Alimentação saudável começa cedo: Mucilon® “Meu Primeiro Lanchinho”, da Nestlé®, recebe selo de Melhor Snack Infantil no Teste da Proteste

Alimentação saudável começa cedo: Mucilon® “Meu Primeiro Lanchinho”, da Nestlé®, recebe selo de Melhor Snack Infantil no Teste da Proteste

Com foco em praticidade e saudabilidade, produto entrega alta qualidade, sabor e nutrientes balanceados

Tem se popularizado no mercado brasileiro, a comercialização de produtos chamados de “snacks”. O termo em inglês nada mais é do que uma tradução da palavra ‘lanches rápidos’ e usado para identificar alimentos deste tipo.

Se comer um snack pode ser considerado benéfico ou prejudicial para o nosso organismo, tudo depende do que, de fato, estamos ingerindo.

Mas e a atual tendência de snacks saudáveis? E os snacks que podem ser oferecidos a bebês de apenas 7 ou 8 meses? Saber o que se está ingerindo, através de uma alimentação consciente e equilibrada faz parte do objetivo da Proteste e pensando nisso, resolvemos testar uma variedade de snacks infantis disponíveis no mercado para avaliar sua qualidade.

O maior destaque ficou para os snacks infantis da Nestlé, da linha Mucilon ‘Meu Primeiro Lanchinho’, e os resultados você confere a seguir!

Como a Proteste testou os snacks infantis?

Também conhecidos como biscoitos para alimentação infantil pela legislação (Portaria n.º 36, de 13 de janeiro de 1998, elaborada pela Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde – SVS/MS), a Proteste resolveu avaliá-los já que a prevalência de obesidade infantil cresce a cada ano no Brasil.

No caso deste teste, os snacks infantis podem ser consumidos por lactentes maiores de 7 ou 8 meses, dependendo do produto em questão.

Considerando esta relevância e diversidade de snacks disponíveis no mercado brasileiro, avaliamos 59 snacks de diferentes marcas e três diferentes categorias: INFANTIL, NÃO FORMULADO e FORMULADO. O teste tem por motivação preocupações com saúde, bem-estar dentro dos novos hábitos de consumo e conveniência cada vez mais exigidos pelos consumidores.

Quer saber mais? Confira o vídeo onde nossa especialista fala mais sobre os snacks e seu impacto na alimentação infantil!

O snack da Nestlé “Mucilon Meu Primeiro Lanchinho”, nosso destaque do teste, estava na categoria infantil – destinado para bebês a partir de 8 meses.

Adquirimos os produtos anonimamente nos mercados e através de compras online da mesma maneira que um consumidor, garantindo assim independência nos resultados do teste.

Foram avaliados os seguintes parâmetros:

Saudabilidade

  • Composição nutricional de relevância – observamos pelos valores informados nas tabelas nutricionais as concentrações de carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibras totais, sódio e outros micronutrientes de relevância de acordo com cada produto.
  • Aditivos – avaliamos a quantidade de aditivos declarados na lista de ingredientes e se causam malefícios à saúde do consumidor.

Consumo seguro

  • Rotulagem – observamos se as informações dos rótulos respeitam a legislação e se orientam o consumidor adequadamente.

Conveniência

  • Tipo de embalagem – verificamos se o material é adequado ao tipo de produto.
  • Conveniência do porcionamento – observamos se os pacotes eram adequados para o consumo de uma única porção.
  • Facilidade de abertura – avaliamos a praticidade de abertura dos snacks.
  • Facilidade de armazenamento – verificamos se as embalagens proporcionam adequado armazenamento caso o alimento não tenha sido consumido por completo e se o produto necessita de conservações especiais, como armazenamento sob refrigeração.

Resultados

Mucilon®, tradicional marca de Cereais Infantis da Nestlé, recebeu o selo de Melhor do Teste pela PROTESTE. O reconhecimento foi concedido na categoria de snack infantil com o produto “Meu Primeiro Lanchinho”, que oferece uma opção saudável e nutricionalmente adequada para bebês a partir de 8 meses.

Desenvolvido especialmente para a fase de introdução alimentar e para os pais que procuram opções práticas e saudáveis para os lanches entre as refeições, “Meu Primeiro Lanchinho” possui formatos diferenciados de coração e estrelinha, projetados para facilitar a pegada dos bebês e promover sua autonomia alimentar.

O snack atende tanto aos aspectos nutricionais (são assados, zero adição de açúcares e sal, fonte de ferro, zinco e vitamina B1) quanto aos de desenvolvimento motor e oromotor, com um formato feito especialmente para a mãozinha dos bebês. O portfólio possui sabores de Vegetais (Milho, Tomate e Abobrinha) e sabores de Frutas (Morango & Banana e Laranja & Banana).

A PROTESTE, em seu teste de snacks infantis, avaliou 59 produtos de diferentes marcas, levando em consideração critérios de saudabilidade, consumo seguro e conveniência. O snack “Meu Primeiro Lanchinho”, da Nestlé®, se destacou na categoria infantil destinada a bebês a partir de 8 meses por apresentar as maiores pontuações em todos os critérios avaliados.

Os resultados mostraram que o produto não contém açúcares adicionados, gorduras saturadas em quantidades alarmantes ou aditivos alimentares prejudiciais à saúde das crianças.

A quantidade de sal também seguiu as normas e foi bem avaliada ao não exceder a quantidade de 300mg/100g de produto pronto para o consumo. Além disso, sua tabela nutricional destaca a presença dos quatro micronutrientes essenciais para o desenvolvimento infantil: ferro, cálcio, zinco e vitamina B1, garantindo a quantidade significativa de cada um deles.

Os resultados alcançados e todas as informações disponíveis são interessantes para a decisão de compras durante o processo de escolha pelos consumidores nas gôndolas, uma vez que a presença de micronutrientes são fundamentais para a manutenção das funções biológicas no organismo.

“Diante dos resultados do nosso teste, verificamos que os snacks infantis da linha Mucilon (Nestlé) se destacam entre os avaliados, sendo considerados de Excelente Qualidade. Por isso, vale a pena consultar um profissional de saúde para ter esses alimentos como aliados em um consumo ocasional de sua criança.” – Mylla Moura

O que o selo significa para o consumidor?

O Mucilon (Nestlé) Meu Primeiro Lanchinho foi o Melhor do Teste por apresentar as maiores pontuações em todos os critérios.

Além de apresentar micronutrientes importantes na formulação do snack, eles também se destacaram por apresentarem a designação completa, conforme indicado pela legislação, e no caso de snacks infantis, que são produtos permitidos para idades (+7 ou +8 meses) este critério é ainda mais relevante.

“Para nós da Nestlé®, é uma honra receber um selo PROTESTE que reforça a qualidade e o compromisso de Mucilon® em fornecer opções adequadas e saudáveis para a alimentação das crianças”, complementa Patrícia Tigre, Head de Marketing de Baby Food da Nestlé® Brasil.

A Nestlé ainda ressalta que estuda em profundidade as necessidades do público de Nutrição Infantil, observando as necessidades do mercado e desenvolvendo produtos que se preocupam tanto com o aspecto nutricional quanto de desenvolvimento motor e oromotor.

Saiba mais com os conteúdos da PROTESTE

Gostou do conteúdo? Continue no MinhaSaúde para acompanhar mais artigos sobre saúde e bem-estar. Convidamos você para conhecer as novidades sobre direitos do consumidor e tecnologia nos blogs SeuDireito e ConectaJá.

Conheça também nossos testes comparativos e veja as avaliações dos principais produtos disponíveis no mercado. As análises são realizadas por nossos especialistas a partir de critérios importantes para o consumidor.