Diabetes: mitos e verdades sobre a alimentação

Diabetes: mitos e verdades sobre a alimentação

Contar com um cardápio variado e balanceado é essencial para a saúde do diabético. Por isso, na hora de montar o seu, não tenha dúvidas.

Existem vários mitos relacionados à alimentação de quem tem diabetes. Daí a importância de estar por dentro do assunto para, assim, evitar cair em armadilhas e, consequentemente, prejudicar a saúde. Mas, afinal, os doces estão realmente restritos? Dá para abusar do mel? Carne e queijos estão liberados? Conheça os mitos e verdades sobre a diabetes? Confira, abaixo, as respostas para essas, entre outras questões. Saiba ainda que, a PROTESTE traz uma matéria completa na edição da revista de novembro (nº 218), com dicas e orientações, para ajudar o diabético a contar com um cardápio mais saudável e, ao mesmo tempo, menos restritivo.

Pessoa com diabetes não pode consumir frutas                            

MITO Apesar de ricas em carboidratos, as frutas surgem como uma alternativa saudável e podem ser consumidas, desde que em pequenas quantidades – quatro porções diárias, no máximo. Maçã, pera, limão e laranja estão entre as mais recomendadas por possuírem muitas fibras. Frutas com alto índice de gordura, como o abacate, também são indicadas, uma vez que têm menor índice glicêmico, o que ajuda o carboidrato a ser absorvido lentamente. A verdade é que não existem frutas proibidas. Até mesmo aquelas regionais do Norte, como açaí, pupunha e tucumã, podem ser acrescentadas ao cardápio, desde que inseridas em um plano alimentar saudável, sem excessos.

Produtos dietéticos só com moderação

VERDADE Apesar de isentos de açúcar, produtos dietéticos nem sempre são mais saudáveis. Eles podem, inclusive, trazer mais calorias do que o alimento convencional, como é o caso do chocolate diet. Isso acontece porque, geralmente, para eliminar o açúcar, é preciso utilizar ingredientes substitutos. Essas trocas podem representar risco para a saúde do diabético, mais propenso a doenças metabólicas, como colesterol alto.

Mel pode ser ingerido livremente

MITO Apesar de natural, o mel tem alto teor de frutose e glicose. Mesmo com índice glicêmico menor que o do açúcar refinado, ele é capaz de causar alterações na glicemia e prejudicar o controle do diabetes. Portanto, o consumo deve ser moderado.

Chá ajuda a controlar o diabetes

MITO Os chás, assim como o café e a canela, possuem propriedades antioxidantes e apresentam bons resultados na redução da glicemia. Porém, nesse caso, ainda não há estudos científicos que realmente evidenciem e garantam a eficácia deles, assim como das plantas medicinais. Em geral, chás fazem bem para a saúde e podem ser incluídos na dieta. Contudo, não têm efeitos curativos.

O preparo do alimento muda o índice glicêmico

VERDADE O suco de laranja, por exemplo, tem maior índice glicêmico se comparado à fruta. Ou seja, ele produz mais glicose, após consumido, do que a laranja. Isso porque a bebida é ingerida sem o bagaço, parte da fruta que é rica em fibras. A inclusão de proteína ou gordura na refeição também retarda a absorção dos carboidratos.

Doces são completamente proibidos

MITO Doces podem ser consumidos, mas de forma moderada. Vale mencionar que, geralmente, eles não apresentam quantidade considerável de fibras em sua composição, o que pode prejudicar o controle da glicemia. Por isso, o ideal é consultar um nutricionista para analisar a melhor forma de incluir o doce na dieta.

Carnes, queijos e ovos não têm açúcar e, por isso, podem ser consumidos à vontade

MITO Apesar de não serem fontes de carboidratos, eles são ricos em proteínas e gorduras, que, se consumidos em excesso, também interferem na glicemia. Além disso, o consumo abusivo desses alimentos pode elevar os níveis de colesterol e o peso.

Para reduzir o carboidrato do pão basta deixá-lo fora da geladeira de um a dois dias

MITO O pão, ou qualquer outro cereal fermentado, não tem seu teor carboidrato reduzido, seja na geladeira, seja fora dela. Portanto, procure seguir as recomendações do seu nutricionista em relação à quantidade e à forma de consumo dos alimentos.

O tratamento para hipoglicemia (glicemia abaixo de 70) deve ser feito com 150 ml de refrigerante comum, 150 ml de suco comum ou uma colher de sopa de açúcar

VERDADE O tratamento para hipoglicemia, realizado a partir de uma das alternativas acima, eleva, em média, 50 pontos na glicemia. Evite tratar a hipoglicemia com chocolates, biscoitos recheados e outras guloseimas, pois esses alimentos têm altos teores de gordura, responsáveis por retardarem a elevação da glicemia.

Conheça a PROTESTE

PROTESTE atua há mais de 20 anos na conscientização do consumidor brasileiro sobre seus direitos, incluindo aqueles relacionados à saúde e alimentação. Acesse a nossa página e saiba mais sobre os temas.