Conheça os benefícios da água para o seu organismo

Conheça os benefícios da água para o seu organismo

A água é um elemento vital para o corpo humano, que, sem hidratação adequada, pode sofrer problemas no funcionamento de órgãos e sistemas.

Quem nunca recebeu a recomendação de ingerir, pelo menos, dois litros de água por dia? Sem o consumo adequado, o organismo sofre com a desidratação, que afeta desde o sistema urinário até o transporte de nutrientes. Em idosos, o risco é ainda maior, já que a baixa ingestão de água pode causar problemas de cognição, fadiga, tontura e afetar o funcionamento renal.

Além destes problemas, a água é também um mecanismo de defesa, pois regula a temperatura corporal. Em dias mais quentes, a transpiração tem a finalidade de resfriar o corpo e aumentar o bem-estar. 

Assim, é importante lembrar de ingerir a quantidade recomendada de líquidos, para evitar os principais problemas relacionados à desidratação. Alguns sinais de que seu organismo precisa de hidratação são:

  • ressecamento da pele e dos cabelos;
  • hipotensão (queda de pressão);
  • boca seca;
  • dor de cabeça;
  • câimbras;
  • redução do volume urinário e urina escura;
  • fadiga;
  • sede.

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enchendo copo

Saiba como manter a hidratação adequada

Estima-se que o adulto tenha cerca de 60% de seu corpo composto por água. Assim, ao manter a ingestão adequada de água, a pressão arterial permanece em equilíbrio. Além disso, quando o sangue tem menos água, ele fica mais denso, o que prejudica o transporte de nutrientes. 

De acordo com Fernanda Taveira, nutricionista da PROTESTE, o consumo adequado de água melhora o funcionamento intestinal, evita a formação de cálculos renais, reduz o inchaço, ajuda na saciedade e no controle de consumo de alimentos, entre outros benefícios. 

Fernanda explica que a quantidade de água adequada depende do peso corporal do indivíduo. “Em média, é preciso ingerir 30 ml por quilo. Assim, uma pessoa com 70 quilos, por exemplo, deve consumir 2,1 litros de água diariamente”, destaca. 

A especialista ainda menciona que diversos alimentos, especialmente frutas, verduras e legumes, contêm líquidos na composição. “Os mais ricos em água são melancia, laranja, abacaxi, melão, pêssego, pepino, alface, couve-flor, espinafre, brócolis, pimentão verde, tomate, dentre vários outros. Porém, mesmo com o consumo destes alimentos, é preciso ter o hábito de ingerir a quantidade adequada de água”, recomenda.