Escolha a batedeira ideal para a sua rotina
Conheça as vantagens e desvantagens dos tipos disponíveis no mercado e anote as dicas do chef confeiteiro Marco Aurélio Piccoli para preparar um bolo fofinho
Elas preparam qualquer massa rapidamente e de forma mais homogênea do que quando feita manualmente. O mercado oferece boas opções de batedeiras, como constatamos no teste com oito modelos de planetárias na revista PROTESTE n.º 233 (abril/23), para você se sair muito bem nas suas receitas. Escolha a batedeira ideal.
Há tipos de batedeiras portáteis, fixas ou comuns, orbitais e planetárias disponíveis nas lojas físicas e on-line. As primeiras são voltadas para consumidores que não usam o utensílio todo dia, servem para bater bolos e claras em neve, são mais compactas e não resistem ao uso intenso. “Já as planetárias são mais resistentes e eficientes para o uso mais pesado. Além disso, apresentam dois movimentos, que fazem com que as massas sejam misturadas mais homogeneamente e fiquem mais aeradas”, explica Dino Lameira, especialista PROTESTE.
E, para saber qual o tipo de batedeira ideal para o seu dia a dia, você precisa conhecer as vantagens e desvantagens de cada uma delas:
Portáteis
- Vantagens: mais barata; consome menos energia; é pequena e leve; serve para muitas receitas simples; e oferece liberdade nos movimentos.
- Desvantagens: baixa potência; poucos acessórios; menos resistente; só faz um movimento; e pode cansar o braço se usada por muito tempo.
- Tipos de rotação: os dois batedores giram em sentidos opostos (rotação) e podem ir para qualquer direção manualmente.
Fixas ou comuns
- Vantagens: possui tigela e uma base de apoio; geralmente, vira portátil; e tem dois batedores.
- Desvantagens: só faz um movimento (rotação); e os batedores ficam fixos no centro da tigela.
- Tipos de rotação: os dois batedores giram em sentidos opostos (rotação), mas não se movem na tigela (translação).
Orbitais
- Vantagens: tem movimento de translação; e possui tampa.
- Desvantagens: oferece apenas um movimento (translação); e geralmente traz só um batedor.
- Tipo de rotação: o batedor gira ao redor da tigela (translação), mas não gira em seu eixo (rotação).
Planetárias
- Vantagens: faz dois movimentos (rotação e translação), como os planetas; bate massas mais pesadas e mais homogêneas; termina o processo mais rapidamente; e é a mais versátil.
- Desvantagens: é mais cara; consome mais energia; é mais pesada; e geralmente possui apenas um batedor.
- Tipo de rotação: o batedor possui os dois tipos de movimento rotação e translação, assim como os planetas.
A batedeira ideal e os segredos para um bolo fofinho
Modelo escolhido, está na hora de colocar a mão na massa literalmente. O chef em gastronomia, panificação e confeitaria Marco Aurélio Piccoli, entrevistado na revista para a matéria do teste de batedeiras, dá algumas dicas valiosas para a hora de fazer o bolo. Para começar, ele lembra que há diferença entre as formas de preparo: “Feito em batedeira, ele fica mais fofo e leve, e, geralmente, farela mais. A gente consegue usar a gordura sólida, como manteiga, banha de porco, margarina, que endurece no resfriamento, e deixar a massa mais aerada. Já o bolo no liquidificador precisa ser batido com gordura líquida, como óleo, azeite e manteiga ou margarina derretida, por isso, embora macio, fica mais denso”.
Anote, a seguir, outras dicas para fazer um bolo fofinho e delicioso:
- Use todos os ingredientes em temperatura ambiente (manteiga, ovo, açúcar, farinha, etc.) – inclusive, o fermento biológico deve ser armazenado fora da refrigeração;
- Siga as indicações de tempo de batimento dos itens da receita: massa homogeneizada, não é aerada;
- Preaqueça o forno, estabelecendo uma relação de tempo e temperatura; quanto mais rasa a forma, mais baixa a temperatura;
- Conserve o bolo totalmente frio em recipiente ou saco plástico fechado para não endurecer.
Auxiliar o consumidor com informações de qualidade que o ajuda a tomar as decisões mais acertadas no dia a dia é uma das missões da PROTESTE. É por isso que disponibilizamos um canal exclusivo no Telegram e o aplicativo PROTESTE, para acompanhar, de forma fácil e gratuita, os conteúdos produzidos pela associação. Os consumidores também podem fazer uso do canal Reclame, um espaço dedicado para o envio de reclamações diretamente para empresas e outras soluções oferecidas pela PROTESTE.
Clique aqui para se associar agora mesmo e ter acesso a todos esses benefícios