Dormir Bem

Uma boa noite de sono não é apenas revigorante. É essencial para a saúde. Descubra aqui como dormir bem e aproveitar os benefícios de uma vida disposta e saudável.

Aproveite o nosso teste de 100 noites e experimente!
Existe temperatura ideal para dormir?

Existe temperatura ideal para dormir?

A fase do sono REM é o estágio em que o organismo relaxa e o cérebro regula a produção hormonal; quando a temperatura ambiente não é adequada, esse período é comprometido.

Vários detalhes podem fazer grande diferença na hora de garantir um sono de qualidade: alimentação, consumo de cafeína ou álcool, atividades estimulantes à noite, entre outros fatores, interferem no relaxamento. Até mesmo se estiver muito calor, ou frio demais, ocorre um desconforto, capaz de causar dificuldade para adormecer. Sim, existe uma temperatura ideal para dormir!

Para entender melhor, é importante saber que existem vários estágios (ou ciclos) do sono, que são necessários para promover o relaxamento, a produção hormonal, regular o metabolismo e consolidar o aprendizado. Em média, o corpo humano passa por 4 a 6 ciclos durante a noite, que variam desde um estágio mais leve, até o sono profundo, conhecido como REM (que vem do termo inglês Rapid Eye Movement).

Essa fase REM é a mais difícil de alcançar, mas a mais importante para o organismo. Durante esse período acontecem os sonhos e intensa atividade cerebral. O cérebro libera hormônios importantes e o organismo chega ao estágio de relaxamento. Para induzir esse ciclo do sono, a regulação da temperatura do ambiente é essencial. Segundo alguns especialistas, a temperatura ideal fica entre 18ºC e 22ºC.

Além disso, durante o sono REM, ocorre redução da capacidade de regulação da temperatura corporal. Por essa razão, temperaturas ambientais altas ou baixas podem interromper este estágio. Já existem inclusive estudos que indicam que se o sono REM é interrompido numa noite, nossos corpos não seguem a progressão cíclica do sono normal na próxima vez que adormecermos. 

Saiba o que acontece quando a temperatura não é ideal

Além desse prejuízo à progressão cíclica do sono, outros problemas podem surgir por causa da temperatura inadequada. Quando está muito calor, por exemplo, o sono tende a ser instável, o que leva à sensação de fadiga no dia seguinte. Mas, muito além do cansaço, outros problemas mais graves podem surgir:

  • pela falta de regulação do metabolismo, a pessoa acaba tendo maior facilidade ao ganho de peso ou dificuldade para emagrecer;
  • o sono curto causa falhas de memória e de desempenho físico, além de alterações de humor;
  • em crianças e adolescentes, especialmente, pode não ocorrer a liberação do hormônio do crescimento, essencial para seu desenvolvimento;
  • há maior risco de queda imunológica, o que favorece o surgimento de doenças;
  • com a sequência de muitas noites mal-dormidas, há o risco de desenvolvimento de quadros de insônia.

Como regular a temperatura do ambiente para uma boa noite de sono

Algumas dicas podem ajudar a manter a temperatura confortável para promover uma boa noite de sono, confira:

  • quem tem ar-condicionado no quarto pode regular a temperatura dentro da faixa considerada ideal;
  • caso contrário, algumas alternativas são o uso de ventiladores e/ou umidificadores;
  • em qualquer situação, também é importante manter o ambiente arejado;
  • utilize roupas adequadas à temperatura e época do ano, bem como cobertores, de forma a não passar calor ou frio demais; 
  • informe-se sobre a possibilidade de uso de uma capa protetora, que estabiliza a temperatura do colchão;
  • invista em um termostato, que ajuda a identificar se o ambiente está com a temperatura adequada para dormir. 
Experimente o colchão Emma por 100 noites. Uma experiência de sono sem preocupações. FAÇA O TESTE arrow_right_alt