Salmonella: o que é, sintomas e tratamento

Salmonella: o que é, sintomas e tratamento

A intoxicação alimentar causada pela bactéria pode apresentar diversos sintomas, que variam de leves até mais graves

É fundamental ter cuidados ao ingerir alimentos não apenas para ter uma vida saudável e evitar doenças ligadas à má alimentação, mas também para evitar problemas de saúde causados por intoxicação alimentar. Uma dessas complicações é a Salmonella, que é a causadora de doenças transmitidas por alimentos.

Existem mais de 250 tipos de doenças assim ao redor do mundo, de acordo com o Ministério da Saúde. No caso da Salmonella, existem situações nas quais apenas sintomas leves são sentidos durante alguns dias. Entretanto, é possível que a infecção possa trazer consequências graves para determinados grupos, inclusive levar à morte.

Existem ações que são simples, mas ajudam a evitar a contaminação por Salmonella. Além disso, é essencial conhecer os sintomas que a infecção causa para buscar o tratamento médico adequado o mais rápido possível. Assim, evita-se que a bactéria se torne porta de entrada para doenças sérias, como acontece com outros tipos de infecções.

Dica: Segurança alimentar: entenda a importância

O que é Salmonella?  

A Salmonella é uma bactéria que provoca intoxicação alimentar. Os sintomas são de desconforto e podem levar a infecções graves, inclusive, à morte. Existem diferentes tipos e subespécies da bactéria, de forma que a enterica e bongori são as que causam problemas de saúde nos seres humanos.

Salmonella enterica

A Salmonella enterica é a maior relevância de saúde pública e apresenta seis diferentes subespécies. Além disso, conta com mais de 2.500 sorotipos, que são microrganismos que podem provocar diversas complicações de saúde, como a febre tifóide e a não tifóide.

Salmonella bongori

A Salmonella bongori é um tipo menos comum dessa bactéria e reúne 22 sorotipos.

Como acontece a transmissão?

A transmissão da Salmonella acontece por meio do consumo de alimentos contaminados por ela. Essa bactéria é encontrada no organismo e, principalmente, nas fezes de animais, como porcos, galinhas, frangos, vacas, cães e gatos. 

Isso significa que alimentos crus ou que não tenham sido cozidos da forma correta são os que oferecem risco de transmissão de Salmonella. É preciso ter atenção para o cozimento de refeições que contenham:

  • ovos;
  • leite e derivados;
  • carne de aves;
  • carne de porco;
  • frutas, verduras e legumes que entraram em contato com fezes de animais.

Caso o ser humano consuma alimentos de origem animal que não tenham sido corretamente preparados ou entre em contato com fezes de animais com a bactéria no organismo, a Salmonella tende a causar infecções que podem apresentar sintomas entre 6 e 48 horas após a ingestão da comida contaminada.

Doenças causadas pela Salmonella

A Salmonella pode causar diversas questões de saúde decorrentes da intoxicação alimentar, como dor de cabeça, náuseas, diarreia, dor abdominal, cansaço e calafrios, por exemplo. 

Destacam-se duas doenças causadas pela bactéria que podem apresentar sintomas mais graves:

Salmonella não tifóide

A Salmonella não tifóide tem sintomas que podem ser parecidos com outros de ordem intestinal. Porém, é confirmada a contaminação após exames de fezes, sangue e análise médica. Entre os principais sinais da infecção, estão:

  • vômitos;
  • dores abdominais e cólicas;
  • diarreia com ou sem presença de sangue;
  • mal-estar;
  • cansaço;
  • calafrios e febre moderada.

A intensidade desses sintomas pode variar entre os indivíduos, e surgem de 6 a 72 horas depois da infecção a partir do consumo do alimento infectado pela bactéria. Além disso, eles podem persistir entre 2 a 7 dias, em média. 

Febre tifóide

A febre tifóide traz consequências mais graves a partir da infecção pela bactéria Salmonella. É comum em regiões com baixo nível de saneamento básico, que causam mais infecções pela falta de higiene dos locais.

Entre seus sintomas, destacam-se:

  • febre alta;
  • falta de apetite;
  • dores de cabeça;
  • mal-estar;
  • diarreia;
  • aumento do volume do baço;
  • manchas pelo corpo, especialmente no tronco
  • retardamento dos batimentos cardíacos.

As complicações da febre tifóide podem ser severas e causar hemorragia intestinal e, consequente, perfuração. Além disso, existe a possibilidade de desenvolvimento de pneumonia e retenção urinária.

Em grupos com sistema imunológico comprometido, como portadores de HIV/AIDS e transplantados, além de idosos, gestantes e crianças, a doença pode ser mais grave.

Dica: Pirâmide alimentar: benefícios para seu cardápio

Diagnóstico e tratamento da infecção por Salmonella

O diagnóstico das doenças causadas pela Salmonella é realizado por meio de avaliação médica, a partir de exames de fezes, sangue e urina, além da análise clínica do histórico de vida do paciente, locais frequentados e, principalmente, alimentos consumidos dias antes da ida ao médico. O ideal é que os exames sejam coletados antes do uso de medicação.

Em relação ao tratamento, se a infecção não se manifestar de forma grave, é possível dispensar intervenção médica, com repouso, ingestão de água para manter o organismo hidratado e uso de medicamentos para controlar os sintomas.

Porém, em infecções mais sérias, pode ser recomendado o uso de reposição eletrolítica, reidratação e, ainda, uso de antibióticos, principalmente para evitar a disseminação da bactéria para outras partes do organismo, caso o problema no intestino não seja controlado.

O tempo de uso de antibióticos vai variar de acordo com o grau de gravidade da infecção, assim como a idade e as condições de saúde do paciente. 

Guia-do-consumidor

Cuidados para evitar a contaminação por Salmonella

Como o contágio por Salmonella está relacionado ao preparo correto de alimentos e ao contato com fezes de animais infectados, as formas de prevenção giram em torno da higiene alimentar e, também, do contato do ser humano com o ambiente em que vive. Por isso, medidas de controle, como o saneamento básico, são fundamentais para evitar a contaminação com a bactéria. 

Também existem ações individuais que podem ser tomadas e diminuem as chances de infecção com Salmonella. Veja alguns exemplos.

Lavar as mãos

Sempre lavar as mãos, principalmente antes e depois do preparo ou consumo de alimentos, é uma grande forma de evitar contaminações bacterianas como a Salmonella. Isso deve ser feito principalmente após o contato com objetos sujos, como depois de ir ao banheiro, manusear ou limpar espaços com animais ou mesmo tocar nos bichinhos, por exemplo.

Lavar as frutas e verduras

Limpe as frutas, verduras e legumes que for consumir, para reduzir as chances de comer algum alimento que esteja com a bactéria. Além de usar água corrente, recomenda-se deixar tudo mergulhado em água com hipoclorito de sódio

O Ministério da Saúde recomenda que seja preparada uma solução com 10ml (1 colher de sopa) de hipoclorito de sódio 2,5% para cada litro d’água. Depois, os alimentos de hortifruti devem ser mergulhados nessa solução.

Cozinhar a carne

Carnes mal-passadas ou que não sejam corretamente cozidas ou fritas, principalmente nos casos de aves ou porco, são alimentos que podem transmitir Salmonella. Por isso, é importante evitar o consumo de pratos crus. O ideal é sempre cozinhar bem as carnes, pois o processo ajuda a reduzir a chance de bactérias serem ingeridas.

Cozinhar os ovos

Consumir ovos traz diversos benefícios para a saúde, mas é preciso ter atenção para que o preparo de alimentos e o consumo não provoquem contaminações bacterianas. Os ovos devem ser sempre bem cozidos, pois o processo facilita o combate à Salmonella.

Também é importante lavar os ovos em água potável na hora em que for armazenar e conservá-los sob refrigeração. Ainda vale a pena ter atenção para pratos que utilizam ovos crus em sua composição, como maionese, mousse e ovo frito de gema mole, pois sem a higienização correta antes da preparação existe o risco de transmissão da Salmonella.

Evite comer em lugares insalubres

Ao comer fora, é fundamental evitar locais insalubres, que não possuam processos de higienização adequados no preparo dos pratos ou conservação de alimentos. Isso porque qualquer descuido pode ocasionar o aparecimento de bactérias na comida que vão provocar doenças de ordem alimentar.

Observe se os funcionários higienizam as mãos e se o local está adequadamente limpo, sem a presença de animais ou de sujeira. Com isso, evita-se a intoxicação alimentar por bactérias, como a Salmonella.

Dica: Alimentos ricos em carboidratos: saiba quais são

Informe-se com a PROTESTE

A maior associação de defesa dos direitos do consumidor da América Latina, PROTESTE, existe não apenas para ajudar na resolução de problemas entre pessoas e fornecedores de produtos e serviços, mas também para ajudar na tomada das melhores decisões em diversos aspectos das relações de consumo.

A PROTESTE faz isso por meio de diferentes soluções que estão à disposição de qualquer pessoa que está em busca de mercadorias ou serviços

Um dos recursos são os testes comparativos elaborados para levar até você informações essenciais sobre diversos produtos e serviços disponíveis no mercado. Dessa maneira, a sua tomada de decisão será mais acertada, pois a associação traz diversos dados que vão auxiliar você na escolha do item mais adequado às suas necessidades.

Além disso, a plataforma Reclame é a ideal para você registrar reclamações contra empresas, receber respostas e ainda contar com a ajuda de profissionais especializados da PROTESTE. Entre em contato pelo 4020-7747. Nós vamos auxiliar na defesa de seus direitos com a intermediação entre fornecedores de produtos e serviços e clientes que estão em busca de uma solução. 

Por fim, quem possui dúvidas nos campos do direito, tecnologia ou saúde também pode acessar conteúdos de qualidade nos blogs da PROTESTE para se informar cada vez mais. 

Como vimos, a Salmonella causa intoxicação alimentar, o que pode trazer consequências sérias para o organismo. Um período do ano em que esse problema tende a ser maior é o verão. Veja como evitar a intoxicação alimentar nesse período.