ajuda no aparecimento de ácaros e mofos. Então, coloque seu colchão para secar no sol ou ligue o ventilador ao lado. Para finalizar, após bem seco, aspire mais uma vez o seu colchão para garantir a limpeza dos últimos resíduos de sujeira.

E aí, o que achou das dicas, incríveis né? Agora que você já sabe como lavar e higienizar um colchão de várias maneiras diferentes, seu quarto ficará muito mais cheiroso e limpo e seu colchão durará muito mais tempo.

Agora é hora de colocar essas dicas em prática e ver a diferença!
Compre um colchão de qualidade para dormir bem por mais tempo

Entendo a importância do sono na saúde do brasileiro, a PROTESTE se preocupa com a qualidade dos colchões ofertados no mercado. Por isso, reforçamos o consumo consciente e transparente através de empresas que investem em tornar seus produtos mais confiáveis diante dos consumidores.

Foi o caso da Emma, uma das marcas mais famosas e renomadas do mundo quando o assunto é colchão e que nos forneceu para teste seu colchão Emma Original. O produto ganhou nosso Selo de TESTADO e APROVADO por entregar uma qualidade diferenciada nos materiais, garantindo um uso prolongado do produto sem perda de qualidade.

Além disso, a marca se destacou por oferecer uma garantia robusta, aumentando a transparência com seu consumidor e valorizando sua experiência de uso, se destacando também na análise de densidade, confirmando uma espuma de boa qualidade que prioriza o conforto e a saúde do sono.

Você pode conferir a matéria completa sobre o teste do colchão Emma e entender porque a qualidade do seu sono é uma das coisas mais importantes.

Conheça mais os serviços que a PROTESTE presta ao consumidor

Somos a maior associação de consumidores da América Latina, temos o compromisso de informar sobre as principais dúvidas do mercado a fim de reduzir os problemas entre os fornecedores de produtos e serviços e seus clientes.

A associação realiza testes comparativos com os principais produtos do mercado que fazem parte do dia a dia do brasileiro. Nossos especialistas avaliam as principais características dos itens em laboratórios credenciados por órgãos fiscalizadores.

E se você se interessou pelo teste do colchão Emma, seja um associado para ter acesso a esse e diversos outros resultados das nossas avaliações para fazer escolhas mais acertadas nas suas próximas compras.

Para mais explicações sobre produtos, Código de Defesa do Consumidor e relações de mercado, acompanhe o blog do SeuDireito e para novidades sobre o universo da saúde e da tecnologia, respectivamente, não deixe de conhecer os blogs MinhaSaúde e ConectaJá.

Nossos testes ajudam os consumidores a tomarem as melhores decisões de compra. Mas, se tiver problemas, não deixe de reclamar! CONHEÇA O RECLAME arrow_right_alt