Existe posição ideal para dormir?

Dormir com postura inadequada causa dores pelo corpo, má circulação e apneia, entre outros problemas; saiba qual é a posição ideal para dormir

Existe posição ideal para dormir?

Há quem prefira dormir de lado, de barriga para baixo ou para cima. Porém, a má postura durante o sono pode causar vários problemas, como dores nas costas, nos ombros e no pescoço, câimbras, apneia do sono e má circulação, por exemplo. O resultado disso é a sensação de cansaço no dia seguinte, que, com o passar do tempo, pode interferir na qualidade de vida. 

Afinal, é durante o sono que relaxamos e recuperamos a energia para o dia seguinte. Além disso, enquanto dormimos, nosso corpo passa por vários processos, como a ativação da memória, o aumento de função renal e a regeneração de vários tecidos. Pessoas que não dormem bem estão mais sujeitas a problemas como fadiga crônica, dores e até mesmo obesidade. 

Assim, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Colchões (Abicol), é fundamental adotar uma posição confortável para dormir, que permita o relaxamento, além de contar com um colchão de boa qualidade. Além disso, o Instituto Columna, que se dedica à pesquisa, tratamento e reabilitação de pacientes com distúrbios na coluna vertebral, recomenda que o colchão tenha densidade adequada ao peso corporal, e também um travesseiro que se encaixe entre o ombro e o pescoço, com altura compatível. 

No caso do colchão, é importante que ele permita que a coluna vertebral se ajuste, de forma natural. Ou seja, o ideal é que ele afunde um pouco com o peso do corpo, principalmente na região dos quadris e dos ombros, o que permite deitar de lado e manter a coluna reta. Se o material do colchão for menos denso, as costas ficam arqueadas. Já se for muito resistente (duro), nem o quadril nem os ombros afundam, fazendo com que a região da cintura fique torta. 

Qual é a posição ideal para dormir? 

Mas, afinal, além da escolha do colchão adequado, existe uma posição mais indicada ao se deitar? Conforme orientações da área de ortopedia do HCor, sim. Confira!

De lado

Nessa posição, com o tronco e as pernas esticados, a coluna fica alongada, o que reduz a possibilidade de dores nas costas e no pescoço.  

Essa posição também mantém as vias aéreas abertas, sendo a melhor escolha para quem tem apneia ou ronca. Também é recomendado o uso de um travesseiro entre os joelhos. 

Essa é a melhor posição para gestantes, especialmente com o crescimento do bebê. Nesse caso, o mais indicado é que a mulher durma virada para o lado esquerdo. Isso, além de melhorar a circulação, impede que o feto e o útero sejam pressionados contra o fígado, que está do lado direito.

De costas

Quem prefere dormir de barriga para cima deve escolher um travesseiro mais baixo, permitindo que a cabeça, pescoço e coluna fiquem alinhados à coluna cervical. No entanto, quem tem apneia deve evitar essa posição. Isso ocorre porque a tendência é de que a língua vá para trás e dificulte a passagem do ar durante o sono.

De bruços

Essa é a posição menos aconselhada, pois pode sobrecarregar a musculatura do pescoço e da coluna e causar dores. Além disso, ao virar o pescoço de lado, a cervical também é pressionada.

Se for difícil mudar o hábito, a solução para amenizar o desconforto no dia seguinte é dormir sem travesseiro, ou optar por um baixo e macio.