O que é Listeriose? Bactéria tem alta taxa de mortalidade; veja como se prevenir

O que é Listeriose? Bactéria tem alta taxa de mortalidade; veja como se prevenir

Casos de contaminação aumentaram nos EUA nos últimos anos

Nos últimos anos, houve um aumento nos casos de contaminação causados pela bactéria Listeria, que causa Listeriose, especialmente nos EUA. No Brasil, em 2017, a Anvisa proibiu a distribuição e comercialização de três lotes de queijos da marca Friolack devido à possibilidade de contaminação.

A segurança alimentar depende das práticas de fabricação e dos sistemas de gestão de segurança alimentar para garantir que o consumidor não seja exposto a contaminações.

A Listeriose é uma enfermidade causada pela Listeria monocytogenes, com sintomas que podem surgir até três meses após a infecção, variando de pessoa para pessoa. A taxa de mortalidade associada à Listeriose pode atingir até 30%, afetando principalmente crianças, grávidas, idosos e pessoas imunodeprimidas. Situações mais graves podem levar a complicações no sistema nervoso central.

A Listeria monocytogenes possui a capacidade de aderir a superfícies que entram em contato com alimentos, formando biofilmes e permanecendo no ambiente por meses ou anos.

Essa bactéria é altamente adaptável e pode se reproduzir em condições adversas, incluindo temperaturas de refrigeração e até mesmo congelamento. Além disso, ela consegue proliferar em uma faixa de temperatura entre -1°C e 50°C, resistindo tanto ao calor quanto ao frio.

Teste da PROTESTE

A PROTESTE selecionou 12 alimentos para o teste, baseados em sua disponibilidade no mercado nacional e semelhança com casos de recalls internacionais.

Os resultados mostraram a ausência da bactéria em todos os lotes testados, destacando a produção nacional de forma positiva em comparação a outros países na amostra.

A listeriose é responsável por cerca de 2,5 mil casos por ano nos EUA, com uma média de 500 desses casos resultando em mortes. Em caso de suspeita de contaminação, é fundamental buscar atendimento médico imediato para avaliação do quadro e início do tratamento. Para ler a matéria completa, acesse este link