Escolha o colchão ideal com as dicas da PROTESTE

Os modelos disponíveis oferecem características ideais para os diferentes perfis de consumidores

Escolha o colchão ideal com as dicas da PROTESTE

Escolher o colchão ideal faz a diferença na saúde e qualidade de vida de qualquer pessoa. Afinal, passamos horas em cima da cama durante o sono ou outros momentos de descanso do dia e, para que esse tempo não prejudique a coluna ou traga outros problemas de saúde, é essencial saber o que observar antes de comprar colchões.

Se considerarmos alguém que tem, de forma regular, 8 horas de sono, essa pessoa passará praticamente 1/3 de sua vida em cima do colchão apenas enquanto dorme. Porém, existem diferentes tipos, cada um com uma tecnologia e indicação diferentes, o que pode impactar na qualidade do sono.

Banner canal Reclame

É fundamental lembrar que um sono ruim pode afetar a saúde de diferentes formas ao originar ou agravar problemas como obesidade, hipertensão arterial e mesmo depressão, sem contar que interfere em diversos aspectos, como no desempenho esportivo

Para você acertar na escolha do colchão e comprar um produto que não afetará seus momentos de descanso, a PROTESTE separou dicas sobre suas principais características, os tipos de colchão e, por fim, como você pode dormir melhor após escolher um modelo que atende às suas necessidades.

Principais características do colchão

Existem colchões de diversos tipos e características. Vale a pena ter atenção para o tipo de revestimento, tamanho, material e sustentação. Além disso, outro aspecto importante para manter a qualidade do produto é o tempo de garantia, pois os anos de um colchão influenciam diretamente na qualidade do produto. 

Agora, entenda as características do colchão que podem fazer a diferença na qualidade do produto.   

Dica: Meditação ajuda a relaxar e dormir melhor

Revestimento 

Existe uma série de tipos de revestimento de um colchão. Entre as principais, estão: 

  • Sintético, ideal para quem possui alergias por ser feito de material 100% antialérgico;
  • Maquinetado, é igual ao sintético, porém com acabamento mais firme e bordados em alto relevo;
  • Malha, poroso e ventilado, por isso é ideal para conforto térmico em regiões quentes;
  • Jacquard, revestimento com fibras de poliéster, linho, algodão ou bambu;
  • Cashmere, tecido nobre feito de pêlo de cabra e mais fino do que a seda, além de ser um bom isolante térmico.

Tamanho

O tamanho do colchão é outro aspecto essencial antes de comprar o produto. Avalie o espaço em que a cama ficará e, também, a sua altura. O ideal é que o modelo apresente sobras em centímetros tanto no comprimento quanto na largura.

Entre os tamanhos, os principais são colchões de solteiro, casal, queen e king size. Vale lembrar que os modelos maiores costumam ser mais caros, sem contar que o material do colchão também influencia no preço.

Material

Por falar em material, existem diferentes tipos no mercado, cada um deles com características diversas. Os mais comuns são os colchões de espuma, molas, látex, ortopédicos e d’água.

Como veremos adiante, o tipo de material influencia na densidade, firmeza e capacidade do colchão de se ajustar à coluna, sendo que os modelos mais rígidos têm menos flexibilidade para ajustarem-se ao corpo.

Sustentação 

Por fim, é essencial saber a capacidade de sustentação do colchão, o que pode variar de acordo com o material com que é produzido. Essa informação deve estar disponível nas especificações técnicas.

É importante comprar um colchão que tenha sustentação suficiente para quem for usá-lo. Portanto, no caso da compra de um modelo de casal, por exemplo, é importante somar o peso das duas pessoas que vão dormir no colchão.

Tipos de colchão

O mercado de colchões oferece diversos modelos para os consumidores, já que eles possuem necessidades diferentes. Conheça os principais tipos disponíveis:

Espuma 

O colchão de espuma tem um bom isolamento térmico, o que é bom no inverno ou em cidades com temperaturas mais amenas. Entretanto, no verão ou em locais quentes, o material pode elevar a temperatura do colchão e trazer desconforto ao dormir.

Além disso, colchões de espuma se adaptam bem a camas com estrado de madeira perfurada, ripas e de molas. É importante observar a densidade da espuma, pois é o que confere elasticidade e firmeza ao modelo desse tipo. Quanto maior a numeração, mais denso é o colchão. 

É importante usar capa de proteção, que pode ou não ser oferecida pelos fabricantes do colchão, pois isso estabiliza a temperatura corporal e ajuda a aumentar a durabilidade do produto.

Dica: Saiba quais são as fases do sono e qual a importância delas para a saúde

Molas

Colchões de molas têm ventilação melhor do que outros tipos, como os de espuma e látex. Logo, é indicado para quem transpira muito ou está em regiões quentes. Ao mesmo tempo, possui maciez e é indicado para corpos pesados ou casais, pois as molas dão resistência para sustentar quem deita no colchão de forma confortável.

Entretanto, há o risco de as molas se partirem ou perderem elasticidade ao longo do tempo, o que provoca deformações, como a perda de altura conforme o uso.

Também é importante diferenciar os colchões de molas e colchões de molas ensacadas:

  • No colchão de molas comum, elas são entrelaçadas abaixo de uma camada feita de espuma;
  • No colchão de molas ensacadas, elas são envolvidas de forma individual, o que traz mais durabilidade e estabilidade aos movimentos.

Colchões de mola

Látex

Os colchões de látex são compostos por um núcleo de borracha natural ou sintética e, por isso, costumam ter valor elevado. Além disso, o látex é perfurado, o que garante boa ventilação e regulação da firmeza.

Outro aspecto importante é que ele costuma adaptar-se bem ao corpo e adequa-se a estrados de madeira ou de molas. Ao mesmo tempo, é uma boa opção para pessoas alérgicas, pois geralmente é tratado contra fungos e ácaros que podem se acumular no colchão.

Ortopédico 

O colchão ortopédico verdadeiro é feito de gel ou espuma viscoelástica ideal para distribuir a pressão causada pelo peso do corpo. Porém, é possível encontrar no mercado opções ditas ortopédicas que são uma alteração de outros tipos de colchão, mais rígido por possuir, geralmente, uma estrutura de madeira na parte interna que traz mais firmeza do que outros modelos. 

É comum que pessoas com problemas de coluna comprem esse tipo para amenizar dores e desconfortos após o sono. Porém, é essencial lembrar que o modelo de colchão não é uma solução eficiente e não deve ser utilizado como tratamento ortopédico por conta própria.

Caso você tenha dores na coluna, é importante se consultar com um ortopedista, que vai investigar as origens do desconforto e, se for o caso, indicar a compra de um colchão ortopédico ou similar.

Colchão d’água

O colchão d’água é constituído por um saco de borracha ou PVC com água, que se adapta bem ao corpo. Porém, com os movimentos naturais do corpo durante o sono, é possível ouvir ruídos que dificultam dormir.

Por não causar pressão sobre o corpo, o colchão d’água é usado de forma comum em hospitais com pacientes internados que precisam se recuperar de ferimentos e, por isso, não podem deitar-se em colchões comuns.

Guia do direito do consumidor

Como dormir bem?

Além dos tipos de colchão, outros fatores influenciam em uma noite de sono bem dormida. Conheça o que deve ser observado para que você possa dormir melhor sempre.

Temperatura do ambiente

A temperatura influencia no relaxamento do corpo. Por isso, procure manter o clima no quarto sempre ameno, nem frio e nem quente demais, assim os músculos poderão relaxar com mais facilidade durante o sono.

Iluminação

Ambientes com iluminação artificial ou claros demais também atrapalham o sono pois reduzem a produção de melatonina, hormônio responsável por colocar o organismo em estado de relaxamento. Logo, deixe tudo bem escuro na hora de dormir.

Estresse

O estresse é associado a diversos problemas e uma das suas consequências é o impacto no sono. Portanto, vale a pena controlar o estresse do dia a dia e, também, promover momentos de relaxamento horas antes de ir para a cama.

Ruídos externos

Os sons gerados pela área externa do quarto também atrapalham o cérebro a relaxar e iniciar a noite de sono. Dessa maneira, tente desligar a TV, coloque o celular em modo silencioso ou desligue-o e deixe o quarto o mais tranquilo possível.

Dica: Descubra quando o mau humor pode se transformar em transtorno

Mantenha-se informado com a PROTESTE

Os colchões da marca Emma passaram pelos testes de qualidade da PROTESTE que verificaram questões informativas e dimensionais, de conforto, resistência e qualidade da espuma. Como foi bem avaliada nestes requisitos, a Emma recebeu nosso selo PROTESTE: Testado e Aprovado.

Selo PROTESTE: testado e aprovado

Quer o selo da PROTESTE em seu produto? Os testes são realizados sob demanda, clique aqui e saiba mais sobre nossa avaliação.

Como vimos, o colchão tem impacto direto na qualidade do sono e, somado a outros fatores, pode melhorar ou prejudicar a saúde e bem-estar. Por isso, é fundamental se informar com conteúdos de qualidade que indiquem prós, contras e tudo o que você precisa saber antes de fechar a compra de um item tão importante para a vida.

É para ajudar você a tomar melhores decisões de compras que existe a PROTESTE, a maior associação de consumidores da América Latina. Uma das maneiras para levar informação confiável a qualquer pessoa é a partir dos portais MinhaSaúde, SeuDireito e ConectaJá, que abordam saúde e bem-estar, direito do consumidor e tecnologia, respectivamente.

A PROTESTE também realiza testes comparativos para levantar os principais dados de vários produtos e serviços. Dessa maneira, você pode escolher aquele que mais se adequa ao que você precisa e tem informações essenciais para fazer uma boa escolha.

Por fim, outro recurso essencial para consumidores é a plataforma Reclame. O canal existe para receber reclamações contra empresas que venderam produtos ou prestaram serviços inadequados a clientes, de forma a lesar os direitos do consumidor.

No canal, você faz a sua queixa, recebe a resposta da empresa e, caso não haja nenhuma solução para o problema, conta com a ajuda de especialistas da PROTESTE para que tudo seja resolvido, caso seja um associado. Você também pode ligar para o Reclame pelo telefone 4020-7747.