Ansiedade e depressão: exercícios podem ajudar

Ansiedade e depressão: exercícios podem ajudar

Além do tratamento médico e ajuda psicológica, a prática de exercícios físicos é uma grande aliada no controle dos sintomas da ansiedade e da depressão

O Brasil é um dos líderes no ranking dos países com maior índice de ansiedade e depressão, segundo a OMS. O estudo indica que cerca de 23,9% da população sofre com a ansiedade. Já em relação à depressão, o país ocupa o 5º lugar. A boa notícia é que os exercícios podem ajudar a combater os sintomas de quem sofre com as doenças.

São muitos os sintomas e sensações. Acordar cansado, falta de disposição, não conseguir finalizar as tarefas são algumas delas. Além disso, o ritmo acelerado e as cobranças da sociedade fazem com que a saúde fique ainda mais prejudicada.

Exercícios contra ansiedade e depressão

Além do tratamento médico e ajuda psicológica, a prática de exercícios por quem sofre de ansiedade e depressão pode ser uma grande aliada no controle dos sintomas. A explicação é que durante e depois da prática de exercícios físicos o organismo libera hormônios como a endorfina, ocitocina e dopamina, que são reconhecidos por promover a sensação de bem-estar geral. Outra vantagem é que estimulam a produção natural do hormônio do crescimento, o GH.

Sendo assim, podemos dizer que os benefícios dos exercícios são muitos. Entre eles, o aumento da capacidade de lidar com os fatores de estresse e a melhora da autoestima. As atividades físicas também ajudam a ter mais concentração, maior qualidade do sono e mais disposição.

Para pacientes diagnosticados com transtornos de ansiedade e depressão, a prática de exercícios pode gerar sensação de relaxamento, prazer e superação pessoal. Por isso, os médicos recomendam, nesses casos, atividades como corrida e caminhada. Outras opções para aqueles que detém mais energia e preferem exercícios mais intensos, são o crossfit e o airsoft,  jogo em que equipes se enfrentam usando estratégias combate.

Também são indicados os esportes coletivos, que apresentam como diferencial o desenvolvimento do espírito de equipe e a socialização. Os participantes precisam utilizar o raciocínio para conquistar objetivos.

A PROTESTE luta pelo acesso dos brasileiros a saúde de qualidade. Se você sofre com ansiedade ou depressão, é preciso procurar também ajuda médica. No nosso Serviço Saúde, você consegue agendar consultas e exames online a preços populares.