Saiba como fazer tapioca e conheça seus benefícios

Saiba como fazer tapioca e conheça seus benefícios

Saiba como fazer a tapioca, conheça a origem da receita e os cuidados ao escolher os acompanhamentos

A tapioca, também conhecida como beiju, é um dos alimentos mais populares do Brasil e tem uma série de nutrientes. Afinal, é produzida a partir da farinha de mandioca, que tem alto valor calórico, e, quando combinada a outros ingredientes, pode ser consumida no café da manhã ou mesmo como refeição principal do dia, por exemplo.

A origem da tapioca remonta desde os tempos anteriores à chegada dos portugueses no Brasil e, ao longo dos séculos, seu consumo se popularizou em diferentes regiões do país. Além disso, em alguns casos ela substituiu o pão francês, graças às suas propriedades nutricionais.

Banner canal Reclame

Ao mesmo tempo, assim como qualquer outro alimento, é necessário ter cuidado com os acompanhamentos da tapioca, como recheios, que podem ser prejudiciais à saúde se consumidos de maneira exagerada.

As possibilidades de combinação da tapioca são várias, já que ela pode estar presente:

  • Como alimento que substitui o pão no café da manhã;
  • Como sobremesa, com recheios doces;
  • Em forma de farinha, que pode ser misturada ao açaí;
  • Em receitas de pratos como pudim ou mingau;
  • Como crepioca, quando misturada a ingredientes presentes no crepe;
  • Como almoço ou jantar, com frango desfiado, .

Saiba mais sobre os benefícios da tapioca, nutrientes, origem e, principalmente, como preparar esse prato que pode ser um ótimo aliado da alimentação saudável e equilibrada.

Você sabe o que é tapioca?

A tapioca ou beiju é uma comida brasileira com origem indígena, bastante popular no Norte e Nordeste do país. Ela é feita a partir da farinha de mandioca, planta originária de regiões como o norte do Amazonas, Pará e sul da Bahia. 

Os indígenas do grupo Tupi-Guarani foram os responsáveis por difundir o uso da mandioca, que era a base de sua alimentação. Por sua vez, a população africana escravizada também consumia a farinha da raiz em receitas diversas, entre elas a tapioca.

Atualmente, a farinha de tapioca é produzida em escala industrial, com empresas especializadas na fabricação do produto. Ela pode ser encontrada pronta para o preparo e o consumo imediato.

Como é feita a farinha de tapioca?

A farinha é produzida a partir da chamada goma da tapioca ou fécula, que é extraída da raiz da mandioca. Quando descascada, ela é ralada, espremida e o líquido de sua extração é separado em um recipiente

Após descansar por horas, o fundo do recipiente estará com um tipo de massa, que será separado da água. Nesse caso, é a goma da mandioca e deve ser escorrida e secada ao sol.

Por fim, após seca, a massa é esfarelada e peneirada, transformando-se em um pó fino e branco que é, propriamente, a farinha de tapioca. 

Dica: Conheça as propriedades benéficas do alecrim

Qual é o valor nutricional da tapioca?

A farinha de tapioca é rica em carboidratos e apresenta, também, lipídios e fibras. Em média, 100 g apresenta 382 Kcal, 93,1 g de carboidratos, 1,1 g de lipídeos e 0,4 g de fibras.

Enquanto 100 g de goma da tapioca apresenta, em média, 229 Kcal, 54,6 g de carboidratos, 0,4 g de fibras e 1,1 g de lipídeos.

É importante ressaltar que os valores podem variar de acordo com o modo de produção e a marca.

Mesmo assim, a tapioca é uma boa fonte de carboidrato, significa que proporciona energia ao organismo. Além disso, ela quase não apresenta gorduras ou sódio (1, 31 mg). 

É fundamental, ao comprar farinha de tapioca, ler os rótulos dos produtos, para verificar as informações nutricionais e, além disso, a presença de outros ingredientes adicionados. 

Tapioca ou pão francês

Com a popularização da tapioca, muito se comenta sobre o seu consumo no lugar do pão francês, que também está presente na alimentação dos brasileiros, especialmente no café da manhã.

Ambos os alimentos são fontes de carboidratos, por isso contribuem para que o organismo tenha energia para suas atividades metabólicas. Além disso, também possuem alto índice glicêmico e, por causa disso, são absorvidos pelo organismo de forma rápida.

Entretanto, esses alimentos possuem valores nutricionais diferentes. Em 50 g de pão francês, estão presentes 150 Kcal e 29,3 g de carboidratos, 4 g de proteínas, enquanto a mesma quantidade de fécula de mandioca possui 165 Kcal e 40 g de carboidratos.

O pão francês apresenta mais gorduras (1,6 g), fibras (1,15 g) e, principalmente, sódio (324 mg), já a fécula de mandioca quase não possui nenhum desses nutrientes.

Os valores citados são aproximados e podem variar de acordo com a produção dos alimentos.

Dica: Como fazer uma horta em casa

Cuidado com os acompanhamentos

É comum que a tapioca seja acompanhada de manteiga ou mesmo recheios como queijo, carne seca, frango desfiado, banana, morango, chocolate e muitos outros, que conferem ao prato mais nutrientes e, também, calorias.

Por isso, é essencial tomar cuidado com o valor nutricional dos acompanhamentos que são usados no preparo da tapioca, pois eles podem aumentar as calorias, sódio, açúcar ou outros nutrientes que, se consumidos de maneira demasiada, trazem malefícios à saúde.

Portanto, apesar da tapioca ser um alimento saudável, ela deve ser combinada a acompanhamentos que não prejudicam seu valor nutricional com excesso de calorias, sódio ou açúcares, por exemplo.

Guia do direito do consumidor

Como fazer tapioca?

O preparo da tapioca é simples e não demanda óleo, azeite ou outro tipo de ingredientes relacionado à fritura ou cozimento. 

Para fazer o prato, é necessário contar apenas com a goma de tapioca e, também, uma chapa ou frigideira de material antiaderente, de preferência redonda, que esteja bem aquecida em fogo brando. Para preparar, basta seguir o passo a passo:

  1. Aqueça bem a frigideira ou chapa e deixe em fogo brando;
  2. Adicione a goma de tapioca, com cuidado, de maneira uniforme até a formação de uma camada fina;
  3. Se desejar, pode acrescentar uma pitada de sal à goma;
  4. Espalhe a massa para que todo o fundo da frigideira preenchido;
  5. Durante o aquecimento de 2 minutos, a goma ficará aglutinada em forma de crepe;
  6. Após o calor desprender a massa do fundo da frigideira, vire a tapioca com uma espátula, para aquecer também o outro lado por alguns segundos;
  7. Por fim, adicione o recheio desejado, que pode ser doce ou salgado, enquanto ainda está na frigideira;
  8. Feche a tapioca, dobrando-a ao meio, e sirva aquecida.

Quer saber outras receitas para elaborar cardápios saborosos e como montar uma lista de compras saudável e nutritiva? Conheça o curso Aproveitamento integral dos alimentos, desenvolvido pela Escola do Consumo, plataforma de cursos online da PROTESTE para ajudar você no seu dia a dia.

As aulas foram desenvolvidas pelos nossos especialistas em nutrição e contam com diversos conteúdos importantes para sua saúde e bem-estar. Tudo isso de forma simples e fácil para você aplicar na sua casa. Veja alguns temas abordados:

  • Como elaborar um cardápio;  
  • Como ler os rótulos dos alimentos;
  • Como escolher boas frutas e legumes;
  • Como higienizar os alimentos e muito mais.

Dica: Ômega 3: quais são seus benefícios e como consumir

Saiba como a PROTESTE pode ajudar você

A tapioca é um prato popular com forte relação com as origens do Brasil. Ela pode ser servida com diversos acompanhamentos e tem boas fontes nutricionais. Saber como preparar essa iguaria pode fazer a diferença na vida de quem busca melhorar seus hábitos alimentares.

A PROTESTE sabe como a informação de qualidade ajuda as pessoas em sua tomada de decisão, por isso, produz diversos artigos informativos sobre saúde e bem-estar no MinhaSaúde

Além disso, a maior associação de consumidores da América Latina também produz artigos nos blogs ConectaJá (tecnologia) e SeuDireito (direito do consumidor), que trazem várias dicas que ajudam no poder de escolha dos consumidores.

Quem está com problemas após compras de produtos ou contratação de serviços pode contar com a PROTESTE por meio do canal Reclame, que permite o registro de reclamações. A sua mensagem é encaminhada diretamente para empresa, em busca de uma solução para o seu problema. Nossos associados contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753!

Fernanda Taveira

Fernanda Taveira

Especialista do Centro de Competência de Alimentação e Saúde da PROTESTE Mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde pela UERJ