Muito desempenho para pouco preço: água sanitária Brilux é Excelente Escolha

Muito desempenho para pouco preço: água sanitária Brilux é Excelente Escolha

Marca líder de mercado em produtos de limpeza no Norte e no Nordeste, se destacou por oferecer um produto com ótimo desempenho que não dói no bolso do consumidor

Quando pensamos na limpeza da casa, temos alguns produtos que estão na cabeça de todos os consumidores, considerados praticamente indispensáveis. A água sanitária é um desses produtos.

De fácil acesso e apresentada em diversas opções no mercado, esse produto é sinônimo de limpeza profunda e está presente em praticamente todos os lares brasileiros. No entanto, por mais que seja bastante popular, é um produto que requer certo cuidado na hora do uso.

Por conta disso, existem legislações e regras de rotulagem para este tipo de saneante, que devem ser respeitadas e apresentadas claramente ao consumidor, garantindo um uso adequado e seguro do produto.

Entendendo a importância de uma transparência na relação entre marca e consumidor, a PROTESTE realizou um teste em diversas marcas de água sanitária para analisar a conformidade dos produtos com a legislação da Anvisa e avaliar seu desempenho diante de situações de uso enfrentadas nas rotinas de limpeza dos brasileiros.

Entre as marcas testadas, os especialistas destacaram a Brilux, considerando o ótimo desempenho do produto e seu respeito à legislação, sendo entregue por um preço competitivo em relação aos concorrentes.

Veja a seguir todos os detalhes deste teste e saiba porque a marca conquistou o selo de Excelente Escolha da PROTESTE!

Água Sanitária: muito eficiente, mas com cuidado

Ao usar esse produto no dia a dia, é preciso seguir as instruções do fabricante e tomar alguns cuidados básicos  para evitar maiores problemas.

Para a segurança do consumidor, o órgão normatiza os tipos de embalagens e rotulagens permitidas para produtos saneantes, como a água sanitária, e classifica as áreas para a localização de dados e frases, definindo restrições, proibições e tamanhos mínimos de caracteres conforme as normas específicas do produto.

A maioria das águas sanitárias no mercado serve para limpar, desinfetar e servir como alvejante. O modo de usar descrito no rótulo informa como ela deve ser usada. Para limpeza geral, normalmente é necessário diluir o produto, mas o consumidor deve estar atento que, ao realizar a diluição, ele servirá apenas para limpeza, podendo perder um pouco do poder de desinfecção frente a alguns microrganismos.

Segundo a Anvisa, limpeza é a remoção de sujidades orgânicas e inorgânicas, com consequente redução da carga microbiana presente na superfície que está sendo limpa e deve ser feita de forma mecânica.

Junto a isso, o consumidor deve estar atento às informações listadas no rótulo do produto. Cheque a validade; se o fabricante orienta ou não a diluir o produto; se a água sanitária é própria para a higienização de hortaliças e como deve ser o procedimento para tal (nem todas servem para este fim), o tempo indicado para ficar em contato com a superfície para completar a sua ação de desinfecção (tirada antes, pode não funcionar).

Se for própria para a desinfecção de alimentos, é preciso mesmo assim ressaltar a necessidade de cuidado na hora da lavagem das frutas e legumes. É necessário ter atenção para a concentração e o tempo de exposição dos alimentos à água sanitária. A dosagem recomendada é de 15 ml (1 colher de sopa) por litro de água.

E por último, lembre-se, nada de misturas! Não utilize a água sanitária em conjunto com outros produtos químicos. Ela só deve ser misturada à água para a sua diluição, caso seja necessário e indicado.

Como a PROTESTE testou as águas sanitárias?

Levamos para o laboratório os produtos com intuito de ver se eles estão seguindo as normas indicadas e, após isso, ranqueá-los conforme o resultado obtido. Para ser considerada uma Excelente Escolha, o produto precisa ter desempenho satisfatório na grande maioria das categorias avaliadas.

  • Testes de concentração

Verificamos, por exemplo, se a informação declarada do ativo na embalagem era verídica, realizando um teste de concentração. Para as concentrações declaradas entre as águas sanitárias, a variação permitida seria de 2% a 2,5%. O produto da Brilux teve bom desempenho, apresentando variações na faixa permitida.

  • Análise de pH

Também foi checado o pH do saneante, pois, sabemos que, embora todos os produtos indiquem o uso de luvas, nem sempre as pessoas utilizam adequadamente, tendo contato com o produto nas mãos e também nos pés (por limparem a casa descalços).

O produto da Brilux apresentou bons resultados, com valores na variação aceitável para uso em situações de limpeza, mas é necessário reforçar a necessidade de proteção durante o uso.

  • Validade

Com 6 meses de validade, a Brilux entrega um bom resultado e está dentro do esperado para esse tipo de produto. Como algumas pessoas usam poucas vezes as águas sanitárias, é sempre bom conferir a validade antes de usar e também no momento da compra, optando por embalagens menores se o uso for baixo.

  • Atividade Bactericida

Uma das principais análises do produto consistiu em avaliar a atividade bactericida das amostras em relação a 2 bactérias:  Staphylococcus aureus (pneumonia e diversos tipos de infecção) e Salmonella Choleraesuis (intoxicação alimentar). Para realizar essa análise, foram colocados 60 cilindros com as bactérias e com a água sanitária, que agiu por 10 minutos.

A Brilux passou na norma, e conseguiu zerar a quantidade de bactérias nos 60 cilindros. Sendo assim, todos foram considerados ótimos.

  • Rotulagem

Outro ponto analisado, de extrema importância para o consumidor, foram os rótulos dos produtos. A rotulagem visa estabelecer as informações indispensáveis que devem figurar nos rótulos dos produtos saneantes, concernentes a sua utilização e armazenamento, assim como toda a indicação necessária referente ao produto.

A Brilux não apresentou nenhum problema com a rotulagem, garantindo na embalagem o que as informações do rótulo confirmavam. Além disso, apresentou clareza na disponibilização das informações, com as palavras e frases que deveriam estar em destaque — normalmente as frases e palavras de segurança — assinaladas em negrito e com o dobro do tamanho das demais.

  • Preço

Tomando como referência embalagens de 2L, verificamos os preços praticados pelas diferentes marcas e estabelecemos uma média para classificá-los. Essa análise constatou que a água sanitária da Brilux é o produto mais barato entre os preços médios. Um grande diferencial para o consumidor!

Por conta de todos esses aspectos analisados, é possível traçar parâmetros para entender quais produtos se destacam entre os demais por diversos fatores. A Brilux é a Excelente Escolha, pois apresentou ótima avaliação, mas conseguiu entregar um preço mais em conta na análise.

“O produto conseguiu boas avaliações nos principais testes de desempenho, mostrando boa eficácia contra bactérias e se destacou na avaliação de rotulagem. Esse critério é muito importante, pois, nesse teste comparativo em questão, identificamos divergências do padrão indicado em rótulos de outros produtos. Vale lembrar que é imprescindível passar a mensagem de forma destacada e correta para o consumidor e a Brilux conseguiu atender muito bem essa necessidade.” Afirma Thiago Porto, especialista PROTESTE responsável pela avaliação.

O que o selo significa para o consumidor?

Como dito ao longo desta matéria, a água sanitária é um produto extremamente popular nos lares brasileiros, por conta disso, sua oferta é de escala nacional e apresenta das mais diferentes opções para o consumidor.

Diante de tantas opções, cabe a ele escolher aquela que apresenta maior transparência ao validar, através da experiência e competência da PROTESTE, a qualidade de seu produto.

No caso específico da água sanitária, isso inclui um fator muito importante, sendo a conformidade com as normas e legislações da Anvisa, que possibilitam um uso seguro e regulamentado do produto, sem prejudicar a saúde de quem compra.

O Selo de Excelente Escolha mostra que o produto, além de estar adequado ao que se espera na hora da experiência de uso, está preocupado em entregar um produto de valor mais acessível. Portanto, se destaca por ser uma opção mais saudável para o bolso do brasileiro.

“Este selo da Proteste é uma conquista importante para a Brilux. É resultado do nosso compromisso de sempre oferecer produtos de excelente qualidade e com soluções que simplifiquem a vida dos nossos consumidores”, destaca Renata Carvalho, gerente de Marketing e Trade das Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, detentora da marca Brilux.

Um produto testado pela PROTESTE carrega um peso de garantia que fortalece e torna mais transparente o processo de compra, garantindo um consumo mais consciente e eficiente.

Saiba mais sobre a PROTESTE

Depois de saber mais sobre o nosso teste de águas sanitárias, convidamos você a continuar se informando com a PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina.

No blog MinhaSaúde, você aprende tudo sobre saúde e alimentação, para viver uma vida mais saudável. Visite o ConectaJá para conferir dicas e novidades sobre tecnologias. No SeuDireito, você aprende tudo sobre seus direitos como consumidor.

Os nossos testes comparativos são realizados em diferentes produtos, de eletrônicos a itens de alimentação. Os especialistas PROTESTE avaliam a qualidade das principais marcas para auxiliar você na escolha das melhores opções.

Envie sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço para o canal Reclame. A sua mensagem é encaminhada diretamente para a empresa em busca de uma resposta para o seu problema. A resposta chega na própria plataforma. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020 – 7753.

Quer saber os resultados de outros produtos? SEJA ASSOCIADO arrow_right_alt