Selo PROTESTE nos produtos alimentícios da Granfino

Selo PROTESTE nos produtos alimentícios da Granfino

Itens testados mostram qualidade nas ofertas e a transparência das informações para o consumidor

O brasileiro está mais atento aos hábitos alimentares, preocupado com a segurança e a transparência nas relações de consumo. De acordo com dados coletados pela empresa global de informação Nielsen em uma pesquisa sobre cuidados com a alimentação, 30% dos entrevistados disseram estar atentos a qualidade dos produtos alimentícios que consomem. Os dados foram coletados em 2019, mas hoje, com a pandemia a preocupação aumentou ainda mais. Sim, o consumidor quer saber o que tem na sua mesa, e a PROTESTE pode ajudar na hora da escolha. A Granfino, empresa de alimentos com mais de 70 anos de experiência, traz o selo Testado e Aprovado em cinco de seus produtos: arroz branco (1kg e 5kg), arroz integral (1kg), tapioca hidratada e farinha de trigo. “O objetivo das análises e, consequentemente, do selo é auxiliar o consumidor na hora da compra para que faça as melhores opções, de modo que leve para casa o que foi prometido”, explica Fernanda Taveira, especialista da PROTESTE .

No selo Testado e Aprovado o produto passa por todos os testes de qualidade e o selo atesta que o produto ou serviço está em conformidade com as legislações vigentes e metodologias desenvolvidas pela Proteste.

Tudo começou no feijão

Uma preferência nacional e que agrega saúde ao prato. Sabendo disso, em 2020, a PROTESTE testou dez marcas de feijão preto, e a Granfino foi considerada a Melhor do Teste e a Escolha Certa – as conclusões do estudo foram publicadas na edição 203, da Revista. O produto apresentou os melhores resultados em todos os critérios avaliados, mostrando excelente qualidade, ótimo rendimento e, ainda, bom preço. Na análise, foram verificados itens como: rotulagem, classificação vegetal, análise sensorial, cocção, análise físico-quimica, veracidade das informações e microbiologia.

A associação analisou a concentração de ferro, zinco, potássio, fósforo, manganês, proteínas e fibras nos lotes de feijão preto cru. “O feijão contém nutrientes que favorecem o funcionamento adequado do organismo e atuam desde o retardo do envelhecimento precoce, até o fortalecimento do sistema imunológico”, esclarece Fernanda. O feijão preto é um alimento muito importante na dieta, e garantir ao consumidor a segurança de estar levando um grão de qualidade para mesa é uma das prioridades da Granfino. “O consumidor pode ficar despreocupado quanto à idoneidade dos testes. Até porque, nós da indústria, sempre respeitamos os critérios avaliados. Debatemos, claro, quando os resultados não são favoráveis, mas isso ocorre pois sabemos que no lado da PROTESTE estão pessoas capacitadas que levaram em conta procedimentos técnicos que foram baseados em estudos fundamentados. Por isso, quando temos um resultado desses, favorável ao nosso produto, celebramos com nossa equipe de Qualidade, pois esses resultados aferem a nossa qualidade através de olhos especializados externos.”, diz Felipe Lantimant, gerente de Marketing da Indústria Granfino.

Sob demanda

E foi pensando na transparência das relações e do valor de suas ofertas, que a Granfino testou novos alimentos e submeteu seus produtos à avaliação do selo Testado e Aprovado, da PROTESTE. No estudo, os itens passam por todas as análises de qualidade e o selo atesta que o produto está em conformidade com as legislações vigentes e metodologias desenvolvidas pela Proteste. “Os testes seguem os mesmos altos padrões. A diferença é que o produto avaliado não é comparado com outros existentes no mercado, ele é analisado conforme as informações e leis que o acompanha ” esclarece Fernanda.

Para a Granfino, o selo de qualidade reforça o compromisso da empresa com a qualidade dos seus produtos e serviços. “Uma, ou mais certificações, reconhecidas, ajudam você a melhorar e harmonizar os padrões de segurança de alimentos, desde a sua cadeia de suprimentos, à produção e armazenamento. A certificação somente é emitida depois de análises e da comprovação do nível de excelência empregado.”, finaliza Felipe.

selo produto

Conheça os produtos Granfino com o selo Testado e Aprovado

  • Arroz branco (1 e 5kg)
  • Arroz Integral (1kg)
  • Farinha de trigo
  • Tapioca hidratada

Em todos os produtos foram avaliados: rotulagem e veracidade do rótulo, contaminantes como aflatoxinas, ocratoxina, matérias estranhas microscópicas como ácaros, fragmentos de insetos, sujidades e, ainda, microbiologia para avaliar a presença de microrganismos que podem afetar a saúde dos consumidores. Além disso, nos arrozes branco (1kg e 5kg) e integral (1kg) também foi verificado se havia quase 100 substâncias tóxicas como naftaleno, fluoreno, propanil e outras. E, ainda, analisada a classificação vegetal para avaliar os percentuais de grãos defeituosos, a classificação do arroz, umidade, cocção, capacidade de expansão e as características sensoriais.

Conheça a PROTESTE

A PROTESTE atua há mais de 20 anos na conscientização do consumidor brasileiro sobre seus direitos, incluindo aqueles relacionados à saúde e alimentação.
Nosso Centro de Competência de Alimentação e Saúde atua na realização de testes de qualidade que analisam alguns dos principais alimentos disponíveis no mercado, sobretudo, quanto às informações divulgadas em seus rótulos. Clique aqui para acessar a nossa página de testes e compare suas marcas favoritas de itens como café, iogurte e azeite. E acompanhe no nosso blog os conteúdos publicados regularmente.