Você sabe a importância dos selos para um consumo mais consciente?

Você sabe a importância dos selos para um consumo mais consciente?

Hoje, o mercado convive com um grande número de promessas comerciais em meios físicos e digitais. Com tanta informação, mais do que nunca, é preciso  verificar a qualidade da oferta. A “indicação” é cada dia mais determinante no processo de decisão de compra. De acordo com pesquisa desenvolvida pela empresa Hubspot, nos Estados Unidos, 83% dos consumidores alegam que as recomendações interferem no processo de aquisição de um produto. Nessa hora, os selos e as certificações podem ser grande aliados.

De acordo com outro estudo, dessa vez realizado pela Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, 96% dos participantes consideram importante ou muito importante as certificações no setor de alimentos. Mas isso se aplica também a outras áreas de mercado. A verdade é que o consumidor está cada vez mais atento às informações. A transparência é uma das principais solicitações – nove entre 10 confiam em marcas que apresentam seus processos e formas de produção.

Um dos principais diferencias da PROTESTE é que a organização avalia frequentemente produtos e serviços. São testes que obedecem aos mais altos rigores científicos, avaliam se os produtos estão em conformidade com as legislações vigentes ou ainda com as metodologias próprias desenvolvidas pela Proteste, e se o que é indicado nos rótulos e embalagens é oferecido. “Nosso objetivo é exatamente o de colaborar no momento da escolha do consumidor, e sinalizar, dentre outras coisas, a melhor relação custo-benefício”, explica Laila Vilela – economista e Coordenadora dos Centros de Competências de Produtos e Serviços e do Econômico Jurídico da PROTESTE

As regras não mudam

Quem é associado PROTESTE conhece os títulos que acompanham as avaliações dos produtos e serviços que apresentam qualidade superior nos estudos realizados. Os selos surgiram como consequência natural do propósito da organização – o de contribuir para a  promoção da confiança nas relações de consumo. Os testes permanecem com os mesmos padrões. A diferença é que o consumidor poderá encontrar esses resultados no mercado – mediando a qualidade da escolha na hora da compra.

Nos testes da PROTESTE, os laboratórios são independentes e não têm seus nomes revelados, por questões contratuais. Nos estudos são usadas normas nacionais, internacionais e metodologias próprias desenvolvidas pela Proteste. “Temos como referência os padrões que melhor retratam os interesses do consumidor e mostram a qualidade do produto e serviço”, revela Pryscilla Casagrande, Coordenadora do Centro de Competência de Alimentação e Saúde da PROTESTE.

Como resultado final, os produtos ou serviços ganham pontuações entre 0 e 100. Os que obtém percentual final acima de 70 são considerados de excelente qualidade, entre 60 e 69, de boa qualidade. Os que atingem essas pontuações estão aptos à aquisição dos selos.

Conheça os selos

A utilização dos selos depende de uma licença exclusivamente fornecida às empresas cujos produtos  e serviços obtiveram bons resultados em testes e estudos realizados em laboratórios, ou que tenham se destacado com os menores preços nos nossos estudos. Também podem ser realizadas análises internas, por um equipe de especialistas onde são avaliados itens, como rotulagem, bem como estudos feitos totalmente sem laboratório, como os de cenário, de preço setorial, os testes de seguros e os econômicos.

  • Melhor do Teste –atribuído aos produtos ou serviços que após a realização dos estudos provam que possuem qualidade superior em comparação aos demais avaliados.
  • Excelente Escolha –atribuídos aos produtos ou serviços que foram muito bem avaliados nos testes e obtiveram pontuação acima de 70 ou 75, demonstrando excelente qualidade.
  • Testado e Aprovado – o produto passa por todos os testes de qualidade e o selo atesta que o produto ou serviço está em conformidade com as legislações vigentes e metodologias desenvolvidas pela Proteste.
  • Mais Barato – Não há análise de qualidade, mas sim de preços. Ele indica o serviço que mostrou ter o menor preço de acordo com os perfis definidos no estudo.

Marcas e produtos que têm Selo PROTESTE

Selo Melhor do Teste

Selo Excelente Escolha

Selo Testado e Aprovado

Essas empresas também já trouxeram o Selo PROTESTE em seus produtos

Rochedo | Samsung | Assai | Esmaltec | Minuano | Atlas | Orale Ass. Odontológica | Dia Supermercados | Drogaria Onofre | Hprime | Grupo Pão de Açucar

 

Quer acompanhar os resultados de todos os nossos testes? Seja um associado.

Seja associado à PROTESTE e tenha acesso a conteúdos exclusivos. CADASTRE-SE arrow_right_alt