Mel Puro: como comprar, os benefícios e os tipos que existem

Mel Puro: como comprar, os benefícios e os tipos que existem

O mel é um alimento popular e com muitos benefícios para a saúde. Porém, este é um produto que pode sofrer adulteração. Saiba como comprar o mel puro e os tipos que existem

O consumo do mel é algo que faz bem para a saúde do ser humano e a preocupação com a qualidade do produto faz parte da lista de atenção de quem vai comprar o produto. Por este motivo, o mel puro é a melhor forma de consumo deste alimento. No entanto, nem todo produto que está na prateleira do mercado é puro.

O mel é um alimento que pode ser falsificado ou adulterado em seu processo de produção. O mel puro é produzido pelas abelhas e tem um tempo próprio de produção dependendo das condições da colméia. Porém, para se tornar um produto que está sempre disponível para venda, algumas indústrias optam por adicionar outros ingredientes para fazer o produto render. Entre os itens mais usados nesta adulteração estão: açúcar, glucose, frutose de milho, melado, amido, água e outros aditivos.

Apesar disso, o mel é utilizado como alimento e adoçante natural pelo homem desde a pré-história. Ele tem uma composição química que pode ser uma grande aliada à saúde humana, principalmente pela característica mais conhecida: o aumento da imunidade.

Entender os benefícios do alimento e por que você deve incluí-lo no seu dia a dia vai contribuir para entender essa questão. Confira neste artigo o que é o mel, quais são os tipos existentes, quais os benefícios que ele pode proporcionar, sua diferença com o açúcar e muito mais.

Banner canal Reclame

O que é mel?

O mel é um alimento produzido por abelhas, que utilizam como matéria-prima o néctar das flores (mel floral) ou secreções provenientes de partes vivas de plantas ou de excreções de insetos sugadores de plantas (melato), que elas recolhem e combinam com substâncias específicas próprias, armazenam e deixam madurar nos favos da colmeia. 

O mel é uma solução rica em açúcares, principalmente glicose e frutose, o que o torna uma alta fonte energética. Contém ainda uma mistura complexa de outros carboidratos, enzimas, aminoácidos, minerais, e compostos com ação antioxidante como flavonoides. 

A legislação não permite a presença de aditivos no mel. Porém, pode conter grãos de pólen e cera de abelha provenientes do processo extrativo.

Quando utilizado em excesso, o mel pode contribuir para a obesidade, por ser um produto muito calórico. Por exemplo: em uma colher de sopa rasa (cerca de 15 g) há 206 kcal e 12,1 g de carboidratos, de acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). 

Sendo assim, apesar de bem calórico, é uma opção mais nutritiva de adoçante natural, além de conter propriedades medicinais devido aos seus componentes bioativos.

Benefícios do mel para a saúde

São muitas as vantagens que o mel pode trazer ao nosso organismo quando incorporado de forma equilibrada no dia a dia. Ele é um alimento muito rico em nutrientes, sendo os principais a vitamina C e os minerais, como cálcio, magnésio, fósforo, potássio e zinco.

  • Auxilia na prevenção da pressão alta

A pressão arterial elevada é um fator de risco para diversas doenças, como os problemas do coração. A ação antioxidante do mel pode ajudar a reduzir o surgimento dessas doenças. 

  • Possui ação antioxidante 

A ação antioxidante citada anteriormente combate os radicais livres. Essas moléculas, quando em excesso, podem causar diversos problemas ao corpo humano, como o envelhecimento precoce e doenças degenerativas.

  • Auxilia no controle do colesterol

O mel colabora para a redução do colesterol ruim (LDL) e o aumento do colesterol bom (HDL). Logo, é um importante alimento para a promoção da saúde.

  • Auxilia na imunidade

Por ter propriedades antibacterianas, ele é muito usado contra doenças respiratórias infecciosas e como auxílio no aumento da imunidade.

  • Auxilia o funcionamento do sistema gastrointestinal

O mel também auxilia no alívio dos sintomas da gastrite e possui ação desintoxicante, que colabora para a limpeza do trato digestivo.

Como escolher o mel puro?

Um mel de boa qualidade deve ser puro. Ele não deve ter aditivos, como corantes, e adição de outros produtos, como água e xarope de açúcar, por exemplo. Se presentes, estes aditivos podem mascarar desvios da qualidade, ou até mesmo adulteração , colocando o consumidor em risco.

Cuidados com o armazenamento também são fundamentais, já que a exposição a temperaturas elevadas podem degradar o produto, levando à formação de substâncias inadequadas ao consumo. Também dê preferência ao mel orgânico, que não contém produtos químicos em seu processo de produção, e escolha o mel envasado em vidro. Isso porque o plástico da embalagem pode contaminar o líquido com substâncias tóxicas.

Apesar de ser um produto natural, para maior segurança, é importante considerar a origem do fornecedor, e evitar o consumo de mel caseiro, que não segue parâmetros de qualidade dos órgãos reguladores. Por isso, leia o rótulo do produto para saber sua composição e origem. Inclusive, confira se o mel tem o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), que representa que o produto passou pela inspeção do Ministério da Agricultura.

Após comprar o mel, conserve-o em local fresco, longe da luz solar e fora da geladeira. Além disso, preserve-o em sua embalagem original.

Características que devem ser avaliadas na hora de comprar o mel

  • Aroma

Verifique a existência de algum cheiro desagradável e confirme a data de validade. É importante considerar se o odor é característico do tipo de mel ou se o produto está estragado.

  • Sabor

O consumidor deve pesquisar algumas informações sobre o produto antes de ir comprar. Apesar de algumas opções apresentarem sabor azedo ou ácido, como citamos anteriormente, é importante avaliar se o gosto corresponde à descrição do produto fornecida pelo fabricante. Leia o rótulo e compare as informações.

  • Coloração

A coloração do mel é variável de quase incolor a pardo-escura, de acordo com seu tipo e origem. Portanto, é importante estar atento ao rótulo e descrição do tipo de mel para averiguar sua cor. Uma coloração inadequada pode indicar desvios de qualidade.

  • Consistência

A consistência também pode indicar alguma irregularidade na qualidade do mel. O excesso de cristais é um dos problemas mais comuns, e fácil de perceber. Mas não é indicativo de baixa qualidade, já que sofre influência da temperatura, para dissolver os cristais basta aquecer em fogo baixo o produto em banho-maria. Além disso, confira o nível de densidade do produto.

Conheça os tipos de mel 

No Brasil, existem muitas variedades do produto, pois as abelhas conseguem produzir centenas de tipos de mel, com cor, aroma, sabor e consistência diferentes. Isso é possível devido à diversidade de plantas e tipos de solo existentes no local de cultivo e colheita.

Confira os principais tipos de mel encontrados:

Mel silvestre

Extraído de uma variedade imensa de flores, é o mel mais acessível para comercialização. Seus benefícios giram em torno de todas as funções conhecidas do alimento, como melhora da defesa do corpo, auxílio no tratamento de doenças, melhora da memória, controle da ansiedade e muito mais.

Mel de laranjeira

É um mel mais claro, com aroma e coloração mais acentuados, tem propriedades antioxidante, antibacteriana, antisséptica, anti-inflamatória e antibiótica. Ele é higroscópico, ou seja, absorve a umidade do ar.

Por isso, esse tipo é muito utilizado para auxiliar o sistema imunológico, ajudar na recuperação de gripes e auxiliar em cicatrizações.

Dica: Açúcar nos rótulos dos alimentos: saiba como identificar

Mel de eucalipto

Num tom mais escuro, ele é rico em minerais e tem como principal benefício auxiliar no alívio da tosse produtiva, facilitando a recuperação de doenças respiratórias.

Mel de cipó-uva

Esse tipo de mel tem coloração transparente e possui um aroma agradável. Um de seus principais benefícios é a melhora da digestão.

Mel de jataí

Mel claro e com um sabor mais ácido. Ele é usado para propriedades medicinais, sobretudo para amenizar os sintomas de gripes, com ação descongestionante.

Mel de uruçu

Com tom claro e amarelado e sabor levemente ácido, ele auxilia no aumento da resistência do organismo, alivia a tensão e auxilia no combate à insônia.

Mel borá

Diferente dos outros exemplos, ele tem um sabor mais salgado e aroma similar ao queijo. Por isso, esse tipo de mel é utilizado para harmonizar pratos.

Mel Jandaíra

Esse mel tem o sabor levemente ácido e é utilizado para auxiliar na cicatrização de feridas e outras doenças, principalmente na região nordeste do país.

Mel mandaguari

Com sabor amargo e viscoso, é muito utilizado por suas propriedades antibacterianas, embora muito calórico também.

Mel bracatinga

Normalmente, esse tipo de mel tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Por isso, pode apresentar muitos benefícios para quem o consome.

Contraindicações

O mel é um produto natural, mas não é todo mundo que pode consumir. Este alimento não é recomendado para crianças menores de um ano de idade. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não é recomendado o seu uso por crianças menores de um ano devido à insuficiência imunológica de combater a bactéria causadora do botulismo, encontrada em alguns tipos de mel.

Além disso, o mel também não é indicado para pessoas que têm diabetes e alergia ao mel e/ou frutose.

O mel puro cristaliza

Ao deixar o frasco com mel na prateleira, muita gente já percebeu que o produto cristaliza. E isso não é um sinal ruim. O mel cristaliza por causa das baixas temperaturas ou porque faz parte do tipo do produto, que é influenciado pela flor na hora da produção, e ele toma a forma sólida. Inclusive, a cristalização é uma das características do mel puro. Portanto, se o mel que você comprou cristalizar, é um bom sinal.

Para reverter a cristalização do mel, basta você colocá-lo em banho maria por alguns minutos.

Mel ou açúcar: qual escolher?

O mel é mais nutritivo e possui valor calórico 18% menor do que o açúcar, principalmente quando comparado com a versão refinada. O mel é composto de 30% de glicose, menos de 40% de frutose e cerca de 20% de outros tipos de açúcares, o que faz diferença no consumo. Contudo, vale lembrar que é um alimento muito calórico, devendo ser consumido com moderação, apesar de seus benefícios.

Serviços de inspeção

Tanto na esfera municipal, estadual ou federal, os órgãos públicos mantêm normas e sistemas de controle que avaliam a qualidade na produção de alimentos de origem animal comestíveis (ou não comestíveis). O processo garante a segurança na hora do consumo, e essa validação está presente nos selos de inspeção, nas embalagens. Vamos entender agora para que servem e como identifica-los. Conheça os selos para sua segurança na alimentação.

No Brasil, possuímos os selos de inspeção federal, estadual, municipal e o de equivalência dos serviços (SISBI), sendo que cada um possui uma área específica de atuação, veja:

  • SERVIÇO DE INSPEÇÃO FEDERAL (S.I.F.): produtos que podem ser produzidos e comercializados em todo o país e até exportados.
  • SERVIÇO DE INSPEÇÃO ESTADUAL (SIE): produtos que podem ser produzidos e comercializados somente entre os municípios do estado.
  • SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL (SIM): produtos que podem ser produzidos e comercializados somente no município.
  • SISTEMA BRASILEIRO DE INSPEÇÃO (SISB): equivalência dos serviços de inspeção estadual e municipal ao serviço federal (S.I.F.), em que os produtos podem ser produzidos e comercializados em todo país, mas não exportados.

Não tem diferença de qualidade no selo, mas de abrangência territorial. “Dependendo do produto, a logística precisa ser diferente, como o caso armazenamento no transporte, então é importante para a segurança esse controle”, explica Rafael Moura, coordenador do Centro de Competência de Alimentação e Saúde da PROTESTE.

segurança_alimentação

 

Dica: Conheça os perigos do refrigerante para a saúde

Guia-do-consumidor

Saiba qual é o melhor para você com a PROTESTE

Saber qual é o melhor mel para você é essencial na hora de comprar, pois nem todos os produtos têm os mesmos benefícios, aroma e sabor. 

Para ajudar o consumidor, a PROTESTE realizou um teste comparativo com algumas das principais marcas de mel presentes nas gôndolas do supermercado. Nossos especialistas avaliaram as características que definem a qualidade de um produto, desde a presença de metais pesados até a veracidade das informações contidas no rótulo.

Ficou curioso e quer saber qual é o mel mais nutritivo? Torne-se um associado e tenha acesso ao resultado do nosso teste. Além disso, você colabora para que a PROTESTE continue levando informação segura e confiável para os consumidores, auxiliando nas melhores escolhas.

Confira algumas dicas da PROTESTE sobre os cuidados ao comprar alimentos:

 

Dica: Água de coco: conheça os principais benefícios

Conheça outros serviços oferecidos pela PROTESTE

Agora que você já conhece os principais tipos de mel, seus benefícios e o que avaliar quando for escolher o produto, acompanhe outros artigos sobre saúde e bem-estar no blog MinhaSaúde. Visite os blogs ConectaJá e SeuDireito para conferir as novidades sobre tecnologia e direito do consumidor, respectivamente.

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, tem a missão de contribuir para a qualidade de vida das pessoas, dando orientações e informações úteis que facilitam o seu dia a dia.

Veja nossos outros testes comparativos com produtos de diferentes categorias disponíveis no mercado, de eletrônicos a itens alimentares. Veja os relatórios feitos pelos nossos especialistas para montar um cardápio saudável e fazer a melhor escolha com base no custo-benefício.

Conheça o canal Reclame e envie sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço. A mensagem será encaminhada para a empresa em busca de uma solução para o seu problema. A resposta chega na própria plataforma. Nossos associados têm o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.