Meningite viral e bacteriana: qual a principal diferença entre as doenças?

Meningite viral e bacteriana: qual a principal diferença entre as doenças?

Veja sintomas e tratamentos possíveis para cada uma das meningites

A meningite pode ser viral ou bacteriana, o que significa que é uma doença causada por bactéria ou vírus. Cada uma tem pequenos detalhes, na hora do diagnóstico que as diferenciam.

Qual é a diferença entre meningite viral e bacteriana?

A meningite viral é benigna e tem sintomas parecidos com um resfriado. Essa forma da doença atinge principalmente crianças, que no início, terão febre e dor de cabeça.

Na etapa do exame clínico, percebe-se a presença de dor no pescoço quando tenta movimenta-lo. Quando se tem o diagnóstico fechado, a meningite viral pode se resolver sozinha, como uma gripe comum.

Já a meningite bacteriana, que é causada por uma bactéria chamada meningococo, é transmitida pelas vias respiratórias, passando do nariz para o sangue. Essa forma da doença deverá ser tratada com o uso de antibióticos – por ser um quadro mais grave.

Entre 1972 e 1974, em São Paulo, ocorreu a maior epidemia de meningite bacteriana já noticiada no mundo, que ajudou a criar a fama terrível dessa doença.

A PROTESTE fez uma reportagem completa sobre os dois tipos de meningite, trazendo mais detalhes sobre causas, sintomas e tratamento. Clique neste link para acessar a matéria.