Listeriose: uma infecção que pode ser fatal

Listeriose: uma infecção que pode ser fatal

Bactéria é foco em análise inédita da PROTESTE

A bactéria Listeria monocytogenes é uma ameaça que preocupa a indústria de alimentos. Capaz de provocar listeriose ou mesmo infecção no sistema nervoso central, ela pode levar à morte – como o recente caso, nos EUA, onde ocorreu o óbito de três pessoas depois do consumo de milkshakes de uma máquina de sorvete contaminada. A PROTESTE, atenta ao tema, verificou a presença da bactéria em 12 alimentos. O resultado da análise foi publicado na edição de março da Revista e esta semana volta nas páginas do jornal O Globo. O consumidor brasileiro pode ficar tranquilo, mas confira o teste e conheça mais sobre a bactéria.

Porque fizemos o teste

Nos últimos anos, houve um aumento de casos de recolhimento de produtos relacionados a contaminação da bactéria Listeria, principalmente noticiados pela Food and Drug Administration (FDA), agência americana que regula alimentos e bebidas. No Brasil, em 2017, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também proibiu, por conta de contaminação, a distribuição e a comercialização de três lotes de queijos da marca Friolack.

No dia a dia, o consumidor depende das boas práticas de fabricação exigidas por lei e sistemas de gestão de segurança de alimentos para não se contaminar. Sendo assim, pela primeira vez, avaliamos a presença de Listeria monocytogenes em 12 alimentos embalados, de marcas variadas – produtos similares aos principais casos de recolhimento internacional. Todos os lotes dos alimentos analisados mostraram a ausência da bactéria. Portanto, são seguros para o consumo. Confira os produtos no final da matéria.

O que é listeriose

A listeriose é uma doença causada pela bactéria Listeria monocytogenes. A manifestação dos sintomas podem levar até três meses e variam de acordo com a pessoa infectada, mas entre eles estão febre e dores musculares, às vezes precedidas de diarreia e outros disfunções gastrointestinais. A sua taxa de mortalidade que pode chegar a 30% e afeta, principalmente, crianças, grávidas, idosos e imunodeprimidos.

“Em situações mais graves, a infecção pode atingir as meninges, causando torcicolo, confusão mental, tontura e convulsões”, explica Mylla Moura, especialista PROTESTE.

A bactéria

A Listeria monocytogenes tem a capacidade de aderir às superfícies que entram em contato com os alimentos, formando biofilmes e permanecendo no ambiente por meses ou até anos. “Ela tem ampla capacidade de adaptação e disseminação em condições adversas, e se reproduz sob refrigeração e até congelamento, dependendo da temperatura, que pode ser entre 0°C e -1,5°C”, alerta Mylla.

Além disso, ela consegue se multiplicar numa faixa de temperatura entre -1° a 50° Celsius, superando o calor e o frio sem dificuldade. Após o primeiro contanto, a Listeria forma biofilmes (películas viscosas feitas para proteção de uma comunidade bacteriana), podendo sobreviver por meses ou até mesmo anos no mesmo local. Todos esses fatores facilitam a contaminação.

Nosso teste

Para a realização do teste, 12 alimentos foram escolhidos com base em duas frentes – a disponibilidade no mercado nacional e a semelhança com casos de recolhimento internacional.

Para o teste, os alimentos foram comprados anonimamente e enviados para análises laboratóriais regulamentadas pelo Inmetro, pela Anvisa e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Realizamos a pesquisa de Listeria monocytogenes em 25 g de cada produto — limite mínimo de detecção do método de análise, de acordo com a legislação (IN n° 161/2022), que estabelece o padrão em alimentos prontos para o consumo.

O resultado foi positivo e a ausência da bactéria nos lotes de produtos testados representa um cenário positivo, que coloca a produção nacional em destaque frente a outros países dentro da amostra.

Conheça os produtos:

  • Hambúrguer de quinoa Amazonika mundi (L20122)
  • Patê de presunto sabor defumado Bunel (26AGO2022)
  • Leite integral UHT Godan (L: 30082)
  • Manteiga com sal Lact Milk (L:3276)
  • Queijo coalho Laticínios Seritinga (LOT169)
  • Broto de feijão Moyashi (LOTE340)
  • Queijo minas frescal Sítio Real (L003)
  • Camarão sete barbas descascado congelado Pesqueiro Frutos do Mar (07CAM21062205AQ)
  • Pizza de frango com requeijão Rezende (L1 T2 R/A)
  • Salsichão Rica (LOT 249)
  • Salada orgânica higienizada Rio de Una Orgânicos (Lote: 0101107/32485)
  • Ricota fresca Laticínios Vitória (E22322803)

A listeriose é responsável por cerca de 2,5 mil casos por ano nos Estados Unidos, sendo, em média, 500 destes fatais. “Em caso de suspeita de contaminação, deve-se buscar atendimento médico prontamente para a avaliação do quadro e o início do tratamento”, orienta Mylla.

No dia a dia, não estamos livres de ingerir algum alimento contaminado, seja numa lanchonete ou em nossa própria casa. Confira no e-book REFEIÇÕES LIVRES DE CONTAMINAÇÃO – saiba o que evitar, você encontra no nosso aplicativo e, com certeza, vai entender um pouco mais sobre os riscos e, principalmente, aprender o que deve fazer para sua segurança.

Saiba mais com os conteúdos da PROTESTE

Enfim, gostou do conteúdo? Continue no MinhaSaúde para acompanhar mais artigos sobre saúde e bem-estar. Constantemente publicamos informações e, por isso, convidamos você para conhecer também as novidades sobre direitos do consumidor e tecnologia nos blogs SeuDireito e ConectaJá.
Conheça também nossos testes comparativos e veja as avaliações dos principais produtos disponíveis no mercado. Em nossos testes são realizadas análises por nossos especialistas a partir de critérios importantes para o consumidor.
author avatar
Manuela Azevedo