Higienizar alimentos? Limpar geladeira? Conheça os mitos e verdades sobre a água sanitária

Higienizar alimentos? Limpar geladeira? Conheça os mitos e verdades sobre a água sanitária

Muitas vezes usado com desconfiança por conta dos riscos à saúde, o produto apresenta usos inusitados que podem te ajudar no dia a dia

Barata, popular e nacionalmente reconhecida, a água sanitária sem dúvidas faz parte da vida do brasileiro quando o assunto é limpeza. Normalmente associada a limpezas pesadas, esse produto sanitizante promete agir contra a grande maioria dos germes e bactérias, realizando uma esterilização profunda nas superfícies.

No entanto, além dos cuidados necessários para garantir um uso seguro desse produto de limpeza, muitas pessoas não conhecem as suas outras utilizações, mostrando-se um produto versátil e eficiente para diversas coisas que você talvez nem sabia!

Ficou curioso sobre esses mitos e verdades da água sanitária? Então embarque nesse texto e veja a seguir tudo que você pode tirar desse produto!

Você sabe a diferença entre água sanitária, alvejante e desinfetante?

Esses 3 produtos compartilham muitas finalidades, e por isso é importante que o consumidor saiba diferenciá-los, principalmente na hora da compra, escolhendo aquele que atende melhor suas necessidades

A água sanitária é de fato um alvejante, mas nem todo alvejante é água sanitária, já que existem dois tipos principais de alvejantes líquidos (a base de cloro e a base de oxigênio), além da versão do produto fabricada em forma de pó.

O mesmo acontece com os desinfetantes. Considerando que desinfetar significa purificar, toda água sanitária é um desinfetante, mas nem todo desinfetante é água sanitária.

Fica mais fácil de entender, ao perceber que a principal diferença está no fato dos alvejantes e os desinfetantes serem vendidos em frascos que contem diferentes tipos de corantes e fragrâncias, ao contrário da água sanitária, que é essencialmente feita à base de cloro.

Outra distinção está na aplicação, pois a água sanitária e o alvejante podem ser utilizados em tecidos, mas os desinfetantes agem melhor em superfícies rígidas, como pisos e bancadas, ajudando na limpeza da casa como um todo.

Atenção com as misturas, nem tudo funciona

Existem por aí centenas de dicas que falam sobre misturar a água sanitária com outros diversos produtos ‘caseiros’ para aumentar sua efetividade. Nesses casos o consumidor deve ter muito cuidado na hora da mistura, pois nem todas são realmente efetivas.

Tenha cuidado na hora de misturar o alvejante com outros produtos químicos. Não se pode, por exemplo, misturar o produto com vinagre, pois a combinação pode liberar gases tóxicos que podem se prejudiciais à saúde. Para amônia, o alerta é o mesmo!

Já a combinação da água sanitária com o detergente anula os dois produtos, pois quimicamente, um acaba neutralizando o outro.

A água sanitária pode destruir seu piso?

Esse é outra questão muito levantada por quem é inseguro ao usar a água sanitária, principalmente quem tem pisos de materiais mais sensíveis e caros, significando um prejuízo.

Mesmo assim, afirmar que ela estraga o piso sem considerar que tipo de material é usado de revestimento é precipitado, é preciso analisar sua situação. A água sanitária pode, sim,  provocar manchas e desgaste em estruturas específicas, como no caso do taco, mas nem todo piso sofre com o químico.

Por isso, para prevenir o desgaste a longo prazo de forma satisfatória, o recomendado é sempre usar água sanitária diluída, nunca pura.

Para fazer a limpeza do piso, a diluição da água sanitária deve acontecer usando a seguinte proporção: duas colheres de sopa de alvejante para cada litro de água. Assim, você garante uma solução segura para esse tipo de limpeza.

Em seguida, basta encharcar o pano na solução e passar no chão. Use um balde com água para enxaguar e torcer o pano, repetindo o processo quantas vezes forem necessárias para remover toda a sujeira.

5 passos essenciais para garantir sua segurança ao usar a água sanitária

É comum que muitas pessoas evitem o uso de água sanitária em suas limpezas mais pesadas pelo receio que tem em relação à contaminação tóxica por parte do produto. Esse medo se justifica, já que quando utilizada em excesso, ela pode sim causar dificuldade de respiração, tosse e até ânsia de vômito

Além disso, existem riscos a exposição direta na pele, como vermelhidão e coceira no local. No entanto, existem algumas regras básicas que devem ser seguidas durante o uso e que vão evitar os acidentes e garantir sua segurança.

  1. Antes da aplicação do produto, certifique-se de que o local esteja bem arejado. Abra as janelas ou ligue o ventilador para que o ar circule.
  2. Sempre leia o rótulo do produto e siga as instruções do fabricante antes de utilizá-lo, principalmente se for a primeira vez usando a marca. Cada uma tem suas especificações únicas.
  3. Invista na utilização de materiais de proteção como luvas de borracha, óculos e avental para evitar o contato direto com o produto. Isso é ainda mais importante quando o uso da água sanitária é recorrente.
  4. Não exagere na quantidade utilizada, isso não vai fazer o produto ‘limpar mais’. Siga sempre as medidas recomendadas e nunca a misture com outros produtos.
  5. Mantenha a água sanitária longe do alcance de crianças.

 

Água sanitária pode ser usada para higienizar alimentos?

A resposta para essa pergunta é sim! Mas com cuidado. Você sabia que a água sanitária é eficaz no processo de limpeza e higienização de alimentos? Pois é, muitas pessoas não sabem disso, e acreditam que por seu alto teor de toxicidade deveria passar longe de ingredientes que consumimos.

No entanto, a realidade é outra e o alvejante é, sim, bem útil para essa atividade.

O uso do composto para a higienização de alimentos pode ser feito com uma diluição ainda maior. De acordo com a cartilha, a orientação é utilizar uma colher de sopa rasa (cerca de 15 ml) de água sanitária para cada litro de água, manter os alimentos na solução clorada por pelo menos 15 minutos e depois realizar o enxágue adequado de modo que não fiquem resíduos do produto nos alimentos.

Aliada para limpezas inusitadas

Constantemente associada a limpeza pesada de chão e demais superfícies, a água sanitária pode ser um trunfo para algumas higienizações bem específicas. Quer saber quais?

Geladeira

A água sanitária pode ser utilizada para obter uma limpeza bem eficiente na geladeira e outros eletrodomésticos semelhantes como a lava louças.

O produto, consegue higienizar as gavetas e prateleiras, remover as manchas e eliminar o mau cheiro. Como as superfícies terão contato direto com os alimentos, é indispensável diluir a água sanitária em água antes de usar e você verá como fica fácil remover as sujeiras impregnadas sem o mínimo de esforço.

Escovas e pentes

Essa aqui duvido que você sabia! A água sanitária tem uma ação extremamente eficiente quando o assunto é higienizar escovas e pentes usados.

Você só precisa colocar as suas escovas e pentes de molho em água morna e acrescentar umas gotinhas de água sanitária. As suas escovas de cabelo irão parecer recém compradas, novinhas em folha!

O mesmo vale para os rolos de cabelo, a única diferença é que você precisa misturar a água sanitária com água fria, pois os rolos são mais delicados e o plástico, por ser mais fino, não corre o risco de entortar.

Aumentando a vida útil das plantas

Você sabia que borrifando apenas algumas gotinhas de água sanitária, as flores da sua casa irão durar muito mais tempo? Mas, cuidado para não exagerar, porque se colocar demais, terá o efeito contrário e acabará matando a planta. Na hora da aplicação, mantenha uma distância adequada em modo que o borrifador consiga molhar uniformemente todas as flores.

Garanta mais segurança no dia a dia com a água sanitária aprovada pela PROTESTE

Todos os meses a PROTESTE realiza testes comparativos nos mais diferentes tipos de produto com o objetivo de ajudar o consumidor a fazer a melhor escolha possível na hora da compra. Os comparativos analisam as principais características dos produtos, identificando seus pontos fortes e fracos na experiência de uso esperada.

Recentemente, testamos diversas marcas de água sanitária para entender qual produto se destacava mais no mercado, analisando em laboratório os produtos com intuito de ver se eles estão seguindo as normas indicadas e, após isso, ranqueá-los conforme o resultado obtido.

Foram analisados diversos parâmetros importantes, como testes de concentração; análise de pH;    validade; atividade bactericida; rotulagem e preço. Todos fatores determinantes na identificação de uma boa água sanitária.

A Brilux, foi a marca de grande destaque, se saindo bem em todos os parâmetros técnicos, além de apresentar um rótulo com informações de segurança e uso bastante claras, indispensável para produtos alvejantes. Por conta disso, recebeu nosso selo de Excelente Escolha, sendo a melhor opção para o consumidor.

Além de entregar grande desempenho, a água sanitária da Brilux ainda se destacou por ser vendida a um preço justo e acessível, sem pesar no bolso do consumidor. Talvez a maior das vantagens não é mesmo?

Para saber mais sobre o teste, leia a matéria completa sobre o produto em: Qual a melhor opção de água sanitária do mercado? Veja o teste! (proteste.org.br)

Onde tem selo PROTESTE, tem confiança!

Saiba mais sobre a PROTESTE

Após saber mais sobre o nosso teste de águas sanitárias, convidamos você a continuar se informando com a PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina.

No blog MinhaSaúde, você aprende tudo sobre saúde e alimentação, para viver uma vida mais saudável. Visite o ConectaJá para conferir dicas e novidades sobre tecnologias. No SeuDireito, você aprende tudo sobre seus direitos como consumidor.

Os nossos testes comparativos são realizados em diferentes produtos, de eletrônicos a itens de alimentação. Os especialistas PROTESTE avaliam a qualidade das principais marcas para auxiliar você na escolha das melhores opções.

Envie sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço para o canal Reclame. A sua mensagem é encaminhada diretamente para a empresa em busca de uma resposta para o seu problema. A resposta chega na própria plataforma.

Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020 – 7753.