Por que a pressão alta é um assassino silencioso?

Por que a pressão alta é um assassino silencioso?

Saiba como manter sua pressão arterial controlada e o que fazer para evitar a hipertensão

A hipertensão arterial é um dos mais principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. A pressão alta afeta um em cada quatro brasileiros adultos, segundo o Ministério da Sáude, e mata. No entanto, muitas pessoas que possuem a doença não sabem dessa condição, pois ela não apresenta sintomas. Por isso, a pressão alta costuma ser chamada de “assassino silencioso”. O tema foi destaque no site LifeExtension.

Alguns fatores de risco para doenças cardiovasculares não são controláveis. Entre eles, a idade avançada, sexo masculino, pós-menopausa e histórico familiar da doença. Felizmente para muitos, a hipertensão está entre os fatores de risco controláveis, dependendo de questões como tabagismo, excesso de peso, diabetes ou síndrome metabólica, e presença de triglicerídeos e colesterol elevados. Portanto, para muitos a pressão alta só mata se os devidos cuidados não forem tomados

Você sabe qual sua média de pressão arterial?

A pressão arterial normal é inferior a 120/80 mm Hg. Quando o número superior (sistólico) está entre 120 e 129 mm Hg e o número inferior (diastólico) é inferior a 80 mm Hg, a pressão arterial é elevada. A hipertensão estágio 1 ocorre quando a sistólica está entre 130 e 139 mm Hg e a diastólica é 80 a 89 mm Hg. A hipertensão do estágio 2 é categorizada como pressão arterial maior que 140/90 mm Hg.2

A pressão arterial é medida com um dispositivo conhecido como esfigmomanômetro. Muitos desses dispositivos são eletrônicos e podem fornecer medições precisas de pressão sanguínea quando aplicados ao braço ou ao pulso. No entanto, a pressão sanguínea muda ao longo do dia e pode ser maior do que o usual quando medida no consultório devido à “síndrome do jaleco branco” (ansiedade do paciente). Sendo assim, monitorar a pressão arterial em casa é maneira ideal de avaliar a eficácia da manutenção da pressão arterial.

Como evitar a pressão alta?

Para manter a pressão controlada, não há mistério. Evitar o cigarro, manter um peso saudável, consumir uma dieta saudável, ingerir uma baixa quantidade de sal, praticar exercícios regulares e monitoramento periódico da pressão arterial por um profissional médico, são essenciais para o controle da pressão arterial.

Também é importante controlar o estresse a longo prazo. Por isso, a meditação, a caminhada ou a prática de outras atividades relaxantes podem ser úteis.

Ainda não conhece a PROTESTE? Clique aqui e entenda como ajudamos o consumidor a defender seus direitos.