É preciso dar água mineral para os bichos de estimação?

É preciso dar água mineral para os bichos de estimação?

Diante da crise de qualidade da água no Rio de Janeiro, especialista dá orientações sobre o consumo de água pelos Pets para garantir a saúde deles

O Rio de Janeiro vive desde o início do ano uma crise com relação à qualidade da água fornecida pela concessionária estadual CEDAE. A contaminação da água tem provocado uma corrida dos consumidores aos mercados para estocar água mineral e um aumento de preço. Mas e os bichos de estimação? Eles podem continuar a tomar a água fornecida pela CEDAE ou devem consumir apenas água mineral durante esse problema?

Para esclarecer este assunto conversamos com a médica veterinária especialista em segurança dos alimentos e presidente da Comissão de Alimentos do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro, Isabelle Rochebois Campello.

Veterinária Isabelle Rochebois Campello

Diante dessa situação com a água no Rio de Janeiro, o que fazer com os bichos de estimação?

A orientação é que a água administrada para os animais de estimação seja sempre límpida, transparente e sem cheiro. Nessa época do ano em que as temperaturas estão mais altas é normal que o animal beba mais água, o recomendado é que a água seja sempre fresca e fique a disposição em um local seco e com sombra, visando manter seu animalzinho bem hidratado. Outra recomendação é que a água esteja sempre limpa, portanto troque pelo menos três vezes ao dia mesmo que ele não tenha bebido. 

Eles podem consumir a água da CEDAE ou o dono deve dar água mineral?

Se o proprietário não perceber nenhuma alteração no sabor ou cor da água pode continuar administrando normalmente a água para o seu Pet. Caso algumas dessas alterações sejam identificadas, e havendo a possibilidade, é indicado fornecer água mineral sim, outra possibilidade é filtrar e ferver a água por cinco minutos, esperar esfriar com a panela tampada e oferecer ao animal. 

Os cuidados com os PETs devem ser os mesmos dos humanos?

Com certeza, é preciso ter os mesmos cuidados para garantirmos a boa saúde do seu animal. O consumo de água contaminada pode causar diarreias e doenças parasitárias.

+ Leia também:
 Água com baixa qualidade pode causar danos à saúde
-Qualidade da água é direito do consumidor
-PROTESTE orienta sobre o que fazer com os preços abusivos da água mineral no RJ
-Problemas com a água no Rio de Janeiro? Conte com a ajuda da PROTESTE

Quais são os principais sintomas dos PETs caso apresentem possível contaminação com a água?

Os principais sintomas de uma possível contaminação por água seriam vômito, diarreia e salivação em excesso. Caso o proprietário perceba qualquer sinal clínico deverá procurar imediatamente um médico veterinário. 

Você está ouvindo dos seus colegas a respeito de aumento de pacientes nos consultórios veterinários, que podem ser provenientes do consumo da água?

Tenho escutado colegas comentarem sobre alguns casos de animais com sintomas característicos de uma possível contaminação. Portanto, é normal pensarmos logo nesse problema. Mas não podemos associar tudo ao problema da água, temos que examinar cada caso e descartar as possibilidades. O indicado é sempre procurar o médico veterinário para investigar a possível causa do problema.