Como fazer uma horta em casa

Como fazer uma horta em casa

Conheça as principais dicas e o passo a passo para ter uma horta em casa e aproveitar todos os benefícios dessa prática.

Fazer uma horta em casa pode trazer vários benefícios para o dia a dia, tanto em relação a alimentação saudável quanto como passatempo que ajuda na sensação de bem-estar. 

Uma horta também permite economizar na hora de comprar alimentos e temperos que podem ser cultivados em casa por um valor menor do que aquele que seria gasto no mercado, por exemplo.

Não é necessário ter grandes espaços para cultivar uma horta, desde que os principais cuidados sejam tomados na hora de começar e manter as plantas. É fundamental cuidar de tudo para que as hortaliças e os temperos sejam cultivados da maneira correta.

Banner canal Reclame

Para que você possa fazer uma horta em casa, vamos contar quais os tipos de alimentos podem ser plantados em casa, como aproveitar espaços de sua residência, os benefícios dessa prática, os cuidados que devem ser tomados e o passo a passo para que você cultive as plantas ideais para as suas necessidades.

O que plantar?

Existem diversos tipos de plantas que podem ser cultivadas em uma horta caseira. A variedade ajuda não apenas a diversificar os alimentos plantados, mas também a variar o tipo de cuidado, já que cada uma tem suas especificidades. 

Em uma horta em casa, é possível plantar hortaliças, condimentos e plantas medicinais diversas, como por exemplo:

  • Hortelã;
  • Salsinha;
  • Cebolinha;
  • Alecrim;
  • Alface;
  • Manjericão;
  • Alface;
  • Couve;
  • Brócolis;
  • Tomate cereja;
  • Morango;
  • Agrião;
  • Erva-doce;
  • Camomila;
  • Capim-santo;
  • Orégano;
  • Coentro.

Vale lembrar que quanto maior a planta maior deve ser seu vaso e volume de terra. 

Dica: Vitamina D: benefícios, alimentos, suplementação e excesso

Onde plantar?

O local para criar a horta pode ser variado. Casas com quintal ou apartamentos com pouco espaço podem contar com locais específicos para o cultivo de alimentos. Varandas, sacadas e paredes podem ser utilizadas, por exemplo. Entre as possibilidades de plantio estão:

  • Direto na terra, como em quintal de casas;
  • Vasos, desde que em tamanhos apropriados para o que será plantado;
  • Embalagens recicláveis, como latas de refrigerante, caixas de leite, potes, garrafas pet, entre outras;
  • Floreiras, principalmente em pequenos espaços, como varandas de apartamentos;
  • Caixas de madeira e paletes;
  • Horta vertical, que aproveita as paredes de locais pequenos para abrigar vasos e outros objetos usados no plantio.

É importante cultivar a horta em locais que recebam luz solar durante algumas horas por dia, já que boa parte dos alimentos necessita de incidência de iluminação direta para crescer.

Como fazer uma horta em casa: passo a passo

Fazer uma horta em casa permite diferentes possibilidades de plantio e pode ser feita em diferentes locais, desde quintais maiores até pequenos espaços de apartamentos. 

Confira o passo a passo para fazer a sua horta em casa:

  1. Escolha bem o local e defina um espaço ventilado, acessível e que receba luz solar por, ao menos, 4 horas diárias;
  2. Selecione as espécies que serão plantadas na horta de acordo com a disponibilidade de espaço. Hortelã, orégano e alecrim são indicados para lugares pequenos. Já alface, pepino e beterraba podem ser cultivados em locais maiores;
  3. Compre os vasos e outros recipientes para montar a horta, como canteiros e jardineiras, que tenham furos para drenar o excesso de água;
  4. Depois, coloque argila e uma manta para a drenagem da água no interior do vaso;
  5. Misture serragem e folhas secas à terra, que também pode ter compostos orgânicos;
  6. Acrescente esse substrato ao vaso e insira as sementes ou mudas de hortaliças, com espaço suficiente entre elas para o crescimento.

Depois disso, basta seguir todos os cuidados necessários e regar constante, assim as plantas poderão se desenvolver.

Dica: Saiba se a airfryer faz mal para a saúde

Cuidados importantes

Além de saber como fazer uma horta em casa, é fundamental entender quais cuidados devem ser tomados durante a manutenção. Confira os itens que devem ser observados para manter as plantas saudáveis:

  • Iluminação: é preciso manter as plantas sob iluminação natural de, ao menos, 4 horas. Mude a localização dos vasos ao longo do ano para que sempre fiquem sob a iluminação natural;
  • Irrigação: procure não regar demais as plantas e faça isso sempre ao amanhecer ou anoitecer, para evitar o período de maior calor do dia. Certifique-se que o fundo dos recipientes está furado para não haver acúmulo de água e apodrecimento das raízes;
  • Preparação do solo: em geral, é preciso usar terras preparadas de floriculturas e lojas especializadas, além de matéria orgânica, para as plantas florescerem com saúde, sem folhas amareladas, secas ou quebradiças;
  • Comprometimento: mantenha os cuidados da horta de maneira constante, deixe-a em um local acessível para facilitar a manutenção e procure conhecer as especificidades de cuidados de cada espécie.

Benefícios de uma horta em casa

Não faltam vantagens para fazer uma horta em casa. Confira alguns dos benefícios de adotar essa prática de maneira permanente.

Alimentação saudável

Manter uma horta em casa ajuda na alimentação, já que as plantas e hortaliças criadas estão livres de agrotóxicos, ao contrário de muitos alimentos comercializados em supermercados. 

Frutas, verduras e legumes produzidos em escala industrial recebem agrotóxicos para o controle de pragas e também para que o amadurecimento dos alimentos seja atrasado. Isso pode ser prejudicial para a alimentação e, no caso da horta, as plantas são cultivadas sem a influência dessas substâncias, e isso é uma grande vantagem! 

Bem-estar mental

Criar uma horta também ajuda no bem-estar e na saúde mental, pois o trabalho manual, com poda e plantio, ajuda a aliviar questões como ansiedade e depressão. Como hobby, a prática auxilia a desestressar por envolver habilidades manuais diversas na manutenção das plantas, que exigem concentração e comprometimento.

Guia do direito do consumidor

Educação alimentar

A educação alimentar é outro benefício proporcionado para a vida de quem cria uma horta em casa, já que torna-se possível adotar novos hábitos a partir dos alimentos gerados pelo plantio. Além disso, gera conversas importantes sobre alimentação e saúde.

Uma maneira de aproveitar ao máximo as plantas e hortaliças cultivadas em casa é entender como utilizar todos os itens desses alimentos. Para aprender técnicas úteis na hora de preparar a alimentação, faça o curso Aproveitamento Integral dos Alimentos, da PROTESTE. 

Você vai aprender a montar cardápios saborosos e nutritivos, ler os rótulos dos alimentos, escolher as melhores opções de frutas e legumes, aproveitar todas as partes dos ingredientes e muito mais.

Economia financeira

Por fim, uma horta também ajuda a economizar, já que diversos alimentos não precisarão ser comprados em feiras livres e supermercados, pois serão produzidos em casa.

Vale a pena investir na criação de uma horta que possa abrigar o máximo de plantas e hortaliças, já que esse investimento tende a ser compensado conforme as plantas crescem e tornam-se próprias para consumo. Além disso, contribuem para o bem-estar físico e mental.

Como higienizar e armazenar os alimentos?

A higienização e armazenamento correto dos alimentos colhidos na horta são essenciais para evitar contaminações e, também, permitir o aproveitamento de todos as partes dos ingredientes, sem perda de qualidade nutricional e nem do sabor. 

Especialmente, para alimentos que possam ser consumidos crus, como hortaliças, não basta lavá-los, mas é necessária a higienização com produto adequado para eliminar agentes causadores de doenças.

Confira algumas dicas de conservação e higiene:

  • Sempre mantenha a geladeira limpa, para evitar a proliferação de bactérias e fungos;
  • Após colhidos, não deixe os alimentos descobertos;
  • Coloque folhas, talos e outros alimentos em recipientes tampados na geladeira;
  • Sempre lave e higienize frutas, verduras e legumes para remover qualquer sujeira e evitar contaminação por microrganismos e parasitas. 

Inicialmente, as folhas e porções deterioradas do alimento devem ser descartadas. Então, eles são lavados em água corrente a fim de remover resíduos e sujidades. Depois, são deixados de molho em uma solução com uma colher de sopa de água sanitária adequada para esta finalidade (observe a descrição na embalagem) diluída em um litro de água, para eliminação de microrganismos e parasitas. 

O tempo necessário de molho deve ser de acordo com o especificado no rótulo do produto. Após, enxaguar os alimentos em água corrente. Por fim, se não forem consumidos imediatamente, basta armazená-los em recipientes secos e limpos, sob refrigeração quando necessário.

A PROTESTE realizou testes com as principais marcas de água sanitária. Nossos especialistas avaliaram o potencial bactericida, a composição dos produtos e as informações contidas nos rótulos. Para acessar o resultado, torne-se um associado PROTESTE.

Dica: Kombucha: o que é, quais são seus benefícios e como fazer

Saiba mais sobre a PROTESTE

Plantar uma horta traz uma série de vantagens, como o bem-estar físico e mental, a alimentação saudável e a economia. Esses benefícios fazem a diferença no dia a dia. Mas vale destacar que é importante entender como cultivar alimentos em casa para que essa prática seja constante.

Informar-se ajuda a adotar bons hábitos e a PROTESTE sabe a importância. Por isso, são produzidos diversos conteúdos informativos sobre saúde e bem-estar no MinhaSaúde, para que você conheça diversas dicas que ajudam a manter uma vida saudável. 

Visite os blogs ConectaJá e SeuDireito para acompanhar as novidades sobre tecnologia e direitos do consumidor.

Conheça outros testes comparativos da PROTESTE com os principais produtos e serviços disponíveis no mercado, de eletrônicos a itens de alimentação. Nossas avaliações ajudam você a escolher as melhores opções de acordo com o custo-benefício.

Diante de qualquer problema com um fornecedor de produto ou serviço, você também pode contar com a maior associação de consumidores da América Latina por meio do canal Reclame

A plataforma permite registrar reclamações e a resposta chega no próprio site. A sua mensagem é encaminhada para a empresa em busca de uma solução para o seu problema. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.