Açaí: conheça os benefícios do fruto para a saúde e se engorda ou emagrece

Açaí: conheça os benefícios do fruto para a saúde e se engorda ou emagrece

O fruto tradicional da região Norte e Nordeste ganhou bastante popularidade em todo o país. Conheça seus principais benefícios e saiba como escolher a polpa feita a partir do alimento.

Você sabia que o Brasil é o maior produtor de açaí no mundo? Além de ser uma grande fonte de renda nos estados do Amazonas, Pará e Maranhão, o açaí é parte importante da alimentação das pessoas que vivem nesses lugares. Esse é um dos diversos alimentos abundantes no Brasil, que faz parte da vasta culinária do nosso país.

O açaí é um fruto muito comum na região Amazônica e que é conhecido no mundo todo. Ele é considerado um superalimento e possui propriedades muito benéficas para a saúde. 

No Brasil, o fruto é consumido em diversos pratos doces, salgados e também na forma de suco. Em cada região do país, o consumo do açaí possui características locais, como acompanhado de tapioca, farinha de mandioca, outras frutas e até ingredientes que não são tão saudáveis. 

Por isso, nós vamos te contar como consumir esse superalimento de forma saudável e aproveitar ao máximo os benefícios oferecidos pelo açaí. Confira!

Sem solução para o seu problema com uma empresa? Nós podemos ajudar. Faça a sua reclamação agora!

Açaí: o que é?

O açaí é fruto da palmeira que leva o mesmo nome. Ela é encontrada em países como Colômbia, Venezuela, Equador, Peru, Guianas e Brasil. A palmeira, que possui estirpe delgado, possui folhas grandes e pode atingir até 25 metros de altura. Ela cresce em diferentes climas e solos, com preferência em regiões mais quentes como o norte e nordeste do Brasil. 

Cada palmeira de açaí é responsável por produzir entre 3 kg e 6 kg do fruto por ano, sendo que o ápice da produção ocorre nos meses de julho a dezembro. 

Aqui no Brasil, o açaí possui um importante papel cultural e socioeconômico. Nosso país é responsável por aproximadamente 85% da produção de açaí no mundo, sendo que o estado que mais concentra a produção desse alimento é o Pará. 

Nas regiões Norte e Nordeste do país, o fruto é muito consumido entre a população, por isso é considerado um dos alimentos mais comuns nesses estados. Contudo, o açaí ganhou o Brasil e o mundo, sendo um alimento muito procurado em diversas regiões.

Benefícios do açaí

O açaí tornou-se popular principalmente pelos benefícios que oferece para a nossa saúde. Veja a seguir quais são os principais benefícios desse fruto:

Controle do colesterol

Um dos benefícios do açaí é o controle do colesterol, que ocorre por causa das antocianinas e fitoesteróis presentes no fruto. Essas substâncias auxiliam na redução do LDL, que é o colesterol ruim. Dessa forma, o açaí auxilia na prevenção de diversos problemas como a formação de placas de ateroma (formada pelo depósito de gordura, principalmente colesterol) que pode chegar a obstruir os vasos sanguíneos.

Fonte de energia

Outro benefício do fruto é que ele fornece muita energia para o corpo. O açaí é rico em carboidrato, lipídeos e fibras, além de outros nutrientes essenciais para o funcionamento do nosso organismo. Sendo assim, ele se torna um alimento muito energético e nutritivo. Ele é interessante também para ser utilizado antes da prática de atividade física ou por pessoas que querem ganhar peso de forma saudável. É importante ficar atento aos acompanhamentos e evitá-los para não ingerir excesso de calorias.

Dica: Como ganhar massa muscular com alimentação e treino de força

Ação antioxidante

O açaí também é rico em antioxidantes, substâncias que combatem o estresse oxidativo dentro das células. Dessa forma, o fruto tem a capacidade de auxiliar na prevenção do envelhecimento celular e doenças degenerativas. É por isso que o açaí também é conhecido por sua ação de beleza, sendo muitas vezes indicado para o combate ao envelhecimento. 

Aumento da imunidade

O aumento da imunidade é outro benefício do açaí. O fruto é rico em antioxidantes que atuam no organismo fortalecendo o sistema imunológico e aumentando as defesas do corpo contra infecções por vírus, fungos e bactérias. 

Diminui a pressão arterial

A diminuição da pressão arterial é outro benefício desse fruto tão nutritivo. O açaí pode contribuir para a redução do colesterol ruim, evitando assim a aterosclerose. Estudos também apontam que após o consumo de açaí existe uma dilatação das artérias, por isso a pressão tende a baixar.

Fonte de cálcio

Outro benefício do açaí é a presença de cálcio. Esse mineral é fundamental para diversas funções no organismo, como a construção e renovação dos ossos e dentes. Por isso, o consumo de açaí também possibilita prevenir problemas como a osteoporose. 

Prevenção de doenças degenerativas

O açaí também é um grande aliado na prevenção de doenças degenerativas, como o Alzheimer e o Mal de Parkinson. Devido às suas propriedades, que incluem antioxidantes e nutrientes essenciais para a manutenção das células e controle dos radicais livres, o açaí permite reduzir o acúmulo da proteína beta-amilóide, que é associada ao desenvolvimento de doenças degenerativas.

Redução do risco de câncer

O auxílio no combate ao câncer também é um benefício citado por cientistas relacionado ao açaí. O fruto é rico em antocianinas, que são substâncias antioxidantes responsáveis por combater o câncer, sendo estudadas principalmente contra a leucemia. 

Contribui para o funcionamento dos intestinos

Isso ocorre porque o fruto oferece uma boa dose de fibras que ajudam a melhorar o trânsito intestinal. Uma porção com 100 gramas de polpa de açaí congelada conta com 2,6 gramas de fibra, conforme o Viva Bem, do UOL.

Diminui o colesterol

Um estudo realizado na Universidade Federal do Pará confirmou que o açaí diminui o colesterol após comparar dois grupos de cobaias, um que tomava uma bebida à base da fruta e outro que não ingeria esse alimento. Depois de 12 semanas, os pesquisadores constataram que o primeiro teve uma queda no LDL, o colesterol ruim, o que não aconteceu no segundo.

Fornece energia

A fruta também dá uma energia extra para o organismo, já que fornece bastante carboidrato e é rica em nutrientes, podendo ser ingerida antes da malhação, pois tem a digestão rápida.

Benefícios não comprovados

Prevenir o câncer de mama: apesar de o açaí reduzir a incidência de tipos da doença, sua ação específica no caso dos tumores de mama está sendo estudada na Universidade Federal do Rio de Janeiro. As pesquisas têm apresentado bons resultados, mas ainda não é possível afirmar que ele tem esse efeito, segundo informações do Viva Bem, do UOL.

Ajuda a melhorar o quadro de transtorno bipolar: pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e da Universidade de Toronto, no Canadá, encontraram indícios de que o extrato do fruto conseguiu combater um processo de inflama, mas ainda não há comprovação.

Como comer açaí?

O açaí pode ser consumido de muitas formas. A polpa do fruto é utilizada em sucos, vinhos, licores, sobremesas, sorvetes e até mesmo em preparações salgadas, como acompanhamento ou molho para peixes e outros frutos do mar. 

Nas regiões onde o açaí é abundante, a polpa é consumida pura ou com tapioca e farinha de mandioca. Essa é a forma mais tradicional de consumo do fruto.

Já no Sudeste e no Sul do país, o fruto é consumido principalmente na forma de polpa (também chamada de creme), misturado a xaropes de guaraná e servido com diversos acompanhamentos, como frutas, sorvetes, leite condensado, leite em pó e farofa de amendoim

Apesar disso, o ideal é consumir a polpa pura, sem adição de açúcares, para absorver os nutrientes e obter os benefícios do fruto.

Dica: Saiba os tipos de mel, seus benefícios e como escolher

Cuidado com os acompanhamentos

Atualmente, é possível encontrar a polpa do açaí em quase todas as cidades, através de estabelecimentos que oferecem a sobremesa feita com o fruto junto de alguns acompanhamentos. Embora o açaí seja um alimento benéfico para o organismo, é importante ter cuidado com os ingredientes que o acompanham.

A polpa pura é muito saudável, mas quando consumida com alimentos ricos em açúcar e ingredientes industrializados, ela pode se tornar prejudicial. Por isso, fique atento aos acompanhamentos, principalmente no caso das sobremesas com leite condensado, leite em pó, chocolate e outros doces. 

Açaí engorda?

Uma dúvida muito comum sobre o açaí é se o fruto colabora com o ganho de peso, afinal, trata-se de um alimento bastante calórico. Quando consumido sozinho e com moderação, o açaí não causa ganho de peso e possui apenas cerca de 58 kcal/100g.

Por isso, quem quer emagrecer pode consumir a polpa do açaí, mas deve escolher a opção pura, com moderação e sem acompanhamentos calóricos como açúcar, xarope de guaraná e guloseimas. Vale destacar que ao adicionar o xarope a quantidade de calorias costuma duplicar para uma mesma porção de açaí!

Economize mais de 2.000 reais por ano. Clique agora!

Como escolher o açaí?

Por ser um fruto muito comum nas regiões mais quentes, o açaí é facilmente encontrado no Norte e Nordeste na forma de fruto, polpa, sucos e vários outros derivados. Contudo, nas demais regiões do país, é difícil encontrar o alimento in natura, sendo que a opção mais acessível e comum nessas regiões é a polpa.

Nesse caso, a dica para escolher uma polpa de açaí de qualidade é prestar atenção na sua tonalidade. A cor predominante do fruto deve ser vinho escuro. Caso o tom seja roxo claro, é possível que ele tenha sido misturado com outros ingredientes como conservantes e xarope de guaraná. 

Além disso, observe se o açaí está armazenado corretamente. Em supermercados, a polpa deve ser mantida a uma temperatura de -18º C para garantir a sua conservação.

Veja outras dicas da PROTESTE para compras de alimentos:

Como é feita a polpa do açaí?

A polpa do açaí é um produto que passa por diversos processos primários, como a colheita, separação e limpeza do fruto. Depois dessas etapas, ele passa por uma máquina que retira toda a polpa e separa as sementes. Por último, a polpa é embalada e congelada, para ser finalmente distribuída nos supermercados e comércios. 

É importante lembrar que em muitos casos é adicionado outros ingredientes na polpa do açaí para adoçar o sabor, como o xarope de guaraná, por exemplo. 

Por isso, o consumidor deve conferir o rótulo do alimento para saber se a polpa é pura ou se foram adicionados outros ingredientes.

Guia do Direito do Consumidor. Conheça seus principais direitos. Leia aqui!

Confira a lista de ingredientes

Tanto no caso da polpa de açaí quanto de outros alimentos, é fundamental conferir a lista de ingredientes. A leitura do rótulo de alimentos com as informações apresentadas, em especial a lista de ingredientes, permite saber se o item escolhido é uma boa opção para sua saúde.

Lembrando que o primeiro ingrediente que aparece no rótulo é o que possui maior concentração. Vale ressaltar que quanto menos ingredientes adicionados mais puro e menos industrializado é aquele alimento. No caso do açaí, dê preferência para polpas que não possuem adição de açúcares e conservantes, pois esses adicionais podem tornar o alimento menos saudável.

Cuidado com a transmissão da doença de Chagas pelo açaí

Se você acompanha os noticiários, deve ter visto que, nos últimos anos, o Brasil registrou inúmeros casos de doença de Chagas, principalmente no Norte e no Nordeste do país. Todos esses casos tinham uma coisa em comum: os infectados haviam ingerido açaí alguns dias antes do início da manifestação dos sintomas.

Os casos mais recentes aconteceram na Bahia e a Vigilância Sanitária do estado chegou a emitir um alerta de surto da doença. Somente no primeiro semestre de 2023, cinco casos e uma morte causada pela doença foram confirmados na Bahia e a vigilância reforçou a fiscalização nos postos de venda de açaí.

Antes que você comece a se desesperar, precisamos dizer que o açaí não causa doença de Chagas. A doença, na verdade, é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e, geralmente, a infecção acontece por meio da picada do barbeiro. No entanto, nos últimos anos, aumentou a incidência de infecção causada por via oral, quando alguém come alimentos contaminados com o inseto ou as fezes dele.

É aí que o açaí entra nessa história. Estudos científicos comprovam que o protozoário causador da doença de Chagas consegue sobreviver na polpa da fruta tanto em temperatura ambiente, quanto no congelador. Portanto, se o açaí não for preparado da melhor forma, em condições de higiene adequadas, aumentam as chances de uma pessoa se contaminar com o alimento.

O jeito de se proteger disso, claro, é só consumir o alimento quando a procedência for confiável, garantindo que o local onde ele foi preparado é limpo e que o fruto foi higienizado adequadamente. O certificado da Vigilância Sanitária local no estabelecimento em questão é um bom indício disso.

Apesar disso, empresários produtores do açaí têm investido em equipamentos e técnicas que ajudam a evitar o protozoário, como o ‘branqueamento’, que nada mais é do que um choque térmico no fruto de 80ºC, além da ‘sanitização’ para eliminar fungos e bactérias, segundo o Diário do Amapá.

Dica: Água tônica é refrigerante! Se beber, saiba como escolher a melhor opção

Saiba como a PROTESTE pode ajudar você

Se você gostou deste artigo, vai gostar de saber que a PROTESTE produz uma série de outros conteúdos com dicas não só para sua saúde, como também relacionadas à tecnologia e aos direitos do consumidor. Para ficar por dentro de todas as novidades, basta entrar no nosso canal do Telegram ou baixar o App da PROTESTE.

Além de compartilhar informações relevantes para o seu dia a dia por meio dos conteúdos produzidos, os associados da PROTESTE também têm acesso a testes comparativos de produtos e serviços disponíveis no mercado. As análises são realizadas para ajudar o consumidor na escolha do melhor item em relação à qualidade e ao custo-benefício.

A maior associação de consumidores da América Latina também oferece para seus associados o canal Reclame, para registrarem reclamações referentes a problemas enfrentados com fornecedores dos mais diversos segmentos, intervenção extrajudicial e auxílio de especialistas em defesa do consumidor em caso de conflitos de consumidores com empresas.

Clique aqui para se tornar um associado PROTESTE e ter acesso a todos os serviços da associação.

Fernanda Taveira

Fernanda Taveira

Especialista do Centro de Competência de Alimentação e Saúde da PROTESTE Mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde pela UERJ