Conheça as propriedades benéficas do alecrim

Conheça as propriedades benéficas do alecrim

Saiba quais são os benefícios do alecrim para a sua saúde e como consumir para aproveitar todas as vantagens.

O alecrim é uma planta repleta de propriedades que auxiliam a saúde, especialmente no que diz respeito a ações anti-inflamatórias e antioxidantes. Além disso, ele pode ser consumido de diferentes maneiras e, ainda, cultivado em casa, para que você possa sempre contar com essa planta.

Seus benefícios são conhecidos na medicina popular desde a Antiguidade e o alecrim também está presente em diversas receitas, como pães, pratos com carne ou saladas, sendo muito utilizado como tempero, e também como conservante natural de alimentos. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados com o consumo, já que determinados grupos de pessoas podem não reagir bem às substâncias presentes na planta.

Banner canal Reclame

Entenda o que é o alecrim, conheça suas principais propriedades benéficas para a saúde, contraindicações e suas formas de consumo.

O que é alecrim? 

O alecrim é uma espécie vegetal com origem na região do Mediterrâneo. Já no Brasil, está presente por meio de 232 espécies nativas, que podem ser conhecidas popularmente por termos como alecrim de cheiro, alecrineiro, erva da alegria e rosmaninho.

As folhas são a principal parte utilizada do alecrim, que é considerado uma planta medicinal, ou seja, capaz de curar ou aliviar sintomas de doenças.

Ao mesmo tempo, também é possível utilizar a planta para a obtenção de fitoterápicos, que são  produtos com finalidade terapêutica, obtidos de ingredientes vegetais (de uma ou mais espécies). Nesse caso, a planta passa por um processo de industrialização ou manipulação.

Dessa maneira, além de fazer parte da culinária, também é possível que o alecrim seja encontrado em formulações como óleos, pomadas, ou sendo utilizado como planta medicinal.

Propriedades do alecrim

O alecrim possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e também ação cicatrizante, graças a presença de substâncias bioativas como taninos, saponinas e compostos fenólicos diversos:

  • Ácido rosmarínico, carnosol e epirosmanol, com funções antioxidantes, verificado pelos efeitos sobre a peroxidação lipídica;
  • Ácido carnósico, que tem função antimicrobiana;
  • Ácido micromérico, com ação anti-inflamatória.

Dica: Chá de camomila: benefícios e como fazer

Benefícios do alecrim para saúde

Confira alguns dos benefícios do alecrim para a saúde e como ele ajuda no tratamento de diversos tipos de enfermidades.

Possui ação anti-inflamatória e antioxidante

Substâncias como o ácido micromérico, rosmarínico, ursólico e oleanólico presentes no alecrim possuem ação anti-inflamatória, o que significa que ajudam o corpo na resposta a  lesões e infecções.

Como explica o relatório da PROTESTE sobre alimentos anti-inflamatórios, a inflamação é uma função vital do organismo. Na forma aguda é protetora, atuando no combate a agentes causadores de doenças e na reparação de lesões. Já a inflamação crônica requer mais atenção, pois está associada a exposição contínua a elementos danosos ao organismo, resultando em destruição de tecidos.

Para proteger o seu organismo dos prejuízos da inflamação, uma dieta saudável e equilibrada pode auxiliar. Confira mais dicas neste artigo

Auxilia em distúrbios digestivos

O alecrim ajuda no combate a problemas gastrointestinais, como azia, cólicas, flatulências e diarreia, graças aos seus componentes e propriedades como ação antiinflamatória e antiespasmódica.

Melhora a memória e a concentração

O alecrim também pode influenciar na melhora da memória e concentração, pois ajuda a manter em funcionamento um neurotransmissor chamado de acetilcolina. 

Pesquisas indicam que o alecrim reduz a degradação desse neurotransmissor importante para o desempenho da memória.

Dica: Saiba os tipos de mel, seus benefícios e como escolher

Combate os sintomas da gripe

O alecrim também pode ser benéfico para tratar sintomas da gripe, problemas respiratórios e também a tosse, devido, por exemplo, a suas propriedades antivirais e bactericidas.

Auxilia no sistema cardiovascular

Estudos relatam ações do alecrim no controle do estresse oxidativo e da hipercolesterolemia, estando relacionado com a redução do acúmulo de placas de gordura nas artérias. Além de atuar na melhora da circulação, auxiliando no fluxo sanguíneo e na oxigenação do corpo. Com isso, pode contribuir para a saúde do coração

Auxilia no combate a dores e fadiga

Dores musculares e fadiga são outros problemas que o alecrim pode ajudar a combater, pois conta com substâncias com ação anti-inflamatória, analgésica e que melhoram a circulação. 

Desse modo, estudos sugerem ação benéfica do uso do alecrim em doenças reumáticas como artrite e artrose.

Possui ação cicatrizante

Por fim, a ação cicatrizante do alecrim é reconhecida por conta da presença de substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias em sua composição. Logo, para tratamento de inflamações e feridas na pele, é possível contar com o auxílio da planta em formulações tópicas, combinado a outros tratamentos dermatológicos. 

Contraindicações 

Grupos mais sensíveis devem ter cautela no consumo do alecrim, já que alguns de seus componentes, principalmente se consumidos em excesso, são potencialmente tóxicos ao organismo.

  • Gestantes e lactantes, visto que pode ser abortivo em altas doses;
  • Pessoas com histórico de convulsões;
  • Pessoas com problemas de sono;
  • Pacientes com sensibilidade gástrica, pois a ingestão de doses elevadas pode provocar irritação gastrointestinal.

Portanto, é fundamental consultar um profissional de saúde para o uso seguro de plantas. 

Guia do direito do consumidor

Como consumir?

Existem diferentes possibilidades de consumo para o alecrim. Conheça as principais:

In natura

O alecrim pode ser consumido in natura, ou seja, colhido diretamente do solo. Suas folhas podem ser usadas em carnes, pães, manteiga, azeite ou batata, pois além de reforçar sabores, mantém as propriedades nutricionais. 

Vale destacar a importância da higienização antes de consumir a planta.

Chá de alecrim

O chá de alecrim é outra possibilidade de consumo, a partir de suas folhas secas em infusão. Algumas de suas propriedades são mantidas, o que também pode favorecer a diminuição do estresse e ansiedade, assim como pode ocorrer com outros chás, como o de camomila e o chá verde.

A PROTESTE realizou um teste comparativo com as principais marcas de chá verde disponíveis no mercado. Para acessar o resultado da análise, torne-se um associado!

Como plantar alecrim em casa?

Plantar alecrim em casa é fácil e essa planta pode ser uma boa opção para hortas, já que o cultivo estará livre de agrotóxicos e, também, é possível aproveitá-la de maneira integral, o que reduz o desperdício de alimentos.

A PROTESTE desenvolveu o curso Aproveitamento Integral dos Alimentos. As aulas foram desenvolvidas pelos nossos especialistas e explicam como utilizar os alimentos integralmente, como aproveitar ao máximo os seus nutrientes e, também, diversas receitas úteis na hora de usar o alecrim ou outros ingredientes.

Voltando ao plantio do alecrim em casa, basta escolher vasos grandes, já que ele pode crescer aproximadamente de 1 a 2 metros. Além disso, a terra deve ser misturada com areia, pois a planta prefere solos secos.

Lembre-se também de, no vaso, criar uma camada de drenagem de água, para que o solo não retenha líquidos. Coloque também adubo rico em nitrogênio, para o melhor desenvolvimento da planta.

O cultivo pode ocorrer a partir de sementes ou da muda de alecrim, disponíveis em lojas especializadas. Para plantar, siga o passo a passo abaixo:

  • Coloque a camada de drenagem no vaso, para facilitar o escoamento de água e manter o solo mais seco;
  • Depois, coloque a areia e terra misturadas;
  • Na sequência, coloque a semente ou muda de alecrim no centro do vaso.

No começo, é importante regar o vaso com mais frequência, conforme a planta se desenvolve. Depois, uma rega de duas vezes por semana é suficiente para o alecrim. Vale lembrar que ele gosta de luz solar direta entre 3 e 5 horas diárias. Após 3 meses, é possível colher suas folhas para uso.

Dica: Saiba escolher o melhor tipo de macarrão do mercado

Conheça os serviços da PROTESTE para você

O alecrim possui importantes propriedades que auxiliam o organismo a combater inflamações e lesões, além de contribuir para a circulação e a boa memória. Existem diferentes possibilidades de uso, que tradicionalmente é reconhecida como boa planta medicinal e, também, pelo uso fitoterápico.

Esse tipo de informação faz a diferença na manutenção da saúde e bem-estar. Contudo, ressaltamos a importância do acompanhamento profissional no tratamento de qualquer doença. Para aprender mais sobre outros assuntos que ajudam o organismo, acompanhe o MinhaSaúde

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, também produz outros conteúdos informativos nos blogs SeuDireito (direito do consumidor) e ConectaJá (tecnologia), assim você fica por dentro de dicas e de tudo aquilo que pode fazer diferença na sua vida.

A associação também ajuda consumidores a obter informações importantes sobre produtos e serviços com os testes comparativos. Nossos especialistas testam as principais marcas do mercado para ajudar você a tomar melhores decisões de compra e evitar problemas de consumo.

A PROTESTE também conta com o canal Reclame para você registrar sua reclamação contra fornecedores de produtos ou serviços. A sua mensagem é encaminhada para a empresa em busca de uma solução para o seu problema. A resposta chega na própria plataforma. Nossos associados contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753!

Fernanda Taveira

Fernanda Taveira

Especialista do Centro de Competência de Alimentação e Saúde da PROTESTE Mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde pela UERJ