Consumir suco natural desde a infância reduz risco de obesidade? Veja estudo

Consumir suco natural desde a infância reduz risco de obesidade? Veja estudo

Pais e responsáveis devem estar atentos aos hábitos alimentares das crianças e oferecer opções nutritivas e balanceadas

Uma pesquisa da Universidade de Swansea, no Reino Unido, acompanhou 14 mil crianças desde o nascimento até a vida adulta e descobriu que o consumo de refrigerantes antes dos 2 anos aumenta as chances de sobrepeso na fase adulta.

Já o hábito de tomar suco de frutas na infância contribui para a construção de hábitos alimentares saudáveis no futuro.

As crianças que consumiam refrigerante na infância apresentaram maior tendência a consumir mais calorias, gordura, proteínas e açúcar, e menos fibras, na vida adulta. Já quem tomava suco natural consumia menos gordura e açúcar e mais fibras.

O estudo também observou que as crianças que bebiam mais suco se tornaram adultos que consumiam mais peixe, frutas e vegetais, enquanto os que bebiam refrigerante na infância tinham maior probabilidade de se alimentar com ultraprocessados.

O professor David Benton, líder da pesquisa, destaca que os hábitos alimentares da infância definem um padrão que pode levar ao ganho de peso. Ele recomenda oferecer menos gordura e açúcar às crianças e incentivar o consumo de suco de frutas, rico em vitaminas e minerais. As informações são do Metrópoles.