Qualidade do café – entenda porque é importante

Qualidade do café – entenda porque é importante

Lotes apreendidos pelo Mapa, mostram impurezas nos produtos em oito marcas de café

De uns anos pra cá, temos escutado falar ainda mais da qualidade do café. Com a popularização dos baristas e marcas gourmets surgindo no mercado, temos nos deparado com classificações como – fragrância, aroma e defeitos nos grãos; entre outros parâmetros de classificação. Vamos entender no texto!

A verdade, é que independente dos padrões de qualidade do mercado para classificação do produto – órgãos reguladores limitam, por segurança, as matérias estranhas e impurezas no café. E por conta dessa restrição, oito lotes de café das marcas Fazenda Mineira, Jardim, Lenhador Extra Forte, Lenhador Tradicional, Balaio, Bico de Ouro e Bico de Ouro 100% Puro Robusta foram recolhidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Nesses produtos foram detectados que os grãos de café foram substituídos por matéria-prima contendo excesso de cascas e paus de café, a fim de aumentar o volume e enganar o consumidor.

“Os resíduos resultantes do processamento dos grãos de café foram torrados como se fossem grãos legítimos”, de acordo com o coordenador de Fiscalização da Qualidade Vegetal, Tiago Dokonal. (veja no final da matéria os lotes apreendidos)

Mas vamos entender um pouco mais sobre a pureza do café!

Classificação do café

Na edição 224 da Revista PROTESTE, no teste de cafeteira, ouvimos a gestora do Café Magrí, Marília Balzani, sobre a experiência da bebida. É um mundo ainda novo para muitos e até bastante complicado. Mas a sua classificação vai nos ajudar a entender o nível de pureza dos grãos.

“A caracterização de um café como especial ou comum tem a ver com tudo o que é feito durante a sua produção, desde o plantio e a colheita. A quantidade de defeitos é o que determina a qualidade. Por exemplo: é ruim um café que ficou imaturo ou teve algum tipo de praga ou mofou no pé. Tudo isso vai interferir no sabor final”, afirma a barista.

 

Qualidade do café

Sendo assim, a classificação do café torrado é estabelecida em função dos seus requisitos de identidade e qualidade.  Esse padrão oficial do café torrado considera seus requisitos de identidade e qualidade, a amostragem, o modo de apresentação e a marcação ou rotulagem, nos aspectos referentes ao produto.

Simplificando, tecnicamente, o processo de qualificação do café envolve a análise de dez atributos:

  • Fragrância/aroma;
  • Uniformidade na xícara;
  • Ausência de defeitos;
  • Sabor;
  • Doçura;
  • Acidez;
  • Corpo (sensação táctil de peso na língua);
  • Finalização (sabor residual que fica na boca depois de engolir);
  • Equilíbrio (se a doçura, a acidez e os sabores estão em harmonia);
  • Impressão geral.

 

Vamos entender a classificação!

Cada um recebe notas de zero a dez, num total de cem pontos. Os cafés que somam a partir de 82 são considerados especiais, de acordo com o Brazil Specialty Coffee Association Commercial (BSCA), órgão regulamentador no país. “Em resumo, cafés especiais são   considerados melhores porque houve uma preocupação com a seleção de bons grãos. No comum, ou comercial, ficou-se atento ao volume da produção, por isso acabam não se ligando a alguns detalhes que garantem a qualidade. Às vezes, durante a colheita, caem folhas, galhos e outras partículas da própria planta, que acabam indo para o café que a gente compra”, explica Marília.

Mas, como falamos, há um padrão de qualidade definido pela Portaria No 570 e foi exatamente o não cumprimento da regulamentação que determinou a retirada dos produtos da prateleira pelo Mapa.

Grãos funcionam como cápsulas

Vamos entender mais da qualidade do café!

No dia a dia, um fator que interfere no sabor do café é o momento da moagem. “O grão funciona como se fosse uma cápsula, então dentro dela estão todos os compostos voláteis (cafeína, proteínas, carboidratos, etc.) e óleos. Quando moído, é como se a gente o abrisse, e esses compostos volatilizassem mais rapidamente e esses óleos começassem a oxidar”, ressalta Marília.

A profissional reforça que a qualidade do café está relacionada ao processo de produção, independentemente da forma de como ele é comercializado.

Forma de fazer é importante

Marília ainda chama a atenção para outro detalhe: o modo do preparo também é importante para se ter uma boa experiência com a bebida. “É preciso saber fazer o café, seja em qualquer método, espresso, coado, em prensa francesa, em cafeteira italiana… Cada um tem as suas especificidades, truques e padrões para se obter uma extração adequada e um bom resultado na xícara. Então, além do cuidado com o grão que vai usar, ainda tem que pensar na preparação”, diz.

A barista, aliás, aproveita para desmistificar a “lenda” de que café feito no coador de pano é melhor. Esta percepção estaria ligada a uma questão afetiva — quem não lembra do cafezinho da vovó, né?

“Trata-se de uma bebida extremamente oleosa e o pano segura muito os seus óleos. Mesmo lavado direito, ele sempre terá resíduo de cafés passados, o que interfere no sabor do atual. Mas o grande problema é que o óleo que permanece no pano tende a oxidar rapidamente e, se o coador não for bem armazenado, pode proliferar fungos e bactérias”, alerta.

Uma dica: “lavar o coador com água quente, sem passar sabão, colocá-lo dentro de um saco hermético ou um pote bem fechado e guardá-lo no congelador. Depois, passar uma água quente, antes de fazer um novo café”.

Os lotes afetados

Agora que viu as sugestões de preparo e entendeu um pouco sobre qualidade do café, seguem os oito lotes apreendidos pelo Mapa:
FAB08DEZ22 da Fazenda Mineira;

  • 046/23/3D da Jardim;
  • 59 da Lenhador Extra Forte;
  • 59 da Lenhador Tradicional;
  • 58 da Balaio;
  • 02 e 05 da Bico de Ouro;
  • 04 da Bico de Ouro 100% Puro Robusta.

Conheça outros serviços oferecidos pela PROTESTE

Agora que você já conhece os principais tipos de mel, seus benefícios e o que avaliar quando for escolher o produto, acompanhe outros artigos sobre saúde e bem-estar no blog MinhaSaúde. Visite os blogs ConectaJá e SeuDireito para conferir as novidades sobre tecnologia e direito do consumidor, respectivamente.

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, tem a missão de contribuir para a qualidade de vida das pessoas, dando orientações e informações úteis que facilitam o seu dia a dia.

Veja nossos outros testes comparativos com produtos de diferentes categorias disponíveis no mercado, de eletrônicos a itens alimentares. Veja os relatórios feitos pelos nossos especialistas para montar um cardápio saudável e fazer a melhor escolha com base no custo-benefício.

Conheça o canal Reclame e envie sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço. A mensagem será encaminhada para a empresa em busca de uma solução para o seu problema. A resposta chega na própria plataforma. Nossos associados têm o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.