Meningite viral e bacteriana: como funciona o tratamento?
Meningite bacteriana precisa ser tratada com rapidez, pois pode ter seu quadro agravado em seis horas
Como existem dois tipos de meningite – a bacteriana e a viral – é necessário entender como são os sintomas e tratamentos de ambas, pois o grau de gravidade é diferente em cada caso.
Quando os sintomas começam a aparecer, é preciso realizar o exame do líquido da espinha, para saber o tipo de agente infeccioso que está no corpo e impedir uma evolução do quadro.
Se a causadora da doença for uma bactéria, é preciso introduzir o antibiótico imediatamente, porém, se for a viral, basta os cuidados básicos como se fosse um resfriado.
Caso não haja como identificar o agente logo no começo, os especialistas defendem que é preciso começar o uso dos antibióticos de imediato, principalmente se os sintomas estiverem em uma criança. Porque se for o caso da meningite bacteriana, ela pode piorar muito rápido e até levar à morte.
Se manchas vermelhas começarem a aparecer no rosto, pálpebras ou corpo da criança, é necessário ir imediatamente para o hospital e começar o tratamento. A PROTESTE preparou uma matéria completa sobre a doença, clique neste link para ler.