Invista no seu sono: colchão Emma Original recebe selo Testado e Aprovado da Proteste

Invista no seu sono: colchão Emma Original recebe selo Testado e Aprovado da Proteste

Produto da marca internacional foi avaliado por especialistas em diversos parâmetros que ajudam a garantir seu padrão de qualidade na entrega ao consumidor

Para quem já vinha tendo problemas com o sono, a pandemia mostrou-se uma agravante ainda mais preocupante e desafiadora. Não à toa, de acordo com uma pesquisa recente realizada pelo Instituto do Sono, cerca de 70% da população alegou dificuldades para pegar no sono durante e depois desses 2 anos de isolamento. Ou seja, mais da metade da população do país apresenta problemas para dormir de alguma forma e isso reflete diretamente em diversas questões.

Se você já passou alguma noite em claro ou dormindo muito pouco, já deve ter percebido as repercussões causadas por isso, que vão desde problemas como irritabilidade, mau-humor e cansaço, até questões como sonolência diurna, propensão ao erro no trabalho, entre outras.

Além disso, o uso de aparelhos eletrônicos se mostra um dos grandes vilões da má qualidade de sono dos brasileiros, e o hábito de usá-los na cama logo antes de ir dormir é uma das coisas mais prejudiciais ao sono que se pode ter.

Nesses casos, o tipo de luminosidade produzida pela tela dos smartphones, induz o cérebro a permanecer desperto e atento, o que dificulta pegar no sono na hora em que desligamos tudo e fechamos os olhos.

Segundo a bióloga Claudia Moreno, doutora em Saúde Pública, e professora chefe do departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), em entrevista para a edição 226 da Revista Proteste (agosto/2022), os fatores que mais afetam o sono dos brasileiros são os eventos de ordem social, que regulam as suas atividades, como os horários de trabalho e estudo.

“Supondo que uma pessoa tenha que entrar no trabalho às 7h e para isso tenha que acordar às 5h, a que horas ela terá que dormir? Isso dependerá da necessidade de sono dela, mas considerando que precise dormir oito horas, isso significa que terá que ir para a cama às 21h.

 Para alguém com hábito matutino, não haveria nenhum problema, porém um perfil intermediário ou vespertino poderia ter muita dificuldade para dormir tão cedo. Assim, ela iria para a cama mais tarde de forma a comprometer seu sono. O mesmo raciocínio é válido para horários escolares ou noturnos, sendo que, neste último caso, a dificuldade é maior para o perfil matutino”, afirma a especialista.

O mais importante é rever e controlar  hábitos e atitudes prejudiciais ao sono, de forma a desenvolver mais estímulos e respostas do corpo quando chega a hora de dormir.

Um dos melhores estímulos possíveis, é um colchão de qualidade, capaz de reunir características essenciais para uma boa noite de sono. Uma junção de conforto com qualidade dos materiais e tecnologia, pode transformar seu momento de descanso do dia para a noite – literalmente!

Mas o que torna um colchão bom de verdade? Foi isso que os especialistas analisaram durante os testes realizados pela PROTESTE para atestar a qualidade do colchão Emma.

Como a PROTESTE avaliou o colchão?

A Emma – The Sleep Company, fundada em 2013 pelo Dr. Dennis Schmoltzi e Manuel Mueller na Alemanha, chegou ao mercado brasileiro em 2019 prometendo produtos inovadores e tecnológicos capazes de entregar a melhor experiência de sono possível.

A empresa garante que seus produtos são desenvolvidos por especialistas da indústria do sono, somando mais de 4 milhões de colchões vendidos mundialmente. Com mais de 75 prêmios atestando diversos aspectos da sua qualidade, a Emma é uma das marcas mais premiada da Europa.

Com esse histórico, o Emma Original chega a solo brasileiro conquistando o Selo Testado e Aprovado da PROTESTE, atestando sua qualidade também perante os parâmetros nacionais.

Assim como em todas as avaliações realizadas pela associação, o colchão Emma foi adquirido de forma anônima e teve diversos parâmetros de uso testados na prática em laboratório.

O objetivo foi entender como o produto se sai em situações de uso normais dos consumidores, analisando questões desde a qualidade dos materiais utilizados na composição até o nível de desgaste do produto após uso prolongado.

O Colchão Emma Original, teve, por exemplo, as  dimensões analisadas, onde foram medidas a altura, a largura  e o comprimento do colchão, comparando com o informado na etiqueta do produto. Este teste é importante porque a questão dimensional impacta na decisão do consumidor, que geralmente tem um espaço previsto para colocar o colchão no cômodo.

Além disso, questões técnicas como análise da densidade também foram essenciais para checar a qualidade do produto. Nesse caso, verifica-se a massa de matéria-prima utilizada para produzir 1 m³ de espuma. Comercialmente, este dado, representado pela letra D, indica firmeza (dureza) da espuma, assim, de forma geral, quanto maior o valor, mais firme é a espuma. Além disso, existe uma relação do peso do usuário com a densidade da espuma  e, no caso de diferenças significativas entre o informado e o avaliado, pode impactar no conforto do usuário.

O modelo da Emma se saiu bem em ambos os testes, demonstrando informações claras e de acordo com os informados na hora da venda. Além disso, sua densidade foi considerada ideal e condizente com o oferecido.

Quando pensamos no uso diário do produto, é importante analisar também questões como a deformação permanente à compressão. Este ensaio consiste na compressão da espuma a 90% da sua espessura inicial, por um determinado tempo. Assim, verifica-se a diferença da espessura antes e depois desse tempo, sendo o limite de perda de, no máximo, 8%.

Portanto, quanto menor for a diferença, maior será o tempo em que o colchão conseguirá sustentar o usuário de forma adequada. O colchão Emma apresentou perda inferior aos 8% estabelecidos e passou no teste.

Outros parâmetros do teste que valem ser destacados foram o teste de resiliência, que, por situações de impacto (uma pessoa sentando e pulando no colchão) avalia a capacidade de retorno da espuma ao seu estado original quando comprimida. Junto dele é realizado o teste de indentação onde é verificada a perda da dureza do colchão com o passar do tempo.

Nos dois testes, o colchão Emma Original se saiu bem e demonstrou que o produto consegue se manter firme por um bom tempo.

Já para atestar a qualidade das matérias-primas, foi realizado o teste de teor de cinzas, onde foi analisado se há presença de carga inorgânica na espuma, o que causaria um falso aumento da densidade e da dureza do preenchimento do colchão.

Um teor de cinza muito alto, acima de 1%, indica a utilização de matéria-prima de baixa qualidade, com excesso de material inorgânico. Não foi o caso do colchão Emma, que teve sua composição analisada e aprovada em relação à composição dos materiais.

“Ao passar por nossos testes por iniciativa própria, o fabricante do colchão Emma demonstra ter uma preocupação maior do que atender apenas a regulamentação obrigatória e seus resultados confirmam isso”, destaca Dino Lameira, especialista PROTESTE responsável pelo teste

O que o selo significa para o consumidor

Diante de um mercado com muitas opções, é importante que o consumidor consiga identificar um bom produto. O selo é uma das maneiras de se fazer isso, atestando qualidade e fortalecendo uma relação de transparência da marca com o consumidor.

O selo Testado e Aprovado da Proteste transmite  confiança ao consumidor de que está levando para casa um produto que respeita e cumpre as promessas do ponto de venda e entrega  uma experiência honesta e de qualidade.

Esse selo empodera e aproxima o consumidor da marca, que demonstra entregar ao mercado um produto  diferenciado e que se destaca perante os concorrentes. A PROTESTE quer reforçar essa transparência no ato da compra, e contar com empresas que também se preocupam com isso é essencial para o objetivo da associação: estabelecer confiança nas relações de consumo.

“O Selo Testado e Aprovado Proteste é uma conquista para a nossa marca no Brasil. O selo comprova a qualidade e tecnologia do nosso produto para proporcionar a melhor noite de sono para os brasileiro e facilita a decisão de compra do cliente,” Caio Abibe, Head de marca da Emma.

A PROTESTE

Somos a maior associação de consumidores da América Latina, temos o compromisso de informar sobre as principais dúvidas do mercado a fim de reduzir os problemas entre os fornecedores de produtos e serviços e seus clientes.

A associação realiza testes comparativos com os principais produtos do mercado que fazem parte do dia a dia do brasileiro. Nossos especialistas avaliam as principais características dos itens em laboratórios credenciados por órgãos fiscalizadores.

e você se interessou pelo teste do colchão Emma, seja um associado para ter acesso a s resultados dos nossos testes comparativos. Dessa forma, você conseguirá comparar as marcas disponíveis no mercado para diversos tipos de produto e poderá fazer uma escolha mais acertada na próxima compra.

Acompanhe SeuDireito para mais explicações sobre produtos, Código de Defesa do Consumidor e relações de mercado. Para novidades sobre saúde e tecnologia, respectivamente, não deixe de conhecer os blogs MinhaSaúde e ConectaJá.

Quer saber os resultados de outros produtos? SEJA ASSOCIADO arrow_right_alt