Nunca mais esqueça a pílula com essas dicas

Nunca mais esqueça a pílula com essas dicas

Brasileiras estão entre as que mais esquecem de tomar o contraceptivo; veja as recomendações para quando isso ocorrer

Pelo menos uma vez na vida, boa parte das mulheres em todo o mundo já esqueceu de tomar a pílula anticoncepcional no dia correto ou no horário habitual. E no Brasil, a incidência desses casos é ainda maior.

Para entender mais sobre o tema, a Bayer realizou a pesquisa global “Millennials e Contracepção – Por que nos esquecemos?”, que contou com a participação de 4,5 mil mulheres de nove países. O resultado apontou que as brasileiras são as mulheres que mais esquecem de tomar a pílula.

Quais os motivos?

De acordo com o estudo, a média mundial de mulheres que esqueceram de tomar o medicamento pelo menos uma vez no último mês foi de 39%. Já entre as brasileiras, o número sobe para 58%.

Entres os motivos para o esquecimento, as entrevistadas apontaram o estresse e o fato de guardarem o medicamento em local pouco visível.

Outro dado importante é que seis em cada dez brasileiras não tomam a pílula no mesmo horário todos os dias. Além disso, quase 40% delas não consideram que esse cuidado seja necessário.

Já conhece nosso Serviço Saúde?

Falta de informação

Em entrevista ao portal do médico Drauzio Varella, a ginecologista Marta Finotti, doutora em Medicina Reprodutiva e Ginecologia Endócrina pela Universidade Federal de Goiás (UFG), comentou os dados da pesquisa e afirmou que a falta de informação – principalmente das pacientes jovens – ainda é um grande problema.

“Muitas garotas chegam ao consultório pensando que não é necessário tomar a pílula todos os dias, mas somente quando têm relação sexual. Isso ocorre porque em geral quem indica a pílula é uma amiga, não um médico. Então, a menina toma o anticoncepcional escondido da mãe, com medo de represália, e não tem ninguém para orientá-la”.

Para auxiliar as mulheres e prevenir eventuais esquecimentos, a ginecologista deu algumas recomendações.

Confira:

  • O ideal é tomar o medicamento sempre no mesmo horário ou bem próximo do horário estabelecido. Para não esquecer, a dica é colocar o celular para despertar. Além disso, vale deixar a cartela sempre à mão e fixar um horário que seja fácil memorizar. Por exemplo, depois do almoço ou após o jantar.
  • Se for tomado em horários muito diferentes, a eficácia do medicamento pode ficar comprometida. Com isso, aumenta-se o risco de gravidez. “Os hormônios possuem meia-vida e duram um certo período no organismo”, reforça a ginecologista.
  • Para as pílulas combinadas de estrogênio e progesterona, há uma flexibilidade maior em relação ao horário. A diferença do horário estabelecido pode ser de 3 a 4 horas. Mesmo assim, o recomendado é não abusar. Para criar o hábito, a pílula deve ser ingerida sempre no mesmo horário.

Clique aqui e leia também: 7 perguntas e respostas sobre a pílula do dia seguinte

Para não confundir:

  • A mulher até pode atrasar por um período maior, algumas pílulas inclusive trazem a informação mencionada, de 12 horas na bula. Contudo, a demora não deve se tornar um hábito, pois a eficácia do método é comprometida gradativamente conforme passam as horas. Entretanto, 12 horas é considerado o período máximo de atraso, a recomendação dos ginecologistas é de não extrapolar esse período para não facilitar o esquecimento. Já as pílulas que contêm somente progesterona devem ser tomadas rigorosamente no mesmo horário.
  • Se a mulher esquecer de tomar a pílula por um, dois ou três dias, não será possível estimar com precisão o risco de gravidez. Segundo a médica, a probabilidade vai depender da fase do ciclo em que a mulher estiver. “Se esquecer no início do ciclo, o risco de uma gravidez não planejada será incrivelmente maior. Isso porque o eixo hipotálamo–hipófise–ovariano não terá sido bloqueado. No entanto, se ela já tiver tomado a pílula durante sete a dez dias e esquecer na segunda fase do ciclo, o risco será um pouco menor, pois o eixo já estará bloqueado. Então, depende da fase do ciclo”.
  • A médica dá um recado importante: prevenção dupla (anticoncepcional e camisinha) é sempre a melhor opção. Isso porque, além de aumentar a eficácia do método e diminuir o risco de uma gravidez não programada, também evita as DSTs (doenças sexualmente transmissíveis).
  • Caso não tenha sido utilizado pílula nem preservativos, é necessário ter em mente que é preciso utilizar um contraceptivo de emergência (pílula do dia seguinte). O medicamento deve ser tomado quanto antes, caso queira evitar uma gravidez. Depois de tomar o contraceptivo, espere menstruar e comece uma nova cartela de pílula anticoncepcional. No entanto, não deixe de fazer sexo protegido, a pílula do dia seguinte não tem efeito cumulativo.

Um alerta

Se há esquecimento frequente da pílula anticoncepcional, pode ser o caso de considerar métodos de contracepção de longa duração. Alguns exemplos são os implantes, DIU de cobre e sistema intrauterino, o SIU (também conhecido como DIU medicado ou DIU hormonal).

– Tem dúvidas sobre quais métodos contraceptivos utilizar? Veja o infográfico preparado pelo site do Drauzio Varella.