Cuidados com as lâminas aumentam eficiência no barbear

Cuidados com as lâminas aumentam eficiência no barbear

Os cuidados com as lâminas de barbear adotados antes, durante e após a raspagem fazem toda a diferença no resultado final

Ter uma lâmina eficiente e em bom estado é fundamental para o sucesso de uma barba bem feita. No entanto, para alcançar o efeito desejado, é necessário saber usá-la corretamente. Por isso, para aproveitar ao máximo o potencial da lâmina de barbear, é preciso prestar atenção em alguns detalhes. Os cuidados adotados antes, durante e após a raspagem, fazem toda a diferença no resultado. Veja essas dicas preparadas pelo site Preparado pra valer.

Esfoliar o rosto aumenta a eficiência da lâmina de barbear

A esfoliação é um método de hidratar a pele. Ela pode ser feito com o uso de creme emoliente que também ajuda a amolecer os pelos. Dessa maneira, a pele fica mais lisa e limpa, e a lâmina pode deslizar de forma mais fácil e segura. De acordo com o dermatologista Amilton Macedo, que tem prática em oxidologia atenta, essa esfoliação deve ser realizada de forma suave.

Use gel ou creme de barbear

Creme de barbear

A aplicação de gel ou espuma de barbear é fundamental para amolecer os pelos, facilitando a sua remoção. Assim, o contato da lâmina de barbear com o rosto se torna mais suave, o que é benéfico para o bom estado e funcionamento do instrumento.

Utilizar água quente ou morna aumenta a eficiência da lâmina de barbear

A utilização de água quente ou morna tem o mesmo efeito do gel e da espuma de barbear. Com o contato da pele com o vapor da água, os poros se abrem e os pelos amolecem. Consequentemente, se tornam mais fáceis de remover.

Retire o excesso de pelo da lâmina constantemente

Enquanto estiver barbeando, é importante que a todo momento seja retirado o excesso de pelo que fica preso na lâmina a cada deslizada pelo rosto. Quanto mais pelos acumulem no aparelho, menor será o seu poder de remoção da barba.

Aposte em produtos de qualidade

É claro que com bons cuidados é possível aproveitar o melhor de toda lâmina, até as que não são tão boas. No entanto, produtos de qualidade vão sempre fazer a diferença. Por isso, ter um desses nas mãos é o primeiro passo para conseguir sempre um barbear eficiente.

Descubra o aparelho ideal para a sua pele

Como cada rosto apresenta características próprias, é preciso identificar quais são as suas e definir qual o tipo de barbeador mais indicado. Algumas peles são mais sensíveis, outras mais resistentes. A escolha do produto vai influenciar diretamente na eficiência da sua raspagem. O instrumento ideal também pode reduzir os riscos de falhas e lesões.

Cuide da lâmina para prolongar seu tempo de vida útil

Lâmina de barbear

Para que não seja necessário comprar frequentemente novas lâminas, é preciso cuidar bem dela e prolongar o tempo de uso. Ou seja, não que fique cheia de pelos e evite empregar força demasiada nos movimentos. Assim, a fita lubrificante e a estrutura do aparelho em si não são deterioradas rápido. Também não é legal insistir na famosa “batidinha” da lâmina contra a pia.

Compre cartuchos novos periodicamente

Mesmo conservando muito bem o seu aparelho, chega um momento em que o desgaste total se torna inevitável. Por isso, é importante estar atento, pois quando perceber que a lâmina já não está mais rendendo o que costumava, é porque é hora de trocar o cartucho por um novo.

Ache o ângulo certo para o barbeador

O ideal é que a barba seja raspada no sentido em que os pelos crescem. Por isso, o movimento com a lâmina deve ser feito em um ângulo que deixe o aparelho apontado na mesma direção dos pelos. Esta angulação fica entre 30 e 45 graus, o que pode ser obtido inclinando levemente o barbeador para a direita ou para a esquerda, dependendo do lado do rosto a ser raspado.

Utilize protetor solar

O filtro solar é fundamental em todos os momentos, principalmente após fazer a barba, pois a pele do rosto fica mais exposta e vulnerável aos raios ultravioletas. Como a qualidade do barbear está relacionada ao bem estar da cútis, passar sempre o protetor ajuda a garantir a eficácia da próxima raspagem.