Buscar

MinhaSaúde - Radarproteste

Alterar Contraste Alterar Tamanho da Fonte Acesse o nosso perfil no Facebook Acesse o nosso perfil no Instagram Acesse a nossa conta do X Acesse o nosso perfil no YouTube Acesso o nosso perfil no LinkedIn

Nunca mais esqueça a pílula com essas dicas

Pelo menos uma vez na vida, boa parte das mulheres em todo o mundo já esqueceu de tomar a pílula anticoncepcional no dia correto ou no horário habitual. E no Brasil, a incidência desses casos é ainda maior.

Para entender mais sobre o tema, a Bayer realizou a pesquisa global “Millennials e Contracepção – Por que nos esquecemos?”, que contou com a participação de 4,5 mil mulheres de nove países. O resultado apontou que as brasileiras são as mulheres que mais esquecem de tomar a pílula.

Quais os motivos?

De acordo com o estudo, a média mundial de mulheres que esqueceram de tomar o medicamento pelo menos uma vez no último mês foi de 39%. Já entre as brasileiras, o número sobe para 58%.

Entres os motivos para o esquecimento, as entrevistadas apontaram o estresse e o fato de guardarem o medicamento em local pouco visível.

Outro dado importante é que seis em cada dez brasileiras não tomam a pílula no mesmo horário todos os dias. Além disso, quase 40% delas não consideram que esse cuidado seja necessário.

Já conhece nosso Serviço Saúde?

Falta de informação

Em entrevista ao portal do médico Drauzio Varella, a ginecologista Marta Finotti, doutora em Medicina Reprodutiva e Ginecologia Endócrina pela Universidade Federal de Goiás (UFG), comentou os dados da pesquisa e afirmou que a falta de informação – principalmente das pacientes jovens – ainda é um grande problema.

“Muitas garotas chegam ao consultório pensando que não é necessário tomar a pílula todos os dias, mas somente quando têm relação sexual. Isso ocorre porque em geral quem indica a pílula é uma amiga, não um médico. Então, a menina toma o anticoncepcional escondido da mãe, com medo de represália, e não tem ninguém para orientá-la”.

Para auxiliar as mulheres e prevenir eventuais esquecimentos, a ginecologista deu algumas recomendações.

Confira:

Clique aqui e leia também: 7 perguntas e respostas sobre a pílula do dia seguinte

Para não confundir:

Um alerta

Se há esquecimento frequente da pílula anticoncepcional, pode ser o caso de considerar métodos de contracepção de longa duração. Alguns exemplos são os implantes, DIU de cobre e sistema intrauterino, o SIU (também conhecido como DIU medicado ou DIU hormonal).

– Tem dúvidas sobre quais métodos contraceptivos utilizar? Veja o infográfico preparado pelo site do Drauzio Varella. 

Tags