Foco na saúde e versatilidade no consumo: óleo de abacate DUOM é Testado e Aprovado pela Proteste

Foco na saúde e versatilidade no consumo: óleo de abacate DUOM é Testado e Aprovado pela Proteste

Produto da empresa paranaense cumpre satisfatoriamente as normas e entrega um alimento de qualidade e uso eficaz

Sabemos que nossa alimentação está diretamente ligada a nossa saúde e que a comida afeta diretamente diversos aspectos da nossa vida. Se alimentar bem não significa simplesmente comer em abundância, significa uma dieta diversificada e rica em alimentos, capaz de ajudar nosso corpo em suas funções mais básicas.

Por conta disso, o mercado da alimentação saudável cresce entre diversos consumidores, ampliando o interesse sobre o assunto e os produtos relacionados.

O óleo de abacate vem ganhando adeptos por conta dos seus benefícios à saúde, como mais uma opção de óleo vegetal na cozinha. Por conter concentrações significativas de ômega-9 (ácido oléico), possui ação anti-inflamatória. Auxilia na prevenção e tratamento de doenças cardíacas, na redução do colesterol ruim (LDL-colesterol), no controle da glicemia e atua inclusive contra o câncer.

Mas será que os óleos de abacate são de excelente qualidade? Para ajudar o consumidor a desvendar melhor este produto, a Proteste testou o óleo de abacate da DUOM Alimentos, e o produto recebeu o selo de Testado e Aprovado.

A seguir você saberá um pouco mais sobre o teste.

Por que você deveria consumir mais óleos vegetais na sua dieta diária?

É de conhecimento geral, que o consumo de frutas, legumes, nozes e sementes são essenciais para uma alimentação saudável e o mesmo se aplica ao uso dos óleos vegetais na cozinha.

Mas aqui não precisamos falar apenas daqueles óleos tradicionais como o de soja, girassol e até mesmo o azeite de oliva. Ainda que cada um tenha a sua função e uso específico, é importante que o consumidor saiba da grande variedade deste tipo de produto no mercado.

O azeite de oliva extravirgem é considerado um dos melhores óleos vegetais, por ser rico em ácido graxo oleico, vitamina e polifenóis, mas saiba que existem também outros óleos vegetais, ainda pouco conhecidos.

Esses produtos estão presentes nas gôndolas dos supermercados, os mesmos tipos de gorduras mas com concentrações diferentes, além de proporcionar uma explosão de sabores. Existe uma variedade de opções disponíveis que você pode incluir na sua rotina a fim de adquirir nutrientes essenciais para o corpo e gerar mais sabor às suas refeições.

Os benefícios do óleo de abacate

O abacate é um dos frutos mais abundantes na América do Sul e possui excelente composição nutricional devido ao elevado conteúdo de gorduras, associado às vitaminas e minerais essenciais para o corpo.

Não é à toa que o abacate se tornou sensação entre as dietas saudáveis do momento. No Brasil, esse consumo se dá mais especificamente através do abacate in natura, contudo, industrialmente, entre os principais produtos, está o óleo, que contém diversos compostos benéficos para a saúde, como as gorduras mono e poli-insaturadas e a vitamina E.

Como testamos o óleo de abacate

Sabe-se que o abacate possui elevado teor de gorduras em sua polpa, cuja composição nutricional consegue auxiliar na prevenção e tratamento de doenças crônico não-transmissíveis de forma semelhante ao azeite de oliva extravirgem, porém pouco se sabe sobre a qualidade dos óleos de abacate comercializados.

Para o consumidor é vantajoso pelo ponto de vista nutricional e para o produtor há amplo espaço a ser explorado no mercado brasileiro.

Segundo a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), se ocorrer a aprovação dos consumidores em relação ao produto, o óleo de abacate poderá atender parte da demanda do mercado do azeite de oliva, que é amplamente importado, mas com custo elevado.

Pensando nisso, a Proteste realizou o teste comparativo para avaliar a qualidade das principais marcas de óleo de abacate disponíveis no mercado.

No teste foi avaliada a qualidade dos lotes de 5 marcas de óleo de abacate, em um laboratório que possui suas análises habilitadas pelo INMETRO (ABNT NBR ISO/IEC 17025), acreditadas na Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (REBLAS) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e credenciado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os produtos foram adquiridos anonimamente nos mercados da mesma maneira que um consumidor, garantindo assim independência nos resultados do teste.

Foram avaliados os seguintes parâmetros:

  • Rotulagem: observamos se as informações dos rótulos respeitam as legislações e se orientam o consumidor adequadamente.
  • Qualidade nutricional: avaliamos no laboratório as concentrações de gorduras saturadas, monoinsaturadas, poli-insaturadas e de vitamina E.
  • Veracidade das Informações Nutricionais: comparamos os valores dos nutrientes obtidos no laboratório com as quantidades dos mesmos nutrientes fornecidas pelas tabelas de informação nutricional das embalagens de óleo de abacate.
  • Análises físico-químicas: avaliamos a acidez, índice de peróxido e o perfil de ácidos graxos.

O óleo de abacate da DUOM esteve em conformidade com os parâmetros avaliados, cumprindo com o que é estabelecido pela legislação (RDC Nº 481/2021 – ANVISA), .

O produto da DUOM se destaca por informar a quantidade exata de vitamina E, que possui, na Tabela de Informação Nutricional do óleo. Após avaliação no laboratório, observamos que, de todas as marcas que informam esta vitamina lipossolúvel, somente a DUOM encontra-se em conformidade.

Além disso, apresentou alto conteúdo de ômega 9, tendo mais de 20% desse ácido graxo monoinsaturado. Mais um benefício para os consumidores, já que está relacionado a redução do risco de doenças cardiovasculares.

“Esse é um produto que deve ganhar cada vez mais espaço nos próximos anos, mas é importante que o consumidor esteja atento sobre a qualidade do óleo de abacate. Por isso, após nosso teste, constatamos que a marca DUOM se destaca, sendo considerada de Excelente Qualidade” – Rafael Moura (Coordenador de Centro de Competência em Alimentação e Saúde da Proteste).

O que o selo significa para o consumidor?

Como dito anteriormente, o óleo de abacate ainda é um produto que começou agora a conquistar seu espaço e seus adeptos no mercado. Isso significa que ainda há pouca informação sobre ele para os consumidores, fator que pode levar a compras ruins ou desinformadas.

O selo Proteste nesse caso é uma segurança para o consumidor, com a certeza de estar adquirindo um produto que respeita todas as normas em prol da sua saúde e segurança.

Ser Testado e Aprovado é ter as qualidades do seu produto destacadas perante ao mercado, adquirindo a confiança e notoriedade mais do que bem vindos.

“Como farmacêutico responsável da Duom, fico muito feliz em receber o selo Testado e Aprovado, comprovando que somos uma empresa séria e comprometida com a qualidade desde 2009.” – Marcelo Mattuella

Saiba mais com os conteúdos da PROTESTE

Gostou do conteúdo? Continue no MinhaSaúde para acompanhar mais artigos sobre saúde e bem-estar. Convidamos você para conhecer as novidades sobre direitos do consumidor e tecnologia nos blogs SeuDireito e ConectaJá, respectivamente.

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, tem como objetivo levar informações de qualidade a todas as pessoas. Através dos conteúdos nos blogs, ajudamos os consumidores a aprender mais sobre seus direitos, saúde e tecnologia.

Conheça nossos testes comparativos e veja as avaliações dos principais produtos disponíveis no mercado. As análises são realizadas por nossos especialistas a partir de critérios importantes para o consumidor.