Úlceras no estômago: sintomas, causas e tratamento

Úlceras no estômago: sintomas, causas e tratamento

Lesões graves podem perfurar os órgãos do sistema digestivo e causar até câncer

Dor intensa e persistente na barriga pode ser sinal de úlceras gástricas. Essas feridas no revestimento interno do estômago causam bastante desconforto, além de aumentarem o risco de outras complicações, como o desenvolvimento de câncer no local.

Felizmente, é possível tratar o quadro ulcerativo com medicamentos e uma alimentação saudável. O artigo de hoje vai explicar todos os detalhes.

banner-reclame

Continue a leitura para saber quais são as causas da úlcera, como identificar os sintomas e como é feito o diagnóstico. Veja, ainda, orientações para o tratamento e a prevenção desse problema.

O que é úlcera?

Úlceras são feridas que podem aparecer em diversas partes do corpo, da boca ao intestino. Essas lesões são mais comuns no estômago, conhecidas como úlcera péptica ou gástrica. Elas se assemelham a uma afta, tendo formato redondo ou oval.

Dica: Segurança alimentar: entenda a importância

Para entender a ocorrência das úlceras gástricas, primeiro é preciso compreender o processo digestório do organismo humano. Funciona assim: após a ingestão do alimento, os ácidos estomacais entram em ação para digeri-lo. São substâncias muito fortes, mas que não afetam o resto do corpo em situações normais.

No entanto, quando há alguma lesão, as paredes internas do estômago e do duodeno ficam enfraquecidas. Então, o suco gástrico pode corroê-las, causando os ferimentos conhecidos como úlcera péptica.

Causas das úlceras no estômago

As úlceras gástricas se desenvolvem quando os mecanismos naturais de defesa e recomposição dos órgãos do sistema digestivo estão debilitados. Isso pode vir em decorrência de diferentes fatores. Entre eles:

Helicobacter pylori: essa bactéria pode estar na água e em alimentos que consumimos. O microrganismo, capaz de sobreviver ao pH extremamente ácido do suco gástrico, ataca as paredes internas do estômago.

Histórico familiar: a predisposição genética pode ser um componente para o surgimento de úlceras pépticas.

Medicamentos: anti-inflamatórios não esteroides e ácido acetilsalicílico estão associados a quadros ulcerativos. Por isso, deve-se tomar cuidado com o uso excessivo desses remédios.

Estresse psicológico: o desequilíbrio emocional estimula a secreção de ácidos que, por sua vez, atacam os órgãos do sistema digestivo.

Tabagismo: fumantes têm mais propensão a desenvolver úlceras, se comparados a pessoas que passam longe do cigarro. Nesses casos, as feridas também demoram mais para cicatrizar e podem retornar com mais frequência.

Alcoolismo: o consumo de bebidas alcoólicas aumenta a produção de ácido gástrico. Embora quantidades moderadas não tenham ligação direta com doenças ulcerativas, o abuso pode dificultar o tratamento.

Sintomas de úlcera gástrica

Os sintomas das úlceras no estômago ou no duodeno podem variar de pessoa para pessoa. Em geral, nota-se a presença de dor, podendo ser acompanhada de vômito e fezes escurecidas. Confira os detalhes:

Dor ou queimação

A dor da úlcera é concentrada na região torácica, entre o esterno (osso do peito) e o umbigo. Ela se manifesta com mais intensidade quando o estômago está vazio, pois, sem alimentos para digerir, os ácidos acabam irritando a barriga.

Alguns pacientes chegam a despertar durante a madrugada, tamanho o desconforto. Porém, a queimação passa depois de comer ou tomar um antiácido.

Distensão estomacal

Úlceras às vezes causam edemas nos tecidos que ligam o estômago ao intestino e dão aquela sensação de “inchaço”. Por isso, impede a passagem dos alimentos, podendo causar a distensão estomacal.

Vômito

Náuseas e enjoo após as refeições são reações possíveis às úlceras gástricas. Dependendo da gravidade das feridas, pode haver presença de sangue no vômito.

Fezes escuras

Fezes escuras ou avermelhadas também indicam sangramento. Esse é um sintoma de complicações.

Dica: Tipos de leite: integral, semidesnatado e desnatado

Complicações da doença ulcerativa

A maior parcela dos casos de úlcera é curada sem complicações. Entretanto, algumas pessoas evoluem para situações mais sérias, inclusive com risco de vida. Veja quais são os episódios que inspiram cuidados extras:

Hemorragias

Vômito vermelho ou marrom e fezes escuras são indícios de úlcera hemorrágica. A coloração alterada das secreções é, justamente, devido à presença de sangue. A perda sanguínea ainda pode desencadear fraqueza, redução da pressão arterial, sudorese, desmaios e anemia.

Perfuração ou obstrução

As lesões no duodeno e no estômago podem perfurar esses órgãos, causando uma dor repentina, forte e prolongada. Essa é uma emergência médica que demanda cirurgia.

Já o inchaço dos tecidos inflamados pode estreitar o duodeno, dificultando a digestão. O excesso de vômitos leva à desidratação e à perda de peso. Pode haver necessidade de intervenção cirúrgica.

Câncer

Úlceras gástricas causadas pela Helicobacter pylori elevam a propensão para desenvolvimento de câncer no estômago. Portanto, não basta tratar os sintomas: é importante eliminar a bactéria do organismo.

Diagnóstico de úlcera péptica

O exame feito para diagnosticar úlcera gástrica é a endoscopia digestiva alta. Ela é realizada a pedido do gastroenterologista, médico especialista em doenças do trato digestivo.

A endoscopia usa um tubo flexível de menos de 1cm de diâmetro – o endoscópio. Esse aparelho tem uma câmera na ponta e serve para visualizar o interior do corpo humano.

Com um sedativo, a pessoa dorme e não sente qualquer incômodo. Então, o médico insere o endoscópio pela boca do paciente e visualiza as imagens a partir de um monitor externo.

A câmera passa pelo esôfago, pelo estômago e pelo duodeno, mostrando possíveis inflamações ou lesões no revestimento gástrico. Em acréscimo, pode ser feita a coleta de material para biópsia, o que ajuda a identificar a presença de H. pylori no organismo. O procedimento leva cerca de dez minutos.

Outros exames, como raio-X e análise dos ácidos gástricos, são úteis em casos específicos. Contudo, eles costumam ser menos frequentes que a endoscopia digestiva alta.

guia-do-direito-do-consumidor

Tratamento das úlceras de estômago

O tratamento das úlceras envolve a prescrição de medicamentos. O médico gastroenterologista poderá receitar antiácidos para aliviar os sintomas ou antibióticos, se houver infecção por bactéria

A necessidade de cirurgia é rara, sendo recomendada apenas para episódios que envolvam hemorragia, perfuração, obstrução ou suspeita de câncer.

Além disso, a adoção de hábitos saudáveis contribui para evitar novos quadros ulcerativos. As recomendações incluem:

Não fumar;

Evitar bebidas que estimulem a produção de ácidos, como café, chá, refrigerante e alcoólicos;

Fazer refeições menores para que o estômago não precise liberar tanto suco gástrico;

Comer várias vezes ao dia, evitando o jejum, que deixa o trato digestivo suscetível a inflamações;

Controlar o estresse, na medida do possível;

Suspender o uso de medicamentos como ácido acetilsalicílico e anti-inflamatórios. Para não prejudicar um eventual tratamento, melhor conversar com um especialista antes de alterar a medicação.

Reeducação alimentar com o consumo de probióticos, vitaminas e minerais. Além de evitar gorduras saturadas, carboidratos simples e sódio para melhorar o quadro clínico. 

Diferenças entre úlcera e gastrite

Muita gente confunde os sintomas de úlcera péptica com gastrite, então vale a pena observar a diferença. As úlceras, como explicado ao longo deste artigo, são lesões internas no estômago ou no duodeno. Enquanto isso, a gastrite é uma inflamação do revestimento gástrico.

As causas para essa inflamação podem ser as mais diversas, do estresse físico às intoxicações alimentares. A lista também inclui os fatores de ulceração, como uso de alguns medicamentos, infecção por Helicobacter pylori e consumo excessivo de álcool ou cigarro.

É importante ressaltar que nem toda gastrite desencadeia úlceras estomacais. No entanto, um quadro inflamatório sem o devido tratamento pode prejudicar as paredes internas do órgão a ponto de aparecerem feridas.

Para bagunçar ainda mais o diagnóstico, os sintomas da gastrite são semelhantes aos da úlcera: azia, queimação, dor na área do esterno, náuseas e arrotos. Na dúvida, recomenda-se a realização da endoscopia para averiguar o caso.

Dica: Arroz e feijão: combinação brasileira é queridinha dos nutricionistas

Úlceras no estômago? Procure ajuda profissional

As dores abdominais causadas pelas úlceras gástricas são bastante incômodas. Diante de uma crise, há pessoas que recorrem a analgésicos e outros medicamentos para alívio do desconforto.

Isso é um perigo! Remédios aparentemente inofensivos, como AAS e anti-inflamatórios, agravam as lesões. Dessa forma, fica o alerta para nunca se automedicar.

Caso você note sintomas de gastrite ou úlcera péptica, procure a unidade de saúde mais próxima. O médico de plantão vai receitar as medicações adequadas.

Havendo sangue no vômito ou nas fezes, ou então dor abdominal incessante, a assistência deve ser imediata. Esses são sinais de agravamento do quadro, com hemorragia ou perfuração do estômago ou do duodeno.

Fora o acompanhamento médico, você ainda pode recorrer ao auxílio de nutricionista para a composição de um cardápio menos inflamatório. Um plano alimentar pensado especificamente para as suas necessidades vai garantir mais saúde e qualidade de vida ao seu dia a dia.

Informe-se com a PROTESTE

Por fim, lembre-se de que este artigo tem caráter informativo e não deve ser utilizado para autodiagnóstico. Havendo suspeita de úlcera, procure ajuda médica.

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, atua há mais de 20 anos na conscientização do público brasileiro para que as pessoas possam tomar as melhores decisões

No blog MinhaSaúde, trazemos conteúdo de qualidade sobre alimentação, atividade física e tudo que diz respeito ao seu bem-estar.

Se você gostou deste texto, também pode se interessar pelo post sobre prevenção e cuidado da diabetes através da alimentação

Conheça, ainda, os blogs SeuDireito e ConecteJá, com dicas sobre direito do consumidor e tecnologia.