Descubra quando o mau humor pode se transformar em transtorno

Descubra quando o mau humor pode se transformar em transtorno

Psiquiatra revela quais são as principais causas, os sinais e o momento certo de procurar tratamento para as doenças, como a depressão

Sabia que há uma conexão entre o seu estado de humor e a sua alimentação? Na edição 217, da revista PROTESTE, do mês de outubro, você descobre quais são os nutrientes certos que ajudam na produção de serotonina, o hormônio da felicidade. Mas você sabe quando o mau humor pode se transformar em transtorno? De acordo com Marcus Schwartz, psiquiatra da clínica Jorge Jaber, no Rio de Janeiro, e professor de pós-graduação da PUC-Rio, algumas pessoas apresentam um mau humor crônico e passam a maior parte do tempo se sentindo infelizes e insatisfeitos. Nestes casos, trata-se de transtornos do humor, que são doenças e requerem tratamentos. Veja na entrevista, a seguir, quais são os principais sinais desses problemas, como a depressão, e qual o momento de procurar ajuda especializada.

Qual a diferença entre humor e transtorno de humor, já que hoje em dia é comum se considerar tudo como quadro de ansiedade e depressão?

O humor é definido como um “estado de espírito”, uma sensação generalizada que pode variar normalmente em todos os indivíduos. A pessoa pode se sentir bem ou mal-humorada, dependendo de circunstâncias externas. Algumas pessoas são portadoras de transtornos do humor. Nesse caso, trata-se de uma doença em que essas variações são muito acentuadas, podendo ser uma exaltação do humor ou oscilar muito para baixo, a depressão. Os portadores de transtorno afetivo bipolar podem apresentar essas variações de forma muito enfatizada. Assim, fica caracterizada uma doença, que requer tratamento.

Quando o mau humor pode se transformar em transtorno?

Qualquer pessoa pode manifestar o mau humor fisiológico normal, dependendo principalmente de fatores externos da vida, como problemas do dia a dia ou questões familiares ou profissionais. Alguns indivíduos são acometidos de um mau humor crônico e passam a maior parte do tempo se sentindo infelizes e insatisfeitos. Pode ser um tipo de depressão chamado de distimia, que também precisa de tratamento.

Quais são as causas que podem ser mais comuns das alternâncias de humor?

A perda de uma pessoa próxima pode desencadear um sentimento de tristeza, por exemplo. Mas é algo esperado. A resposta é que vai determinar se será alternância temporária e mais superficial. Se a pessoa tiver uma predisposição para o transtorno psíquico, esse luto pode precipitar um quadro depressivo. O paciente deixa de se cuidar, não sai da cama, não toma banho e ou não se alimenta. Isso começa a caracterizar um quadro depressivo, ou seja, um luto, que seria um sentimento normal e esperado, mas que pode evoluir para o que se chama de luto patológico, que, na realidade, é um quadro depressivo que precisa de acompanhamento.

Quais são os principais sinais que ajudam a reconhecer o momento de procurar ajuda para um tratamento?

Quando a resposta ao fator que precipitou o sentimento, seja de alegria, seja de tristeza, torna-se extremamente acentuada, disfuncional, o caso pode se tornar patológico. Se a pessoa é realmente portadora de uma doença depressiva ou bipolar, não é necessário um fator externo para desencadear a crise. Como sempre, nesses casos cabe um tratamento.

Fique por dentro desse e de outros temas de saúde em nosso blog, e se ainda não é um associado PROTESTE, não perca tempo e associe-se.