Saiba os perigos da pressão alta para a saúde

Saiba os perigos da pressão alta para a saúde

Alguns fatores podem contribuir para o surgimento da doença, que atinge 25% da população adulta brasileira

A pressão alta, também chamada de hipertensão arterial, é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. Existem características de risco que não podem ser controladas, como a hereditariedade, idade avançada e gênero, mas existem hábitos que podem ser adotados e que diminuem os riscos da pressão alta.

Quando não é controlada, a hipertensão pode trazer graves complicações para a saúde e qualidade de vida de alguém. É possível não apenas evitar o surgimento da pressão alta, como também diminuir seus riscos no caso de quem já teve o diagnóstico da doença.

banner-reclame

Descubra o que é hipertensão, como aferir a pressão alta, os perigos dessa enfermidade, algumas das principais causas e, principalmente, como evitar ou controlar seus efeitos, de forma a manter a sua saúde preservada.

O que é pressão alta?

A pressão alta ou hipertensão é uma doença que provoca problemas cardiovasculares ao atingir áreas como vasos sanguíneos, coração e cérebro. A hipertensão acontece quando o nível da pressão arterial está elevado e atinge 140 x 90 mmHg (milímetro de mercúrio), ou 14/9 no jargão popular.

A numeração pode variar de acordo com o ambiente em que a aferição da pressão acontece. Diretriz da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) indica os seguinte parâmetros:

  • Pressão alta: igual ou maior que 130 x 80, quando a aferição for em casa, ou 140 x 90, quando a aferição ocorrer em consultório;
  • Pré-hipertensão: varia entre 130 e 139 x 85 e 89;
  • Pressão normal: números iguais ou abaixo de 120 x 80.

Para converter a numeração em padrão decimal, basta colocar uma vírgula após os dois primeiros números. Por exemplo: se a pressão de alguém deu 119 x 80, significa que está em 11,9 por 8.

De acordo com o Ministério da Saúde, a incidência de pressão alta é maior em pessoas negras, entre diabéticos e em grupos de homens com até 50 anos e mulheres acima de 50 anos

Já a SBC indica que a hipertensão é a principal causa de morte no Brasil e no mundo. Além disso, estima-se que 25% da população brasileira adulta seja hipertensa, o que equivale a quase 40 milhões de pessoas.

Dica: Diabetes e hipertensão: juntas, são mais perigosas

Pressão sistólica

A pressão sistólica ocorre na contração do coração. Também chamada de pressão máxima, ela é apontada na aferição de pressão pelo primeiro número, geralmente de três dígitos. Esse movimento permite que o sangue seja impulsionado para os vasos sanguíneos.

Pressão diastólica

A pressão diastólica ocorre no relaxamento do coração, quando o músculo tem menos pressão interna e recebe o sangue que sai das veias que abastecem o coração. Ao medir a pressão arterial, a pressão diastólica é representada pelo número de dois dígitos.

Perigos da pressão alta

A SBC indica que a hipertensão é agravante de quadros de infarto, AVC (Acidente Vascular Cerebral), aneurisma arterial e insuficiência renal. Por estar relacionada ao aumento da pressão nos vasos sanguíneos, os principais perigos são o infarto e o acidente vascular cerebral.

Infarto agudo do miocárdio

O infarto é um ataque cardíaco caracterizado pelo bloqueio de fluxo sanguíneo no coração. Isso impede o músculo de funcionar, o que pode causar danos irreversíveis ou levar à morte. 

A hipertensão pode lesionar tecidos do coração ou dos vasos sanguíneos e, por consequência, causar o infarto agudo do miocárdio.

Acidente vascular cerebral (AVC)

O AVC é causado pela interrupção ou redução do volume de sangue que vai para o cérebro, isso faz com que as células deixem de consumir nutrientes e oxigênio

O acidente vascular cerebral também pode ser causado pelo rompimento de um vaso sanguíneo, que provoca uma hemorragia cerebral. Problemas nos vasos sanguíneos causados pela hipertensão aumentam as chances de AVC.

Dica: Consumo de sódio: moderação é a palavra-chave

Causas

Existem várias causas para a hipertensão arterial, sendo algumas delas naturais e outras relacionadas a hábitos e estilo de vida. Saiba mais sobre as principais causas de pressão alta.

Hereditariedade

De acordo com o Ministério da Saúde, 90% dos casos de hipertensão são hereditários, ou seja, é uma condição genética. Por isso, quem possui pais ou familiares próximos que sejam hipertensos precisa tomar cuidado, pois pode existir pré-condições para desenvolver a doença.

Alimentação 

Excesso de sal, consumo de bebida alcoólica de forma excessiva e consumo de alimentos que prejudicam o controle do colesterol, como ultraprocessados e frituras, são fatores que podem causar hipertensão. 

Além disso, a má alimentação aumenta os riscos de obesidade, que é outro fator relacionado à pressão alta.

Atividade física

A falta de atividade física também é um fator que pode desencadear hipertensão, pois exercícios ajudam a manter o coração funcionando corretamente e auxiliam, também, no controle do peso, evitando a obesidade.

Estresse 

O estresse é um dos fatores de risco para doenças do coração pois ele contribui para desregular a atividade cardíaca, o que pode desencadear, ao longo do tempo, hipertensão. Por isso, assim como é importante manter o corpo saudável, a mente deve ser preservada para que aspectos emocionais não contribuam para o aparecimento de doenças.

Meditação, caminhada ou a prática de outras atividades relaxantes podem ser úteis para controlar o estresse a longo prazo e, como consequência, diminuir os riscos da pressão alta.

guia-do-direito-do-consumidor

Diagnóstico

O diagnóstico de hipertensão é feito com o monitoramento da pressão sanguínea e, posteriormente, com a avaliação médica. 

Se após duas aferições em ao menos duas consultas a pressão estiver acima de 140 x 90, ou se o nível de pressão aumentar sempre a cada nova aferição, é um indicativo da presença de hipertensão.

A partir do diagnóstico, os médicos podem iniciar o tratamento e manter o monitoramento da pressão para verificar se ela está sob controle. Afinal, a hipertensão quase não possui sintomas, mas quando aparecem envolvem dores no peito, dor de cabeça, tonturas e visão embaçada, que podem ser sinais de infarto ou AVC iminentes.

Como medir a pressão arterial corretamente?

A pressão arterial é medida com um dispositivo conhecido como esfigmomanômetro. Muitos desses dispositivos são eletrônicos e podem fornecer medições precisas de pressão sanguínea quando aplicados ao braço ou ao pulso.

A aferição é importante principalmente para hipertensos, que devem manter os índices controlados. Como referência, a pressão normal é considerada 120 por 80. 

Para medir a pressão corretamente, tome algumas medidas:

  • Não pratique atividade física até 1 hora antes da aferição;
  • Esvazie a bexiga;
  • Não fume ou consuma bebida alcoólica ao menos 30 minutos antes;
  • Esteja em repouso.

Depois de tomar essas medidas, é hora de começar a aferição da pressão:

  1. Sente-se e mantenha a coluna ereta;
  2. Coloque a braçadeira do medidor de pressão no braço esquerdo, três dedos acima da dobra do cotovelo;
  3. Relaxe o braço com a palma da mão virada para cima, em uma superfície que deixe-o elevado na altura do coração;
  4. Ao iniciar, o medidor de pressão começará a inflar a braçadeira. Mantenha o braço relaxado e espere até o medidor apresentar o resultado;
  5. Lembre-se: pressões com números até 120 por 80 (ou 12 por 8) são consideradas normais. Se o resultado for maior do que isso, é importante procurar ajuda médica.

Existem diferentes tipos de medidor de pressão no mercado. Por isso, a PROTESTE fez o teste de medidores com 11 modelos digitais automáticos de braço e pulso mais vendidos no mercado. O teste avaliou não só as funcionalidades de cada marca, mas também se são confiáveis, se atendem à legislação e, claro,  identificamos o melhor entre as opções disponíveis. Para acessar o resultado, torne-se um associado PROTESTE

Tratamento

Não há cura para a pressão alta, porém o tratamento ajuda a mantê-la sob controle. Cada caso é avaliado de maneira individual e demanda cuidados diferentes, a depender do histórico do paciente.

Em geral, o tratamento envolve, além de medicações prescritas pelo médico, a adoção de hábitos que também contribuem para evitar a hipertensão.

Dica: Segurança alimentar: entenda a importância

Como evitar?

Hábitos alimentares saudáveis e praticar atividade física estão entre as principais maneiras de evitar a hipertensão, especialmente no caso de quem não possui hipertensos na família. Isso porque corre menos risco de ficar doente por causa da hereditariedade da doença. Entre as medidas que ajudam a evitar a pressão alta, estão:

  • Reduzir o consumo de ultraprocessados, frituras, excesso de sal ou de temperos que contêm sódio;
  • Praticar atividade física e exercícios de maneira regular;
  • Evitar o consumo excessivo de álcool;
  • Parar de fumar;
  • Usar técnicas de relaxamento antiestresse. 

Mantenha-se informado com a PROTESTE

A pressão alta é uma questão de saúde que deve ser levada a sério e que, se não for resolvida, pode trazer graves consequências. Por isso, é essencial informar-se corretamente para entender o que pode causar a hipertensão arterial e, principalmente, como evitar ou tratar a doença.

Informação é o que não falta nos portais MinhaSaúde, SeuDireito e ConectaJá produzidos pela PROTESTE, a maior associação de consumidores da América Latina. Neles, você encontra, respectivamente, uma série de artigos e outros conteúdos sobre saúde e bem-estar, direito do consumidor e tecnologia.

Além dos portais de conteúdo, a associação também realiza testes comparativos para avaliar centenas de produtos e serviços com o objetivo de trazer informações importantes que ajudam na sua tomada de decisão. É o caso do teste com medidores de pressão, disponível para associados PROTESTE.

Outro recurso importante que ajuda consumidores é a plataforma Reclame, canal disponível para denunciar problemas com fornecedores de produtos e serviços. 

A ferramenta foi desenvolvida para você registrar a sua reclamação e receber respostas das empresas. Os associados PROTESTE ainda contam com o auxílio especializado de especialistas em defesa do consumidor para chegar a uma solução. Acesse a plataforma ou ligue para 4020-7747 para fazer a sua reclamação.