Excesso de junk food pode causar perda da visão

Excesso de junk food pode causar perda da visão

Jovem teve neuropatia óptica nutricional, uma disfunção do nervo óptico causada por dieta inadequada, que levou à perda permanente da visão.

Dietas repletas de junk food podem ocasionar em perda da visão. Foi o que pode ter acontecido com um adolescente de 17 anos no Reino Unido.

O caso é descrito como neuropatia óptica nutricional, uma disfunção do nervo óptico causada por dieta inadequada, que levou à perda permanente da visão do menino. A condição é geralmente associada a uma deficiência de ácido fólico e vitamina B, de acordo com o National Institutes of Health.

De acordo com Elizabeth Bradley, MD, diretora médica do centro de medicina funcional da Cleveland Clinic, em Ohio, o dano no nervo não pôde ser revertido, mesmo após ter sido realizado tratamento com vitamina B12. Ela afirma ainda que nunca tinha visto essa deficiência impactar a visão antes.

Segundo Denize Atan, principal autora do estudo sobre o caso, a situação deixa claro o impacto da dieta na saúde visual e demais condições físicas. Além disso, ela destaca que a ingestão de calorias e o IMC [índice de massa corporal] não são indicadores confiáveis do estado nutricional.

Perda da visão
Cansaço foi um dos sintomas

O jovem fez uma consulta médica aos 14 anos, reclamando de cansaço. Descrito como comedor “exigente”, o paciente, que teve o nome preservado, tinha peso e altura normais. Além disso, ele não apresentava sinais de desnutrição. Os laboratórios revelaram apenas que ele tinha anemia macrocítica. Também foi identificado que havia baixos níveis de vitamina B12, que podem causar anemia. Assim, ele foi enviado para casa após receber injeções de vitamina B12 e aconselhamento nutricional.

Na visita seguinte, que ocorreu um ano depois, o paciente apresentava sinais de perda auditiva e alterações na visão. Porém, os médicos não conseguiram identificar a causa dos sintomas.

Aos 17 anos, a visão do garoto se deteriorou e ele passou a ser considerado legalmente cego nos Estados Unidos. Testes adicionais revelaram que ele ainda era deficiente em vitamina B12, cobre, selênio e vitamina D. O nível de zinco era alto e sua densidade mineral óssea era baixa. Os médicos encontraram danos no nervo óptico, responsável por enviar as imagens que vemos da retina para o cérebro.

De acordo com Bradley, é possível que a deficiência de vitamina B12 não tenha sido causada apenas por uma dieta pobre.

“Há pessoas que têm um defeito genético que pode causar um aumento na demanda por vitaminas B12, folato ou B6”, diz ela.

A PROTESTE luta pelo acesso dos brasileiros a informações sobre e saúde e bem estar. Por meio dos nossos comparadores exclusivos, ajudamos brasileiros a comprar os melhores produtos. E oferecemos ainda um serviço de agendamento de consultas e exames online com baixo custo e sem burocracia.