Na brasa ou no forno: como é melhor assar cada tipo de peixe?

Na brasa ou no forno: como é melhor assar cada tipo de peixe?

Para quem busca uma maneira saudável de consumí-los sem perder o sabor, uma ótima pedida é assar o peixe. Eles podem ser preparados no forno ou na brasa

Os peixes são sempre uma boa opção de cardápio. São leves, cheios de nutrientes e podem ser preparados de diversas formas. Para quem busca uma maneira saudável de consumi-los sem perder o sabor, uma ótima pedida é assar o peixe. Eles podem ser preparados no forno ou na brasa. Porém, para cada tipo de peixe, existe uma forma ideal de assa-lo. Veja qual peixe assar na brasa ou no forno segundo o Blog Tudo Gostoso.

Peixes para assar na brasa

Sardinha

Muito saborosa, a sardinha é um dos melhores peixes para ser grelhado na brasa. O ideal é comprá-la bem fresca. Antes de assar, não é necessário limpar tirar pele antes, pois ela impede que o peixe resseque. Basta temperá-la com sal, limão e qualquer outro tempero que queira, levá-la ao fogo e deixar 5 minutos de cada lado.

Tainha

A tainha também é um peixe que vai bem grelhado na brasa. A dica é comprar limpa e aberta, pois é um peixe que vai muito bem recheado. Ela pode ser temperada com azeite, limão, sal, alho e pimenta-do-reino. Além disso, experimente recheá-la com bacon em tiras.

Atum

O atum é um peixe de sabor marcante . Por ter carne firme e consistente, ele não desmancha na grelha. O ideal é temperá-lo com sal e limão. Outra dica é pincelar molho shoyu em sua pele e levá-lo à brasa.

Salmão

Assim como o atum, o salmão também tem a carne firme e consistente, e por isso pode ser feito de diversas formas na brasa, desde inteiro até em postas. O ideal é deixar sua pele, que é naturalmente gordurosa, sempre virada pro fogo. Desse modo, deixe cozinhar unilateralmente, sem mexer. Por ser muito versátil e saboroso, pode ser temperado de diversas maneiras. Algumas sugestões são limão, alecrim e pimenta.

assar peixe
Peixes para assar no forno

Bacalhau

O bacalhau fica ótimo feito no forno, podendo ser feito de diversas formas. Ele pode ser preparado em postas, lascas, desfiado ou inteiro. Mas lembre-se de caprichar nos temperos e regá-lo no azeite. Também fica delicioso quando feito com legumes, como tomate, cebola, batata e pimentão.

Conheça nosso comparador de azeites no fim da matéria.

Tilápia

A tilápia é um peixe que vai muito bem assado. Pode ser levada ao forno como iscas, inteira ou até mesmo em forma de filé. Para aromatizar, abuse do azeite e das ervas. Outra opção é também utilizar legumes para acompanhar. O ideal é não tirar a pele para garantir que a carne fique saborosa.

Namorado

O namorado é um peixe de carne branca que tem poucas espinhas e fica delicioso preparado no forno. Sendo assim, ele pode ser feito inteiro ou recheado com farofa ou maço de ervas. Para temperar, o ideal é caprichar em uma marinada para que ele absorva bem os temperos.

Linguado

O linguado, assim como o namorado, é um peixe de carne branca que quase não tem espinhas. De sabor bem suave, o ideal é investir em temperos leves como ervas frescas, azeite e um toque de limão. Esse peixe tem formato achatado, por isso, deve ser assado em fogo bem baixinho para que não fique ressecado.

Pescada

Queridinho das dietas, a pescada é um peixe com baixo valor calórico. Pode ser preparado com temperos leves e refrescantes como ervas frescas, azeite, sal e pimenta branca. Além disso, é possível faze-la fazer recheada com limão siciliano e ervas como tomilho e alecrim, fica delicioso.

Com informações do Blog Tudo Gostoso.