Dormir Bem

Uma boa noite de sono não é apenas revigorante. É essencial para a saúde. Descubra aqui como dormir bem e aproveitar os benefícios de uma vida disposta e saudável.

Aproveite o nosso teste de 100 noites e experimente!
Como melhorar a qualidade do sono durante a gestação?

Como melhorar a qualidade do sono durante a gestação?

Ansiedade, enjoo e aumento de peso são alguns dos fatores que interferem na qualidade do sono das gestantes. Descubra como reduzir o desconforto!

A queda na qualidade do sono na gestação ocorre por diversas razões, tais como alterações hormonais, ansiedade, ganho de peso, enjoos ou refluxo, necessidade frequente de urinar, entre outras.

O motivo do desconforto pode ser diferente, dependendo da fase gestacional. No primeiro trimestre, por exemplo, os enjoos podem ser o principal incômodo, enquanto no final da gestação o aumento de peso prejudica a postura e dificulta a acomodação da gestante na cama. 

De acordo com estudo publicado na Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, a maior parte das mulheres (65,9%) apresenta baixa qualidade do sono na gestação, embora o problema afete de forma mais intensa as mulheres com sobrepeso pré-gestacional, mesmo no segundo e terceiro trimestre da gravidez. 

A dificuldade para dormir, infelizmente, é bastante comum entre mulheres grávidas. De acordo com dados de um estudo da Universidade de Pittsburg, nos Estados Unidos, 72,5% das gestantes classificaram sua qualidade do sono como ruim. E o pior de tudo é que durante a gestação a sonolência tende a aumentar, como efeito do hormônio progesterona. Ou seja, a grávida sente maior necessidade de dormir, mas em grande parte dos casos não consegue repousar de forma adequada. 

Quer saber como melhorar a qualidade do sono na gestação? Confira as nossas dicas!

Reduza o ritmo

Relaxar é importante. Assim, reduza o ritmo no início da noite e procure fazer atividades que propiciem o relaxamento, como escutar música, meditar, fazer alongamentos, entre outras. 

Pratique atividades físicas (com orientação médica)

Se não houver nenhum problema médico que impeça, as atividades físicas são importantes para melhorar a postura e relaxar. Hidroginástica é uma das mais recomendadas para gestantes, em função do baixo impacto e também pelo fato de que a água ajuda a diminuir o inchaço.

Prefira alimentos leves à noite

Não consuma alimentos gordurosos ou muito temperados à noite, para não correr o risco de a azia atrapalhar seu sono. Para evitar os enjoos, não fique longos períodos sem se alimentar. Além disso, evite bebidas que contenham cafeína. 

Diminua a ingestão de líquidos antes de dormir

Com o aumento natural do volume de sangue em circulação, os rins trabalham mais para filtrá-lo e, consequentemente, produzem mais urina. Além disso, com o desenvolvimento da gestação, o útero passa a pressionar a bexiga, reduzindo a sua capacidade de armazenamento, o que aumenta a necessidade de idas ao banheiro. 

Não há muito o que fazer para evitar esse problema, mas é possível reduzir a ingestão de líquidos durante a noite. 

Encontre uma posição confortável

Dormir de bruços ou de barriga para cima é desconfortável para a gestante. O ideal é ficar de lado, com um travesseiro entre as pernas, para apoiar o corpo e aumentar o conforto. É importante também escolher um travesseiro adequado para apoiar a cabeça, evitando torcicolos ou dores na cervical. 

O colchão adequado também ajuda a manter o conforto. Escolher a densidade correta é importante para evitar que ele deforme, mantendo a sustentação do corpo e a coluna alinhada, o que contribui para evitar dores. 

Gostou das dicas? Então, continue em nossa página e saiba mais sobre a importância do sono para o desenvolvimento infantil!

Experimente o colchão Emma por 100 noites. Uma experiência de sono sem preocupações. FAÇA O TESTE arrow_right_alt