Nova rotulagem de alimentos: fique por dentro

Nova rotulagem de alimentos: fique por dentro

Entenda a nova rotulagem nutricional de alimentos embalados que promete mais clareza de informação ao consumidor

A indústria alimentícia está em contagem regressiva. A partir de outubro de 2022 – no prazo de um ano -, irá vigorar a nova regulamentação de rotulagem nutricional para alimentos industrializados. A expectativa é que, com a novidade nas prateleiras dos mercados do país, o consumidor possa fazer escolhas mais conscientes e adequadas a sua dieta nutricional. Mas enquanto a nova rotulagem de alimentos não chega, vamos entender as modificações que vem por ai. E para facilitar ainda mais o acesso às informações, vamos simular a aplicação das novas regras em um produto – o requeijão. O item foi, recentemente, avaliado pela PROTESTE,  e aqui entenderemos, na prática, os elementos descritos na nova rotulagem.

Simulação no requeijão

A PROTESTE analisou a qualidade de 13 lotes de marcas de requeijão cremoso disponíveis no mercado. O resultado do teste foi publicado na edição 215, de agosto, da Revista PROTESTE. Foram avaliados os produos da Aviação, Carrefour, Catupiry, Crioulo, Da Matina, Danubio, Frimesa, Itambé, Nestle, Polenghi, President, Tirolez e Vigor. As amostras foram levadas a um laborátorio credenciado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e nelas foram analisadas as concentrações de gorduras totais, gorduras saturadas, gordura trans, proteínas, açúcares, fibras, sódio e cálcio. Mas se a nova rotulagem de alimentos estivesse em vigor, como seria o rótulo do requeijão?

Tabela nutricional

A Tabela de Informação Nutricional sofrerá modificações desde a formatação à identificação dos nutrientes. A partir da regulamentação, os açúcares adicionais devem ser informados. Além disso, a rotulagem terá as informações de valor energético e nutricionais de acordo com as porções definidas nas embalagens e também por 100g ou 100ml. De acordo com Diretor de Assuntos Regulatórios da Tacta Food School, Dafne Didier, com o novo padrão, o consumidor poderá relacionar mais facilmente os alimentos que consome. “Ele ajuda na comparação e, consequentemente, nas escolhas mais conscientes. Hoje, eu tenho alimentos similares onde um tem  porção de 60g outro de 80g – é dificil relacionar”, comenta Dafne

No teste de requeijão, a PROTESTE avaliou o teor de cálcio dos produtos. Em média, os requeijões cremosos apresentaram 73 mg de cálcio em 100g do produto. Com a porção superior a 5% do valores diários de referência (VDR), a tabela de informação nutricional de todos os itens avaliados (exceto as dos lotes das marcas Catupiry e Crioulo), poderia trazer a declaração das quantidades do nutriente.

No entanto, ainda que os produtos analisados contenham cálcio em suas composições, eles não poderiam levar atributos nutricionais trazendo alegações como “fonte” ou “alto conteúdo”. Para aplicação da referência, conforme a lei, os produtos precisariam alcançar 15 ou 30%, respectivamente, dos VDR – o que não aconteceu. A alegação nutricional é o que conhecemos hoje como informação nutricional complementar. Dafne explica que é “qualquer declaração, com exceção da tabela de informação nutricional e rotulagem frontal, que indica que o alimento possui propriedades nutricionais positivas relativas ao seu valor energetico ou conteúdo de nutrientes”.

Na imagem abaixo, foram reunidas as médias encontradas dos nutrientes nas análises laboratoriais dos requeijões e simuladas em uma tabela de informação nutricional, baseada na nova legislação:

nova_rotulagem 

Além das novas informações, a tabela apresenta também um novo formato gráfico. Ela ficará próxima à lista de ingredientes, em superfície contínua e não serão aceitas quebras  na arte. “Além disso, a fonte é padronizada e o fundo deve ser branco, favorecendo a legibilidade”, acrescenta Dafne.

Rotulagem frontal

Na nova rotulagem será incluída também a lupa na parte da frente do rótulo – chamada de rotulagem nutricional frontal. Os alimentos que apresentarem altos teores em açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio trarão a comunicação de forma clara na frente da embalagem.

De acordo com a nova legislação, os produtos que apresentarem quantidade maior ou igual a 6g de gorduras saturadas por 100g do alimento deverão informar no painel frontal que são produtos “ALTO EM GORDURA SATURADA”. Todos os requeijões cremosos avaliados apresentaram mais de 6g de gorduras saturadas em 100g do produto. Diante da constatação, os produtos testados deveriam estampar a indicação no rótulo da frente, conforme o modelo da lupa abaixo:

nova_rotulagem_2

Os produtos que apresentarem quantidade maior ou igual a 600 mg de sódio por 100 g do alimento sólido deverão informar no painel frontal que são produtos “ALTO EM SÓDIO”. Em média, os requeijões avaliados apresentaram 425mg de sódio em 100g de requeijão, e assim, não necessitariam da lupa, exceto o lote da marca Da Matina que apresentou 643mg de sódio. Se a lesgislação já estivesse em vigor, a marca deveria apresentar no painel frontal tanto a lupa de alto em gordura saturada como também a de alto em sódio, confira:

nova_rotulagem_3

A terceira lupa que consta na nova legislação é a de “ALTO EM AÇÚCARES ADICIONADOS”. Os requeijões cremosos testados não apresentaram açúcares adicionados nas suas formulações. Dessa forma, a indicação da lupa não estaria incluída na rotulagem frontal.

Força da informação

Quando sabemos o que consumimos, ganhamos a habilidade de controlar melhor nossa saúde. A alimentação está diretamente relacionada ao bom funcionamento do nosso organismo, manutenção do peso corporal saudável, e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia e doenças cardiovasculares. “O objetivo da nova norma é proteger o consumidor, possibilitando que faça escolhas mais saudáveis. Além disso, também permite que a industria caminhe para o desenvolvimento de produtos pensados com maior ganho nutricional”, conclui Dafne.

Conheça a PROTESTE

PROTESTE atua há mais de 20 anos na conscientização do consumidor brasileiro sobre seus direitos, incluindo aqueles relacionados à saúde e alimentação.

Centro de Competência de Alimentação e Saúde atua na realização de testes de qualidade que analisam alguns dos principais alimentos disponíveis no mercado, sobretudo, quanto às informações divulgadas em seus rótulos. Acesse a nossa página de testes e compare suas marcas favoritas de itens como café, iogurte e azeite.

*A simulação da rotulagem foi feita de acordo com as normas da Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA), alinhada a RDC no 429/2020, que dispõe sobre a nova legislação de rotulagem de alimentos embalados e determina os requisitos técnicos para a declaração desta rotulagem através da Instrução Normativa – IN no75/2020. Já o conteúdo do presente estudo sobre REQUEIJÃO teve seus resultados publicados na revista PROTESTE 215, agosto de 2020. Aqui as análises são meramente informativas, exercendo a PROTESTE apenas o direito de informação aos consumidores.  Os resultados obtidos se referem a determinados lotes de requeijão cremoso disponíveis no mercado. Confira abaixo os lotes testados de cada marca para a realização do teste:

nova_rotulagem_3