Conheça os perigos do refrigerante para a saúde

Conheça os perigos do refrigerante para a saúde

Saiba quais são os principais problemas causados pelo excesso de refrigerante e por que a bebida é viciante

O refrigerante é uma bebida muito consumida pelas pessoas, principalmente quando falamos sobre a população brasileira. Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), essa bebida gaseificada é o sexto alimento mais consumido por adolescentes, sendo um dos responsáveis pelos altos índices de obesidade em jovens de 12 a 17 anos. 

Diversos fatores são considerados os responsáveis por esse alto consumo de refrigerantes, que vão desde o sabor da bebida até o prazer proporcionado. Mas, o principal motivo do vício é a lista de ingredientes que compõem o produto

Banner canal Reclame

Um outro estudo de mercado feito pela Euromonitor International mostrou que a média individual de consumo da bebida em 2018 foi de 91,9 litros. Os dados mostram que muitas pessoas bebem grandes quantidades de refrigerante, mas esse hábito pode trazer alguns males à saúde. A obesidade é o mais conhecido, contudo ainda existem outras consequências. 

Continue a leitura e saiba mais sobre os refrigerantes, como suas características de composição e por que ele pode prejudicar o organismo.

Você sabe o que é refrigerante?

Uma das bebidas não-alcoólicas gaseificadas mais populares do mercado ao redor do mundo, os refrigerantes surgiram nos Estados Unidos há mais de dois séculos através da criação da ‘soda water’, que usava a mistura de gás carbônico com água, conhecida como carbonatação. 

Ao longo dos anos, essa bebida caiu no gosto dos consumidores e as marcas criaram diversos sabores para sua composição. 

A grande aceitação pelo público fez com que iniciasse uma era de produção em massa e comercialização de bebidas engarrafadas em supermercados e estabelecimentos de food service, incluindo os refrigerantes no ranking das 10 bebidas mais consumidas do mundo ao longo dos anos. 

No Brasil, a indústria de refrigerantes cumpre a Lei nº 8 918, de 14 de julho de 1994, regulamentada pelo Decreto nº 6 871, de 4 de junho de 2009, que dispõe sobre padronização, classificação, registro, inspeção, produção e fiscalização de bebidas. 

O refrigerante é definido como uma bebida gaseificada, obtida pela dissolução em água, de suco ou extrato natural, adicionada de açúcar ou edulcorantes (adoçantes). A legislação também permite que sejam adicionados aditivos, como acidulantes, corantes e aromatizantes. 

No decreto, foram determinados os critérios para os sabores de refrigerantes:

  • Laranja, tangerina e uva precisam ter, obrigatoriamente, no mínimo 10% de suco na sua concentração natural;
  • Limão, no mínimo, 2,5% em volume de suco de limão;
  • Guaraná, uma quantidade mínima de 2/100g de semente de guaraná (gênero Paullinia) ou seu equivalente em extrato, por 100ml de bebida;
  • Cola, deve conter semente de noz de cola ou extrato de noz de cola (Cola acuminata), sem especificação mínima de quantidade;
  • Maçã, ter mínimo 5% de volume em suco de maçã.

Dica: Adoçante natural: conheça as principais opções

Tipos de refrigerante

Existem diversos tipos de refrigerantes disponíveis no mercado. Além do sabor, as principais diferenças são encontradas na lista de ingredientes, como a quantidade de açúcar. Veja abaixo:

Tradicional

Basicamente, os ingredientes são: água, concentrados, acidulante, conservante, açúcar, antioxidante e gás carbônico. Os refrigerantes tradicionais possuem alta concentração de açúcares e calorias

Zero ou diet

Sua principal característica é a substituição dos açúcares adicionados por edulcorantes naturais ou artificiais que tenham baixo ou nenhum valor calórico, proporcionando menor quantidade de calorias, em comparação ao refrigerante tradicional. No entanto, em sua composição pode existir maior concentração de sódio

Por isso, é a opção mais procurada por diabéticos, mesmo assim é indicado consultar um médico antes de sua ingestão. Também é importante tomar cuidado com a ingestão de corantes artificiais, alguns estudos têm demonstrado que podem aumentar as chances de doenças crônicas.  

Light 

A versão light tem uma redução mínima de 25% de açúcar em sua composição. Apesar de ter menos açúcar que o refrigerante tradicional, ainda possui uma quantidade considerável que pode prejudicar os diabéticos. 

A bebida light também não é ideal para a perda de peso. A redução de calorias é bem pequena em relação aos refrigerantes convencionais.

Problemas causados pelo excesso de refrigerante

Essas bebidas possuem muitos ingredientes nocivos à saúde em sua composição. Quando tomados em excesso, principalmente por pessoas com alguma predisposição ao desenvolvimento de doenças, os perigos são maiores.

Conheça os principais problemas que o alto consumo de refrigerantes pode ocasionar:

Obesidade

O ganho de peso é uma das consequências mais comuns e conhecidas, pois o refrigerante é uma bebida muito calórica e possui uma grande quantidade de açúcar. O alto consumo pode contribuir para o aumento de gordura no corpo, causando uma série de problemas de saúde, como a obesidade.

Diabetes

Conforme citado no tópico anterior, os refrigerantes apresentam em sua composição água mineral misturada com açúcar ou edulcorante, sendo que o açúcar é um dos principais causadores da diabetes

O consumo de açúcares por diabéticos é restrito e deve ser acompanhado por profissionais de saúde que irão elaborar uma dieta balanceada e individualizada.

Mesmo optando por um refrigerante diet, os ingredientes ainda podem contribuir para outros problemas como a obesidade, que também colabora para o surgimento da diabetes. 

Hipertensão

A grande quantidade de sódio presente nos refrigerantes promove a retenção hídrica e, a longo prazo, pode desencadear o desenvolvimento da hipertensão arterial

Dica: Como conservar frutas, verduras e legumes por mais tempo

Câncer

A presença excessiva de corantes, dependendo do tipo de refrigerante que você escolher, pode estimular o desenvolvimento de câncer. Além disso, o consumo de bebidas açucaradas aumenta em até 40% o risco da doença

Gastrite

O consumo de refrigerante aumenta a produção de ácido clorídrico, prejudicando a cicatrização das úlceras e ocasionando dispepsia (dor e sensação de peso no estômago) e distensão gástrica. Por isso, colabora para o surgimento de gastrite.  

Cáries

Conhecida pela sua concentração de açúcares, a bebida pode ocasionar cáries e erosão dental, além de amarelamento dos dentes, por causa dos altos índices de substâncias prejudiciais, como corantes artificiais e ácidos presentes na cola. 

Os ácidos ainda podem contribuir para a desmineralização do esmalte do dente

Você sabe o que é refrigerante de cola? 

Primeiramente, o que é a cola? É a castanha de uma planta nativa da África tropical, que nas Américas ganhou o nome de noz-de-cola. Ela é rica em cafeína, por isso era consumida pelos nativos como uma fonte de energia e estímulo físico.

Inicialmente, a bebida de cola era consumida como uma espécie de remédio, mas com o passar do tempo, tornou-se um líquido refrescante e viciante pelo seu sabor e a sensação de energia e prazer que causava. 

Assim, as marcas foram incorporando esse xarope em sua composição, proporcionando sabor marcante, aroma cítrico e refrescância, fatores garantidos pelo ácido fosfórico e seu gosto doce.

Guia do direito do consumidor

Por que refrigerante é viciante?

Os refrigerantes de cola e guaraná possuem cafeína em sua composição, uma droga que causa dependência. Além disso, a bebida possui um alto teor de açúcar, ingrediente também considerado muito viciante.

Vale destacar que a quantidade de cafeína presente nos refrigerantes pode ser bem próxima do valor encontrado em uma xícara de café

Esse conjunto de características contribui para o consumo excessivo de refrigerante. Também vale destacar o sabor, que agrada muitos consumidores, e questões culturais, já que a bebida faz parte do dia a dia de muitas famílias

Como substituir o refrigerante?

Com tantos males que o refrigerante pode causar quando consumido em altas quantidades, é importante optar por substituições nas refeições. 

Só que fazer essa mudança, sobretudo quando você se encontra viciado na bebida, pode ser difícil. Então, a substituição pode ser feita aos poucos, a partir de outras bebidas que saciem essa necessidade. Veja algumas opções:

Suco de frutas

Optar por beber sucos naturais da fruta pode ser uma excelente opção além da água, pois eles não têm grandes concentrações de substâncias que podem fazer mal ao corpo. 

No entanto, os sucos precisam ser naturais e não aqueles de caixinha ou ultraprocessados. Uma das frutas mais indicadas é o limão

Conforme um relatório realizado por nossos especialistas, o limão é rico em vitamina C, vitamina B1, minerais (cálcio, fósforo, magnésio, manganês, potássio) e flavonóides (hesperidina e limoneno). Por isso, a fruta possui diversas propriedades benéficas para o organismo, além de conter um tipo de fibra chamada de pectina, que auxilia na saciedade. 

O Suco de limão é um ótimo substituto para o refrigerante porque une as propriedades da água com os benefícios da fruta.

Dica: Limão: alimento polivalente e cheio de benefícios

Chás gelados

O chá sempre foi consumido por suas propriedades medicinais, mas cada vez mais as pesquisas têm mostrado seus benefícios para a saúde, especialmente quando o assunto é o chá verde.  

Além disso, suas propriedades contribuem para a saciedade e diminuem a ansiedade, fator que pode diminuir a vontade de comer e beber. É importante avaliar o tipo de erva escolhida, já que algumas opções podem ter o efeito oposto. 

Torne-se um associado PROTESTE e tenha acesso aos estudos sobre limão e chá verde, desenvolvidos por nossos especialistas. 

Conheça os serviços da PROTESTE

Portanto, consumir refrigerante diariamente e, principalmente, em alta quantidade pode ocasionar diversos males à saúde, como: obesidade, diabetes, hipertensão, cáries, gastrite e até mesmo câncer. 

Com tantas consequências perigosas ao seu organismo, é importante analisar se vale a pena continuar consumindo essa bebida e como evitar que no futuro outros problemas surjam. 

O Centro de Competência de Alimentação e Saúde da PROTESTE atua na realização de testes de qualidade que analisam alguns dos principais alimentos disponíveis no mercado, principalmente as informações divulgadas em seus rótulos. 

Conheça nossos testes comparativos e compare as principais marcas de café, iogurte, azeite e outros alimentos. Além disso, nossos especialistas avaliam outros produtos como eletrônicos e eletrodomésticos.

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, desenvolve artigos informativos sobre saúde e bem-estar, direito do consumidor e tecnologia nos canais MinhaSaúde, SeuDireito e ConectaJá, respectivamente. 

Acesse a plataforma Reclame e envie sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço. Sua mensagem é encaminhada para a empresa em busca de uma solução para seu problema e a resposta chega no próprio site. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.