Dormir Bem

Uma boa noite de sono não é apenas revigorante. É essencial para a saúde. Descubra aqui como dormir bem e aproveitar os benefícios de uma vida disposta e saudável.

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Meditação ajuda a relaxar e dormir melhor

Meditação ajuda a relaxar e dormir melhor

Muitas pessoas têm dificuldade para ter um sono de qualidade e recorrem a diversas alternativas para conseguir relaxar; a meditação pode ser uma opção nesse caso.

Ter um sono de qualidade é essencial para garantir o bem-estar e também para afastar o risco de outros problemas de saúde. A meditação ajuda a dormir melhor e pode ser uma alternativa interessante, especialmente para pessoas que enfrentam dificuldades para relaxar.

A meditação contribui para o alívio da ansiedade e, com isso, ajuda no relaxamento e na consequente melhora da qualidade do sono. Para colocá-la em prática, é importante encontrar uma posição confortável em sua cama e ter um ambiente tranquilo. Depois, siga estas dicas:

  • respire mais profundamente que o habitual e preste atenção na respiração. Se perceber que o seu pensamento se desviou, volte a ter atenção à respiração;
  • concentre sua mente em uma imagem simples, que proporcione calma. Imagine, por exemplo, um grande círculo branco;
  • procure relaxar todo o seu corpo. Imagine e sinta cada parte dele relaxando. Isso pode ser mais simples de executar escutando uma meditação guiada, disponível em vários canais do YouTube ou mesmo em aplicativos.

Importante destacar que a meditação não segue preceitos religiosos ou filosóficos, apenas é uma técnica de relaxamento, de acordo com o Instituto Nacional de Meditação. De acordo com a entidade, estudos comprovam que o relaxamento reduz (e auxilia no controle) de algumas condições, tais como:

  • estresse;
  • ansiedade;
  • pressão arterial;
  • depressão;
  • níveis de colesterol sérico;
  • cefaleias e enxaquecas;
  • asma brônquica;
  • insônia;
  • custo de saúde (menos 50% de hospitalizações, segundo as pesquisas).

Além disso, segundo o Instituto, a prática da meditação melhora algumas condições, como:

  • funcionamento do sistema cardiovascular;
  • eficiência do sistema imunológico;
  • fluxo de sangue no cérebro;
  • calma, concentração e satisfação;
  • sentimentos de autoestima, desenvolvimento e realização;
  • criatividade, memória e inteligência;
  • habilidade de aprendizagem;
  • compaixão e empatia;
  • produtividade no trabalho;
  • qualidade dos relacionamentos interpessoais;
  • sensação de paz individual e coletiva;
  • maior motivação para liberação de vícios como tabaco, álcool e outras drogas.

Não dormir bem coloca a sua saúde em risco

Quem não dorme bem, corre o risco de desenvolver várias doenças crônicas, como hipertensão, obesidade, doenças cardíacas e problemas imunológicos, entre outros. Por isso, é importante afastar fatores que possam comprometer a qualidade do sono e prejudicar as horas de repouso, tais como desconforto, alimentação pesada, consumo de bebidas com cafeína ou álcool e temperaturas inadequadas. No entanto, nem sempre essas mudanças na rotina ajudam a dormir melhor.

Para quem convive com ansiedade e estresse, deixar os problemas de lado pode ser difícil. Isso porque, ao colocar a cabeça no travesseiro, a mente passa a funcionar de forma intensa, lembrando compromissos programados para o dia seguinte ou atividades não finalizadas no mesmo dia, por exemplo. Todo o tipo de preocupação costuma ganhar espaço nesse momento, impedindo que o sono seja reparador. 

O que fazer para relaxar?

Se não houver nenhum fator mais sério atrapalhando, ou mesmo uma condição natural (como a menopausa, que costuma afetar o sono feminino), algumas atitudes podem ajudar – especialmente quando a dificuldade para dormir é decorrente do excesso de preocupações do dia a dia:

  • pratique exercícios físicos, preferencialmente pela manhã ou algumas horas antes de dormir;
  • caso faça alguma atividade à noite, prefira as que proporcionam maior relaxamento, como yoga, pilates, alongamento ou hidroginástica, por exemplo;
  • antes de deitar, organize a sua rotina para o dia seguinte, para evitar preocupações. Use uma agenda ou outro meio de sua preferência para anotar tudo o que precisa ser feito no dia seguinte. Registre também os compromissos necessários para o seu dia a dia, que incluem desde o pagamento de contas até a necessidade de agendar consultas médicas, evitando que essas preocupações interfiram em seu descanso;
  • procure se deitar somente quando estiver com sono, evitando ficar na cama sem dormir;
  • quando anoitecer, evite atividades que possam causar agitação. Isso inclui também o uso de aparelhos celulares antes de dormir;
  • respeite os horários de dormir e acordar, procurando manter uma rotina, mesmo aos finais de semana e feriados;
  • ao longo do dia, quando sentir cansaço ou estresse, pare alguns momentos para respirar. Inspire e expire profundamente, de forma lenta, e tente relaxar, mesmo em situações de maior tensão. Lembre-se de que nem sempre é possível resolver tudo de forma imediata;
  • pratique meditação para dormir melhor.
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