Beterraba: os benefícios para o treino

Beterraba: os benefícios para o treino

Exploramos como a beterraba, rica em óxido nítrico e outros nutrientes, potencializa seu treino. Descubra dicas de consumo e os benefícios para a saúde e o desempenho atlético

A beterraba é um alimento que faz parte da rotina alimentar do brasileiro e é de fácil acesso. Você o encontra durante todo o ano e é uma fonte rica em magnésio e potássio. Inclusive, é conhecida também por levar a produção de óxido nítrico, que é uma substância que melhora o rendimento nos treinos.

Se você é atleta ou praticante de exercício físico, você pode se beneficiar bastante do consumo da beterraba em sua rotina alimentar. Você pode incluir o suco de beterraba em seu pré-treino de forma crua ou cozida nas refeições.

Confira tudo o que você precisa saber na hora de consumir a beterraba:

Os nutrientes

A beterraba é uma fonte rica em magnésio e com alto conteúdo de potássio. E também possui nitrato. Além disso, ela também possui fósforo, cálcio, zinco, ferro, fibras, carboidratos, proteínas e vitaminas A, C, B6.

Confira a tabela de nutrientes da beterraba com base em 300 gramas do vegetal, que seria a quantidade para um suco pré-treino:

Tabela Nutricional da Beterraba

Beterraba e o treino

Se você busca um bom alimento para melhorar seu desempenho físico, a beterraba deve estar em sua dieta. De acordo com a especialista da Proteste Fernanda Taveira, este vegetal possui os nutrientes que auxiliam o corpo na circulação sanguínea, na recuperação muscular e na força durante a atividade física.

Quando a gente fala do consumo dela, a gente já associa a melhora do rendimento físico. Porém, para você ter um bom rendimento físico no exercício, você precisa de outros nutrientes que são tão importantes quanto o óxido nítrico. Inclusive as vitaminas do complexo B para produzir energia, e os minerais potássio e magnésio que contribuem para a contração muscular e prevenção de caibras.“, afirmou ela.

Benefícios

Pensando nos benefícios, Fernanda Taveira. contou que a beterraba faz bem para a saúde física do ser humano. Para começar, ela possui nitrato que aumenta a disponibilidade de óxido nítrico no organismo. Ele promove o relaxamento dos vasos sanguíneos e facilita a circulação do sangue.

Além disso, ela também é aliada do exercício físico. Os atletas e praticantes de exercício físico podem se beneficiar do potássio presente nela. Isso porque este é um nutriente importante para a contração muscular, prevenção de cãibras e o crescimento muscular.

Ainda neste segmento, o magnésio é outro ponto que podemos destacar. Ele é responsável pela recuperação muscular. Caso o corpo fique com falta de magnésio, o processo de regeneração dos tecidos pode desacelerar e gerar um impacto no desempenho físico. Inclusive, este nutriente faz parte do metabolismo energético do ser humano, o que significa que ele atua na produção e armazenamento de energia das células, principalmente na hora da musculação. Existem estudos que analisam a importância do magnésio na recuperação do atleta após o treinamento de força.

Quando você realiza o treino de força e tem as concentrações de magnésio no sangue adequadas, a partir do consumo adequado de alimentos fonte de magnésio, você terá uma contribuição para o aumento de força na perna, na extensão do joelho e do tornozelo. Ou seja, ele contribui para um bom treino nestas regiões do corpo em adultos“, explicou Fernanda.

Como consumir

A beterraba é um alimento versátil e pode ser consumida de diversas formas. Ela é ótima crua ou cozida para salada, pode ser ingrediente de outros preparos culinários e pode também virar suco nutritivo, seja sozinha ou junto com outros ingredientes, como laranja e cenoura.

Recentemente, o suco de beterraba viralizou na internet como uma bebida para o pré-treino por causa dos nutrientes e das fibras do vegetal. De acordo com Fernanda Taveira, o suco pode ser ingerido, mas a pessoa precisa testar o produto antes de ir para o treino. Isso porque o suco de beterraba possui um elevado conteúdo de fibras e quando consumido imediatamente antes do treino, pode levar a desconforto no sistema gastrointestinal.

Se você precisa de algo imediatamente antes do treino, não é a melhor opção. Isso porque a beterraba possui muita fibra e com isso pode causar desconforto gástrico, dando gases, cólica e até mesmo soltar o intestino no pré-treino imediato. Portanto, a sugestão para pré-treino é o consumo algumas horas antes“, declarou ao site da Proteste.

Inclusive, o consumo de fibras no suco de beterraba é algo que vale destaque. Confira o que a especialista relatou sobre este nutriente: “Vamos partir do princípio de que a gente está trabalhando no suco de 300 g de beterraba. Aqui, vamos ter 40% do valor diário recomendado de fibras. Ela não é nem classificada como fonte de fibras. É muito mais do que isso, ela é aumentada em fibras. Isso significa que, embora a pessoa coe o suco e reduza a quantidade de fibra, ainda assim vai ter conter bastante fibra. Então, se o praticante de exercício físico ou atleta precisa de um consumo imediato, de 30 minutos antes do treino, não é o ideal o consumo do suco de beterraba. A sugestão é que consuma da forma cozida ou horas antes do treino“.

Portanto, caso você deseje fazer o uso do suco em seu pré-treino, a especialista tem uma recomendação para te ajudar. “Se vai treinar de manhã cedinho, faz o pré-treino com o suco da beterraba antes de dormir. Se a pessoa treinar à tarde, que ela consuma no café da manhã ou no almoço, como outra forma de preparo”, contou Fernanda Taveira.

Pode consumir a folha da beterraba?

A folha da beterraba contém os mesmos nutrientes da raiz e pode fazer parte da rotina de alimentação do ser humano. Ela pode ser consumida em refogados, omeletes, sopas, panquecas e até em sucos.

O consumo das folhas faz parte de uma rotina de aproveitamento integral dos alimentos. “As folhas da beterraba são ricas em fibras, ferro, vitamina K, vitaminas do complexo B e outros nutrientes. Aproveitar os nutrientes que ela oferece irá melhorar ainda mais o estado nutricional e promover a economia para o consumidor“, contou a especialista. Inclusive, a Proteste tem um curso de aproveitamento integral dos alimentos. Clique aqui para saber mais sobre o curso e como estudar mais sobre o assunto.