Pressão alta: monitoramento  ajuda no controle da doença

Pressão alta: monitoramento ajuda no controle da doença

Um aparelho confiável faz diferença no monitoramento da pressão em casa. No mercado, a Incoterm traz Selo Proteste com resultado do MELHOR DO TESTE

De acordo com os dados da Pesquisa Nacional de Saúde (2013), entre os brasileiros adultos, 32,3% sofrem com hipertensão arterial sistêmica (HAS), a popular pressão alta. São 388 pessoas que morrem diariamente, segundo o Ministério da Saúde. O monitoramento da pressão em casa é uma das opções que se encontra para acompanhamento da doença e seu controle. Mas o que esperar de um medidor de pressão? O assunto está na edição 214, da Revista PROTESTE, onde foram avaliados 11 aparelhos digitais – nos modelos braço e pulso. Entre os destaques da análise está o aparelho de pulso da Incoterm, o MP060, considerado o MELHOR DO TESTE na sua categoria.

Transparência com o consumidor

Agora, em outubro, o MP060 da Incoterm ganha o Selo MELHOR DO TESTE  nas suas embalagens e nos pontos de vendas como referência da análise da PROTESTE. “O Selo PROTESTE é uma comunicação que auxilia o consumidor na hora da escolha”, esclarece Soraya.

Para a Incoterm, o selo é uma forma a mais de comunicação sobre a preocupação com a qualidade de seu produto. “Por se tratar de um produto para medição humana, é importantíssimo nossos consumidores estarem seguros na decisão de compra e principalmente no momento da utilização do medidor. Há mais de 48 anos buscamos soluções em medição para atender os nossos clientes, somos especialista em termômetros, medidores de pressão, inaladores e outros instrumentos para medição humana, laboratorial e industrial. Com muita satisfação recebemos o SELO MELHOR DO TESTE em nosso Medidor de Pressão Arterial MP060. Esta aquisição confirma nossa preocupação com a qualidade em nossos produtos e em todos os nossos processos”, explica Andreas Weimer, CEO da Incoterm.

Sobre o teste

O teste realizado pela PROTESTE avaliou dez parâmetros, em cinco modelos de pulso testados.. O MP060 da Incoterm já se destacou apresentando uma excelente acurácia (0,67%). Se você não sabe, a acurácia mostra, exatamente, a confiabilidade da medição. Além disso o produto traz garantia de cinco anos e indicador de arritmia cardíaca.

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é um grande problema de saúde. De acordo com a especialista da PROTESTE Soraya Margem,a doença tem um agravante já que é frequentemente assintomática.  “A hipertensão costuma evoluir com alterações estruturais e/ou funcionais em órgãos-alvo, como coração, cérebro, rins e vasos. Ela é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares (DCV), doença renal crônica (DRC) e morte prematura”, explica.

Monitoramento da pressão em casa

A pressão alta é uma doença silenciosa. Para acompanhar o quadro de saúde, segundo recomendação do Ministério da Saúde, a indicação é monitoramento da pressão arterial regularmente. Pessoas acima de 20 anos devem realizar a medição ao menos uma vez por ano, mas, se houver casos de hipertensão na fámilia, a indicação é de duas aferições. A prática ajuda no diagnóstico precoce da doença e, consequentemente, no início do tratamento.

A aferição é realizada a partir da pressão máxima (sistólica), que ocorre durante a batida do coração, e a mínima (diastólica), que se dá antes da próxima batida. O ideal é que sejam registrados números abaixo de 120 X 80 milímetros de mercúrio (mmHg), de acordo com as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (DBHA). Se a máxima estiver de 121 a 139 mmHg, e a mínima, de 81 a 89 mmHg, já é considerado pré-hipertensão. No caso do monitoramento domiciliar se forem identificados números iguais ou superiores a 130 X 80 mmHg deve-se procurar o médico imediatamente.

Por que fazer a automedida?

A automedida da pressão arterial é importante no acompanhamento dos níveis arteriais do paciente, e pode ser útil no diagnóstico da hipertensão. Outro ponto positivo, destacado pela especialista é que na clínica, muita gente tem receio de colocar o aparelho e isso pode fazer com que a pressão suba temporariamente, o efeito é conhecido como a ‘sídrome do jaleco branco. “A ansiedade da presença do médico ou da simples aproximação de um consultório, pode comprometer. É preciso estar relaxado no momento da medição, e o ambiente da sua própria casa pode ajudar, já que a hipertensão se relaciona com o aspecto emocional’, explica.

A HAS pode ser controlada. Práticas de um estilo de vida mais saudável com uma dieta equilibrada, atividade física regular, controle do peso corporal e monitoramento da pressão arterial são alguns dos processos que impactam positivamente na qualidade de vida e no controle da pressão. Já outros hábitos como tabagismo, consumo excessivo de álcool e estresse podem potencializar os efeitos da doença.

Confira, agora, alguns dos itens avaliados no teste da PROTESTE, e o que você precisa saber na hora de escolher o seu modelo:

  • Acurácia: Avaliação da confiabilidade das medições do medidor de pressão. Para isso, o percentual médio de erros das leituras, quando submetido a diferentes condições ambientais, foi analisado. Nesse critério, quanto menor o percentual, melhor a performance.
  •  Garantia: Verificação do tempo (em anos) de garantia oferecida pelo fabricante. Quanto maior o prazo, melhor, pois, nesse período, o fornecedor assegura a qualidade do produto. Por isso, é importante ler o manual de instruções para saber as condições da garantia do produto.
  •  Selo Inmetro : Consulta ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para verificar se o número da certificação estava dentro da validade e ativo (data da avaliação: 18/03/21). Esse selo indica que o aparelho foi submetido a ensaios no fabricante para garantir a confiabilidade das medições.
  • Indicador de arritmia cardíaca: Verificação da presença da função indicador de arritmia cardíaca, que aponta batimentos cardíacos irregulares.
  •  Registro na Anvisa: Consulta à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para verificar se o número de registro no órgão estava vigente (data da avaliação: 18/03/21). O órgão é o responsável pelo registro, regulamentação e liberação do produto para comercialização no país.
  •  Memória: Análise da capacidade de memória, considerando o número máximo de medições armazenado no medidor de pressão.
  •  Vida útil: Avaliação de quanto tempo o medidor pode ser usado sem perder suas características essenciais; e recomendação de verificação da calibração anual no manual de instrução.
  •  Requisitos técnicos: Consideração dos parâmetros técnicos legais preconizados nas Portarias INMETRO n°384, de 18/12/2020, e n°46, de 22/01/2016, e requisitos da Associação Brasileira de Normas Técnicas – NBR IEC 80601-2- 30/2014. Esses itens analisados garantem a padronização das especificações da braçadeira, monitor e de segurança e desempenho essencial para medidores de pressão automáticos.

Conheça a PROTESTE

PROTESTE atua há mais de 20 anos auxiliando o consumidor brasileiro sobre seus direitos, incluindo aqueles relacionados à saúde e alimentação, e as melhores escolhas no mercado.

Nosso Centro de Competência de Alimentação e Saúde atua na realização de testes de qualidade que analisam alguns dos principais alimentos disponíveis no mercado, sobretudo, quanto às informações divulgadas em seus rótulos.