Faça exercícios diariamente e combata a depressão

Faça exercícios diariamente e combata a depressão

Praticar atividades físicas diariamente, mesmo que por pouco tempo, pode contribuir para o bem estar emocional

Apenas 15 minutos por dia de atividade física podem ser o suficientes para melhorar o humor. De acordo com pesquisa realizada pela Harvard T.H. Chan School of Public Health, a prática de exercícios como corrida ou caminhada, mesmo que por pouco tempo, podem reduzir em até 26% as chances de depressão.

De fato, este não é o primeiro estudo que comprova a relação entre exercícios físicos e o bem estar emocional. Porém, ainda há dúvidas sobre uma questão. Trata-se de uma discussão semelhante à que gira em torno da galinha e do ovo. Ou seja: quem veio primeiro?

O questionamento, nesse caso, é se atividade física realmente previne contra a depressão, ou se a depressão simplesmente reduz a disposição para a prática de exercícios?

E foi isso que esta pesquisa buscou descobrir. “Queríamos ver se haveria uma conexão causal, em qualquer direção, entre atividade física e depressão”, diz Karmel Choi, um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo.

Metodologia

Para isso, o estudo aplicou a técnica conhecida como randomização mendeliana. Dessa forma, utilizou dados de dois grandes bancos de dados com milhares de pessoas, de grande variedade genética. Assim, avaliaram como as atividades físicas impactavam a depressão.

O que eles descobriram é que o exercício foi capaz de reduzir o risco de depressão em todas as situações. Desta forma, as pessoas que se movimentavam mais tinham um risco significativamente menor de transtorno depressivo.

A boa notícia, com esse resultado, é que para diminuir os efeitos da depressão, não é necessário ser um atleta profissional ou passar horas praticando CrossFit. O resultado do estudo aponta que apensa o fato de sair do sofá e se mexer por algum tempo pode ajudar.

“O que nosso estudo diria é que qualquer tipo de movimento ajuda a manter a depressão sob controle. Basta estar movendo corpo de maneiras mais suaves ao longo do dia – como caminhar, alongar, subir as escadas, lavar a louça”, conclui Choi.

Xiii, recebeu um produto com defeito? Pior, não entregaram até agora aquilo que você comprou? Pare de se estressar com problemas assim. Adquira nosso Serviço de Defesa do Consumidor. Nós podemos resolver para você! Experimente por R$1,99 no primeiro mês. Após, apenas R$24,90 por mês.