6 dicas para aumentar a vida útil do seu colchão

6 dicas para aumentar a vida útil do seu colchão

Quer manter sua cama limpa e confortável por mais tempo? Estes truques vão manter seu sono sempre prazeroso

Na rotina da grande maioria das pessoas, a cama é a última parada do dia. Depois de uma jornada cansativa de trabalho ou estudos, ou de cuidar da família e da casa, tudo que queremos é uma cama quentinha, com confortável e cheirosa para deitarmos para descansar e repor as energias. 

Por isso, quando chega essa hora, tudo que mais queremos é que a cama esteja perfeita para nos receber, arrumada, limpa e bem cuidada, capaz de proporcionar um sono tranquilo e renovador. No entanto, para conquistar isso é necessário primeiro de tudo ter um colchão bem cuidado. 

Pensando nisso, qual foi a última vez que você deu uma geral no seu colchão e cuidou dele para que sua vida útil se prolongue e seu uso permaneça perfeito por ainda mais tempo. Se você tem sido negligente com seu colchão, não se preocupe, essa matéria é para você. 

A PROTESTE separou 6 dicas maravilhosas para aumentar a vida útil do seu colchão. Confira a seguir! 

A importância da manutenção e higiene para o seu colchão 

Você normalmente lava regularmente as roupas de cama que usa na sua cama, certo? Mas você se surpreenderia se soubesse como as pessoas não têm esse mesmo cuidado com o colchão. Levando em consideração que esse tipo de produto normalmente dura muito e nos acompanha por anos, é natural pensar que um desgaste por conta do uso seja inevitável, então porque as pessoas normalmente não se preocupam em limpá-lo? 

Bom, é difícil ter a resposta exata para essa pergunta, mas podemos dizer que muitas pessoas tem preguiça ou realmente não sabem como lavar ou fazer a manutenção de um colchão. Muitas vezes, nem prestamos atenção nele ao longo das nossas rotinas, só queremos chegar e deitar a hora de dormir. 

Portanto, um bom colchão é essencial para se ter uma ótima noite de descanso, porém, se não tiver os cuidados necessários, a durabilidade do colchão não vai ser uma das melhores. Um colchão malcuidado pode sofrer deformações e acumular microrganismos, podendo provocar dores no corpo e alergias.

Além disso, o zelo com o seu colchão, pode fazer com que ele dure por mais tempo, evitando gastos frequentes e desnecessários. A validade de um colchão pode ser verificada na etiqueta do produto. O mais comum é que ele dure entre 5 até 8 anos, dependendo do material. No entanto, alguns cuidados podem prolongar bastante essa vida útil. 

Dica 1 – Não deixe o colchão exposto diretamente ao sol 

É de senso comum que a exposição ao sol consegue higienizar um produto de várias formas. A luz do sol é conhecida por ajudar a matar fungos, ácaros, etc.  No entanto, saiba que colocar o colchão e travesseiro para “tomar sol” para evitar a proliferação desses microrganismos é um mito.

Isso porque os raios ultravioletas, se estiverem em contato com a peça por mais de 30 minutos, podem penetrar nas camadas mais profundas e estragar o material. Por mais que ele possa até ajudar você a se livrar desse tipo de microorganismo, ele vai prejudicar seu colchão a longo prazo. 

Nesse caso, uma boa opção ao invés do sol, é utilizar um desinfetante em spray e depois deixar o colchão tomando ar sem lençol em cima. Isso já garante uma boa higienização e não prejudica os materiais do produto. 

Dica 2 – Mude regularmente a posição do colchão e não coloque todo o peso só em um local

Normalmente temos o costume de dormir sempre na mesma posição e no mesmo local do colchão, ainda mais quando dividimos o espaço com alguém todas as noites. Por mais que pareça um detalhe, saiba que isso afeta a saúde do seu colchão a longo prazo. 

Graças a essa rotina, é comum que o colchão comece a apresentar alguns pontos de afundamento. Isso porque, a pressão exercida pelo nosso corpo sobre ele, acaba ajudando a ‘moldar’ sua forma. Para evitar essas marcas você pode realizar uma ‘rotação’ da peça mensalmente ou conforme as orientações do fabricante. 

Vire também o lado do colchão, coloque a parte de baixo para cima. Alterne o rodízio horizontal com a rotação de face: em uma quinzena faça um, na seguinte faça o outro.

Além disso, os colchões que encontramos à venda no mercado, foram feitos para suportar peso de forma distribuída, caso contrário, podem apresentar deformações ou até mesmo danos permanentes em sua estrutura. Para evitar essa dor de cabeça, experimente redobrar os cuidados nos seguintes casos: não utilizar o colchão para sentar, não se apoiar nas beiradas e jamais pular em cima do seu colchão.

Dica 3 – Priorize locais arejados e evite colocar o colchão no chão

Nem todo mundo tem o privilégio de ter todos os cômodos da casa abertos e com janelas, não é mesmo? Mas saiba que esses fatores são essenciais para prolongar a vida útil de um colchão. 

Um ambiente com umidade pode provocar ácaros, bactérias e fungos, mofando o material do colchão, e sem ter como arejar o espaço, isso tende a se acumular no colchão. Isso envolve também, colocar o colchão no chão, seja para arrumar o cômodo ou limpar o próprio colchão. 

Saiba que colocá-lo no chão, além de atrair ácaros, poeira, umidade e outras sujeiras, colocar o colchão no chão pode, também, acabar com a garantia do seu colchão (se o produto for novo). 

Dica 4 – Ao dormir, tente utilizar toda a área útil do colchão 

Essa dica está diretamente ligada à dica número 2. Para garantir que a sustentação do seu colchão permanecerá boa por bastante tempo, é essencial explorar toda sua área útil. 

Para isso, tente dormir mais próximo do centro e não somente nas laterais, para que a acomodação do corpo seja feita por igual. Isso é especialmente válido para quem dorme sozinho numa cama de casal, por exemplo, e normalmente acaba sempre optando por um dos lados para dormir. 

Dormir somente em um lado todos os dias, vai desgastar o material e molas, deixando-o com um aspecto afundado, e nada confortável. E mais: utilize cama, box ou outra base no tamanho do colchão, nunca maior ou menor. Folgas ou apoios inadequados deformam o produto.

Dica 5 – Use um protetor de colchão 

Uma das formas mais eficientes e baratas de manter as características originais e a longevidade do seu colchão o máximo que puder é usando protetores de colchão. Você sabe como funcionam? 

Um protetor de qualidade oferece proteção antibacteriana e também ajuda a reduzir o acúmulo de poeira e qualquer sujeira que possa chegar à cama. Ele também ajuda a proteger os materiais dentro do colchão, reduzindo a manifestação de possíveis alergias. A peça ajuda a agilizar a limpeza quando algum acidente acontece, além de manter o toque ainda mais macio com sua cobertura extra.

Essa é uma opção maravilhosa para quem sofre com rinites e demais alergias e pode garantir noites de sono muito mais confortáveis. 

Dica 6 – Higienização regular é essencial 

Por último, mas não menos importante, vem a limpeza constante e regular do seu colchão. Muitas vezes deixada de lado pelo trabalho, esse tipo de limpeza é muito mais simples do que você imagina e faz uma diferença enorme a longo prazo. 

Mesmo com pouco movimento durante o sono, é comum nosso corpo transpirar e transferir para a roupa de cama suor, óleos, cabelos e células da pele. Além disso, comer na cama pode deixar algumas migalhas que ficam imperceptíveis muitas vezes. Se não houver a limpeza adequada, tudo isso pode passar para o colchão, alimentando bactérias.

No entanto, saiba que os líquidos são os inimigos naturais do seu colchão. Por isso, pense duas vezes antes de lavá-lo com água e sabão. Assim, usar um aspirador de pó é a forma mais apropriada para realizar esse tipo de limpeza, porém, se você molhou acidentalmente seu colchão, coloque-o no sol por 30 minutos – não mais do que isso, como citado na dica 1 dessa matéria. 

No mais, se você quiser uma higienização ou limpeza mais completa, o mais indicado é procurar uma empresa especializada para realizar esse serviço para você.

Lembre-se que além da limpeza do colchão em si, lençóis e cobertores devem ser lavados pelo menos semanalmente. Mesmo usando um protetor de colchão, é importante manter as camadas superiores sempre limpas – inclusive o próprio protetor. Lembre-se sempre de seguir as orientações do fabricante.

Garanta anos de um ótimo colchão com a ajuda da PROTESTE

A PROTESTE está sempre atenta ao mercado de produtos e serviços, analisando as principais novidades e comparando as melhores opções de compra para o consumidor. 

Recentemente, realizamos um texto comparativo entre diversas marcas de colchão para definir quais são os melhores produtos à disposição e para entender como avaliar e identificar um colchão de qualidade através de diversos testes. 

Os produtos foram submetidos a diversas situações e seus pontos mais fortes e fracos foram levados em consideração para o resultado. O grande vencedor do comparativo foi o Colchão Emma Original, que recebeu o selo MELHOR DO TESTE

Além de apresentar materiais de alta qualidade, uma garantia extensa, o produto da Emma ainda tem o diferencial de ter uma capa removível e lavável que faz com que a higienização do colchão seja muito mais prática e fácil, aumentando ainda mais seu tempo com ele.

Com o selo, o consumidor garante uma compra segura e acertada, adquirindo um produto que cumpre o que promete e que permanecerá em bom uso por anos a fio. Essas características são essenciais para separar um bom de um mau colchão e trarão, sem dúvidas, muitos ganhos e vantagens para o sono de quem o escolher. 

Ta esperando o que para investir no seu sono? Confira a matéria completa do teste e conheça mais dos Selos PROTESTE!

Consumo consciente é com PROTESTE! 

No papel de maior associação de consumidores da América Latina, temos o compromisso de informar sobre as principais dúvidas e tendências do mercado a fim de reduzir os problemas entre os fornecedores de produtos e serviços e seus clientes.

A associação realiza mensalmente testes comparativos com os principais produtos do mercado, e fazem parte do dia a dia do brasileiro. Além disso, possuímos o Reclame, onde você pode enviar sua reclamação sobre qualquer problema na compra de produtos ou contratação de serviços. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.

Continue no MinhaSaúde para manter-se informado sobre saúde e bem-estar. Visite os blogs ConectaJá e SeuDireito para acompanhar as novidades de tecnologia e direitos do consumidor, respectivamente.

Quer saber os resultados de outros produtos? SEJA ASSOCIADO arrow_right_alt