Empresa de suplementos é alvo de reclamação de clientes

Empresa de suplementos é alvo de reclamação de clientes

PROTESTE registra diversas reclamações referentes à empresa Clube Saúde Bem Estar, que estaria fazendo cobranças indevidas a seus clientes

A PROTESTE tem recebido reclamações de diversos consumidores referentes à empresa Clube Saúde Bem Estar. Em sua oferta na internet, a empresa garante o envio de uma amostra grátis do remédio FlexxMais. O produto é vendido como suplemento e promete o fim das dores articulares. De acordo com o anúncio, o consumidor deve arcar apenas com o valor do frete para recebê-lo e para isso deve informar seus dados bancários para a cobrança dos custos de envio.

No entanto, de acordo com os relatos recebidos pela PROTESTE, muitas vezes esses consumidores sequer recebem a amostra grátis prometida. Além disso, passam a ser cobrados mensalmente em seus cartões de crédito, como se tivessem realizado a contratação de uma assinatura para o recebimento de uma unidade mensal do produto. O valor cobrado é de R$ 129,90 mais o frete. 

Ao contrário do que determina o Código de Defesa do Consumidor, esta informação não é transmitida de forma clara e precisa aos consumidores. Além disso, ao tentar cancelar a assinatura, os consumidores afirmam que não têm os seus contatos por e-mail respondidos e sequer são atendidos através do contato telefônico. Sendo assim, a prática configura-se em falha na prestação do serviço, ao limitar a possibilidade de rescisão do contrato, o qual foi pactuado sem a plena ciência das condições impostas. 

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Produto não possui informações suficientes

Outra questão grave é que o produto comercializado pela empresa não apresenta informações adequadas. Segundo informações veiculadas no site oficial, “o FlexxMais contém apenas ingredientes 100% seguros e naturais, que demonstraram efeitos promissores em pacientes com artrite, ou que tenham sido comprovadamente eficazes em testes clínicos”.  

Apesar disso, o site não informa a qual categoria regulatória o produto pertence, tampouco se possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ou se está dispensado do documento.

Segundo a Anvisa, se o FlexxMais é um suplemento alimentar, deve apresentar essa informação no rótulo, em caixa alta e negrito, seguida da forma farmacêutica na qual é apresentado. Além disso, a embalagem pode conter nome ou categoria do nutriente, substância bioativa ou enzima, e a fonte da qual foi extraída a substância. 

Deve ser observado se o atendimento é facilitado e se o website possui informações primordiais, tais como: nome empresarial, CNPJ, endereço físico e eletrônico para contato.

Compras pela internet demandam atenção

A especialista em Defesa do Consumidor da PROTESTE, Thereza Conte, explica que os contratos realizados pela internet facilitam esse tipo de ação de empresas mal intencionadas devido à sua simplicidade. Por isso, é cada vez mais necessário estar atento às condições que estão sendo pactuadas. “Ao realizar uma compra, deve-se, inclusive, possuir informações concretas sobre a empresa, os valores a serem cobrados e forma de pagamento”. 

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O site do FlexxMais, por exemplo, deve fornecer informações claras a respeito do produto, serviço e do fornecedor. “Deve ser observado se o atendimento é facilitado e se o website possui informações primordiais, tais como: nome empresarial, CNPJ, endereço físico e eletrônico para contato. Na ausência de uma dessas informações, o consumidor deve desconfiar, em especial, se as condições são muito vantajosas”, ressalta.

Outro cuidado importante é realizar uma pesquisa sobre o produto e a empresa na internet. 

Como proceder no caso de ter sido prejudicado

O especialista em Defesa do Consumidor da PROTESTE, Guilherme Souza, orienta que assim que perceber o problema, o consumidor deve formalizar uma reclamação junto à empresa. “Isso deve ser feito preferencialmente por e-mail, para que haja um registro formal. Não havendo sucesso, o consumidor pode recorrer a uma entidade de defesa do consumidor, como a PROTESTE”, afirma.

Nesses casos, a PROTESTE notifica a empresa, solicitando o cancelamento das compras lançadas sem autorização e exigindo o reembolso os valores cobrados indevidamente em dobro.

O contato com nosso Serviço de Defesa do Consumidor pode ser feito no canal Reclame.

Nossos testes ajudam os consumidores a tomarem as melhores decisões de compra. Mas, se tiver problemas, não deixe de reclamar! CONHEÇA O RECLAME arrow_right_alt