Detox das redes sociais: saiba como fazer e os benefícios

Detox das redes sociais: saiba como fazer e os benefícios

Excesso do uso das redes sociais pode contribuir para a distorção da própria imagem e afetar a auto estima. Veja se você precisa de um detox digital

As redes sociais têm hoje um papel fundamental na comunicação e nas relações humanas em geral. No entanto, se usadas em excesso, podem acabar causando danos psicológicos e emocionais. Um desses efeitos é a distorção da própria imagem, causada pelo comparativo com outras pessoas que exibem seus “corpos perfeitos” no universo digital.

Segundo Monique Pimentel, psicóloga organizacional da Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, esse é um tema bem relevante, atual e que vem sendo alvo de pesquisas. “Alguns estudos já mostraram que a percepção das mulheres sobre a própria aparência é afetada após interagir virtualmente, comprometendo assim sua autoimagem”, comenta.

Alguns estudos já mostraram que a percepção das mulheres sobre a própria aparência é afetada após interagir virtualmente, comprometendo assim sua autoimagem.

Portanto, para evitar esse tipo de transtorno, o recomendado é pegar leve no uso das redes sociais. Se usadas com moderação, é possível filtrar e receber os benefícios que esses meios têm a oferecer. Por isso, se você está sentindo algum incômodo com sua aparência e acredita que isso pode ser fruto do excesso de internet, a sugestão é fazer um detox digital. Veja algumas dicas:

Como fazer um detox das redes sociais?

  • Busque fazer mais atividades desconectadas quando tiver tempo livre. Aproveite para ler um bom livro, ir ao cinema ou assistir a uma série. Se você conseguir ocupar seu tempo se movimentando, melhor ainda!
  • Caso sinta necessidade, desinstale os aplicativos das redes sociais do seu celular por um tempo;
  • Se achar que isso não é necessário, tente estabelecer um tempo limite para uso. Alguns apps já oferecem ferramentas que ajudam a fazer esse controle.
  • Quando estiver em compromissos sociais ou interagindo com outras pessoas, evite dividir sua atenção com o celular. Enquanto estiver aproveitando um tempo longe da internet, foque na vida real tente esquecer das redes sociais.
  • Faça uma análise crítica de quem você segue. Opte por seguir perfis e pessoas que te inspiram ou te divertem. Assim, você muda o foco e aproveita as redes sociais de uma forma positiva. Ao reconhecer perfis que provocam comparações desnecessárias e sensações de inferioridade, deixe de segui-los!

Experimente esse detox das redes sociais e veja o quanto a internet está interferindo na sua saúde mental e na sua autoimagem. Se perceber que as pessoas que você segue estão impactando negativamente, não pense duas vezes e deixe de seguir. Um unfollow pode ser muito terapêutico!