Verão: é preciso cuidado com a intoxicação alimentar

Em entrevista ao Sem Censura, a coordenadora do Centro de Competência de Saúde da PROTESTE, Pryscilla Casagrande, dá dicas de como evitar a intoxicação alimentar

Com o verão e o calor, crescem os riscos de intoxicação alimentar. Em participação no programa Sem Censura, na TV Brasil, a engenheira de alimentos e coordenadora do Centro de Competência de Saúde da PROTESTE, Pryscilla Casagrande, disse que é preciso tomar muito cuidado com os alimentos, sobretudo nessa época do ano. 

Segundo a especialista, os alimentos de mais fácil contaminação são crustáceos (como o camarão, por exemplo), ovos e carnes em geral. Alimentos crus então, nem pensar. “Todos os alimentos precisam ser cozidos a uma temperatura acima de 70°”. 

Mesmo assim, dependendo da forma com que são acondicionados, podem causar intoxicação. Por isso é preciso ficar também atento à forma de guardar os alimentos. “É preciso que os alimentos sejam bem tampados e armazenados sob refrigeração”, alerta Pryscilla.

A dica do cozimento, contudo, não se aplica a saladas. Nesse caso, é preciso higienizar bem as folhas, com produtos específicos para esse fim. Além disso, é preciso lavar bem as mãos antes de consumir os alimentos, prestando atenção para a higienização entre os dedos e no polegar. “Se possível, é bom complementar a lavagem com água e sabão com álcool 70”, afirma Pryscilla. Também é importante evitar comer saladas em restaurantes pois não se sabe como ela foi higienizada.

Gastroenterite é a segunda maior causa de mortes no mundo

As dicas podem até salvar uma vida. Segundo o presidente da Associação de Gastroenterologia do Rio de Janeiro (AGRJ), Antonio Carlos Moraes, a gastroenterite é a segunda maior causa de mortes do mundo. A intoxicação alimentar pode justamente levar a esse quadro. 

Os sintomas em geral são cólicas, náuseas, vômitos ou diarreia. Segundo os profissionais, a maioria dos casos de intoxicação alimentar costuma ser leve e resolvida em alguns dias. Eles destacam a importância da hidratação adequada.

Veja outras dicas dadas pelos especialistas: